Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bioscience journal (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6750 |
Resumo: | O estudo das vias e estruturas do sistema neural apresenta seria dificuldade para o aprendizado dos discentes da area da saude, principalmente nos estudos neurofisiologicos e neuranatomicos. Para minimizar as dificuldades da observaçao de peças anatomicas, que nem sempre estao a disposição nas varias faculdades e que, quando presentes, seu pequeno tamanho e inadequado preparo impedem uma observaçao mais acurada foi realizada a construçao de modelos neuranatomicos voltados para o estudo das vias e estruturas de dificil acesso no sistema neural central e periferico pelos discentes do terceiro periodo do curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Pitagoras de Montes Claros - MG nos dois semestres do ano de 2004. O objetivo foi de propiciar a aquisiçao de conhecimento atraves de trabalhos manuais e minimizar os efeitos estressantes de tao somente leitura e observaçao de aulas expositivas. Visando um custo reduzido os modelos foram confeccionados com madeiras cortadas com uma serra tico-tico, tintas para tecidos, barbantes e arames. Uma vez finalizado o trabalho, realizou-se um seminario para a apresentação dos varios modelos. Os modelos tridimensionais aumentados permitiram melhor estudo das areas neurais microscopicas e sua confecçao facilitou e motivou os discentes no estudo da disciplina de neurofisiologia efetivando uma forma mais ousada de ensino com a colaboraçao dos discentes no processo de ensino-aprendizado, exercendo um efeito reforçador na melhor preparaçao do professor para o ensino, alem de contribuir para evitar o sacrificio de animais de laboratorio. |
id |
UFU-14_de39950d6de7de3d957e7d68c1d993d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6750 |
network_acronym_str |
UFU-14 |
network_name_str |
Bioscience journal (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizadoneurofisiologiamodelos tridimensionaisaprendizadodidáticaO estudo das vias e estruturas do sistema neural apresenta seria dificuldade para o aprendizado dos discentes da area da saude, principalmente nos estudos neurofisiologicos e neuranatomicos. Para minimizar as dificuldades da observaçao de peças anatomicas, que nem sempre estao a disposição nas varias faculdades e que, quando presentes, seu pequeno tamanho e inadequado preparo impedem uma observaçao mais acurada foi realizada a construçao de modelos neuranatomicos voltados para o estudo das vias e estruturas de dificil acesso no sistema neural central e periferico pelos discentes do terceiro periodo do curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Pitagoras de Montes Claros - MG nos dois semestres do ano de 2004. O objetivo foi de propiciar a aquisiçao de conhecimento atraves de trabalhos manuais e minimizar os efeitos estressantes de tao somente leitura e observaçao de aulas expositivas. Visando um custo reduzido os modelos foram confeccionados com madeiras cortadas com uma serra tico-tico, tintas para tecidos, barbantes e arames. Uma vez finalizado o trabalho, realizou-se um seminario para a apresentação dos varios modelos. Os modelos tridimensionais aumentados permitiram melhor estudo das areas neurais microscopicas e sua confecçao facilitou e motivou os discentes no estudo da disciplina de neurofisiologia efetivando uma forma mais ousada de ensino com a colaboraçao dos discentes no processo de ensino-aprendizado, exercendo um efeito reforçador na melhor preparaçao do professor para o ensino, alem de contribuir para evitar o sacrificio de animais de laboratorio.EDUFU2008-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6750Bioscience Journal ; Vol. 24 No. 1 (2008): Jan./Mar.Bioscience Journal ; v. 24 n. 1 (2008): Jan./Mar.1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6750/4454Copyright (c) 2008 Tales Alexandre Aversi-Ferreira, Cláudia Aline Monteiro, Fernanda Alves Maia, Ana Paula Rodrigues Corrêa Guimarães, Magna Rosane Cruzhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAversi-Ferreira, Tales AlexandreMonteiro, Cláudia AlineMaia, Fernanda AlvesGuimarães, Ana Paula Rodrigues CorrêaCruz, Magna Rosane2022-01-03T16:20:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6750Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:20:01Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado |
title |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado |
spellingShingle |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado Aversi-Ferreira, Tales Alexandre neurofisiologia modelos tridimensionais aprendizado didática |
title_short |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado |
title_full |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado |
title_fullStr |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado |
title_full_unstemmed |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado |
title_sort |
Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado |
author |
Aversi-Ferreira, Tales Alexandre |
author_facet |
Aversi-Ferreira, Tales Alexandre Monteiro, Cláudia Aline Maia, Fernanda Alves Guimarães, Ana Paula Rodrigues Corrêa Cruz, Magna Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Cláudia Aline Maia, Fernanda Alves Guimarães, Ana Paula Rodrigues Corrêa Cruz, Magna Rosane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aversi-Ferreira, Tales Alexandre Monteiro, Cláudia Aline Maia, Fernanda Alves Guimarães, Ana Paula Rodrigues Corrêa Cruz, Magna Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
neurofisiologia modelos tridimensionais aprendizado didática |
topic |
neurofisiologia modelos tridimensionais aprendizado didática |
description |
O estudo das vias e estruturas do sistema neural apresenta seria dificuldade para o aprendizado dos discentes da area da saude, principalmente nos estudos neurofisiologicos e neuranatomicos. Para minimizar as dificuldades da observaçao de peças anatomicas, que nem sempre estao a disposição nas varias faculdades e que, quando presentes, seu pequeno tamanho e inadequado preparo impedem uma observaçao mais acurada foi realizada a construçao de modelos neuranatomicos voltados para o estudo das vias e estruturas de dificil acesso no sistema neural central e periferico pelos discentes do terceiro periodo do curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Pitagoras de Montes Claros - MG nos dois semestres do ano de 2004. O objetivo foi de propiciar a aquisiçao de conhecimento atraves de trabalhos manuais e minimizar os efeitos estressantes de tao somente leitura e observaçao de aulas expositivas. Visando um custo reduzido os modelos foram confeccionados com madeiras cortadas com uma serra tico-tico, tintas para tecidos, barbantes e arames. Uma vez finalizado o trabalho, realizou-se um seminario para a apresentação dos varios modelos. Os modelos tridimensionais aumentados permitiram melhor estudo das areas neurais microscopicas e sua confecçao facilitou e motivou os discentes no estudo da disciplina de neurofisiologia efetivando uma forma mais ousada de ensino com a colaboraçao dos discentes no processo de ensino-aprendizado, exercendo um efeito reforçador na melhor preparaçao do professor para o ensino, alem de contribuir para evitar o sacrificio de animais de laboratorio. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6750 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6750/4454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bioscience Journal ; Vol. 24 No. 1 (2008): Jan./Mar. Bioscience Journal ; v. 24 n. 1 (2008): Jan./Mar. 1981-3163 reponame:Bioscience journal (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Bioscience journal (Online) |
collection |
Bioscience journal (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
biosciencej@ufu.br|| |
_version_ |
1797069068005539840 |