A importância da formação de professores sateré-mawé bilingues no ensino aprendizagem das crianças indígena.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valdson de Souza de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/450
Resumo: Essa pesquisa tem como tema: A importância da formação de professores Sateré-Mawé bilíngues no ensino aprendizagem das crianças indígenas surge com o propósito de compreender os métodos aplicados pelos professores Sateré-Mawé no ensino aprendizagem dos alunos indígenas na Escola Municipal Indígena Rosa Cabral - Rio Andirá no Município de Barreirinha. Construído com base na Metodologia qualitativa, fazendo do método etnográfico e a técnica de pesquisa como a observação e entrevistas semiestruturadas utilizamos instrumentos como máquina fotográfica e diário de campo. Fizemos também, uso de fontes bibliográficas (artigos, livros e pesquisa na internet. Como embasamento da pesquisa utilizamos autores como Baumann (1998-2005), Silva (1993), Stuart Hall (2004), Grupioni (1995), Candau (2002) vinculados com informações relevante a educação escolar e a docência Indígena. O trabalho procurou conhecer a problemática da pesquisa, quais os métodos aplicados pelos professores Sateré-Mawé no ensino dos alunos indígenas na escola Municipal Rosa Cabral – Rio Andirá no Município de Barreirinha. Outra questão que o trabalho proporcionou conhecer foram os principais fatores que interferem no desenvolvimento educacional na comunidade de Ponta Alegre, principalmente com relação a perda da língua Materna, realidade vivenciada nos dias atuais. A pesquisa mostra de forma nítida os Problemas existente na educação escolar indígena como: a não há capacitação de Professores, falta de material e estrutura para a pesquisas. Apresenta também que a maioria dos Professores não são ativos da língua Materna. Outro fator é a falta de Políticas Públicas na escola. Em meio a essas problemáticas o trabalho inseriu-se com um olhar crítico em relação aos Métodos utilizados pelos Professores Sateré, visto apresentar um certo desinteresse pela língua Materna. Dessa forma a identidade indígena aos poucos vai ficando as margens do esquecimento. Percebemos que a educação indígena ainda vem sofrendo com a falta de aplicação de Políticas Públicas bem definidas grande é o desafio a ser vencido. Portanto, fica essa responsabilidade dos PURUWEI (Professores) comprometido com a educação escolar indígena, pois, acredita-se que só por meio dela ainda há esperança de manter a identidade do Povo Sateré-Mawé. Como disse: o MO’I-WATÓ, o educador mais velho da escola, “A Língua é a nossa força, nossa identidade sem ela não somos reconhecidos como Sateré-Mawé”.
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Como embasamento da pesquisa utilizamos autores como Baumann (1998-2005), Silva (1993), Stuart Hall (2004), Grupioni (1995), Candau (2002) vinculados com informações relevante a educação escolar e a docência Indígena. O trabalho procurou conhecer a problemática da pesquisa, quais os métodos aplicados pelos professores Sateré-Mawé no ensino dos alunos indígenas na escola Municipal Rosa Cabral – Rio Andirá no Município de Barreirinha. Outra questão que o trabalho proporcionou conhecer foram os principais fatores que interferem no desenvolvimento educacional na comunidade de Ponta Alegre, principalmente com relação a perda da língua Materna, realidade vivenciada nos dias atuais. A pesquisa mostra de forma nítida os Problemas existente na educação escolar indígena como: a não há capacitação de Professores, falta de material e estrutura para a pesquisas. Apresenta também que a maioria dos Professores não são ativos da língua Materna. Outro fator é a falta de Políticas Públicas na escola. Em meio a essas problemáticas o trabalho inseriu-se com um olhar crítico em relação aos Métodos utilizados pelos Professores Sateré, visto apresentar um certo desinteresse pela língua Materna. Dessa forma a identidade indígena aos poucos vai ficando as margens do esquecimento. Percebemos que a educação indígena ainda vem sofrendo com a falta de aplicação de Políticas Públicas bem definidas grande é o desafio a ser vencido. Portanto, fica essa responsabilidade dos PURUWEI (Professores) comprometido com a educação escolar indígena, pois, acredita-se que só por meio dela ainda há esperança de manter a identidade do Povo Sateré-Mawé. Como disse: o MO’I-WATÓ, o educador mais velho da escola, “A Língua é a nossa força, nossa identidade sem ela não somos reconhecidos como Sateré-Mawé”.This research has as its theme: The importance of the training of bilingual Sateré-Mawé teachers in the teaching of indigenous children's education arises with the purpose of understanding the methods applied by Sateré-Mawé teachers in the teaching of indigenous students in the Rosa Cabral Municipal School Will walk in the Municipality of Barreirinha. Constructed based on the qualitative Methodology, using the ethnographic method and the research technique as observation and semi-structured interviews, we use instruments such as camera and field diary. As a basis for the research, we used authors such as Baumann (1998-2005), Silva (1993), Stuart Hall (2004), Grupioni (1995), Candau (2002). The aim of this study was to identify the methods applied by Sateré-Mawé teachers in the teaching of indigenous students at the Rosa Cabral Municipal School - Rio Andirá in the municipality of Barreirinha. that the work gave to know were the main factors that interfere in the educational development in the community of Ponta Alegre, mainly in relation to the loss of the mother language, a reality lived in the present day.The research shows in a clear way the Problems existing in indigenous school education as: There is no teacher training, lack of material and structure for research. Most teachers are not active in the mother tongue. Another factor is the lack of Public Policies in school. In the midst of these problems the work was inserted with a critical eye regarding the Methods used by Professors Sateré, since it presents a certain disinterest in the mother language. In this way the indigenous identity gradually becomes the margins of oblivion. We realize that indigenous education is still suffering from the lack of implementation of well defined Public Policies is the challenge to be overcome. Therefore, it is the responsibility of the PURUWEI (Teachers) committed to indigenous school education, because it is believed that only through it is there still hope to maintain the identity of the Sateré-Mawé People. As I said: MO'I-WATÓ, the school's oldest educator, "The language is our strength, our identity without it, we are not recognized as Sateré-MawéUniversidade do Estado do Amazonas2019-03-11T12:42:47Z2024-08-30T00:33:28Z2019-03-11T12:42:47Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/450porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Valdson de Souza dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-30T00:52:24Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/450Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-30T00:52:24Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
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