Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2940 |
Resumo: | This work made it possible to understand how extracurricular dance teachers make use of progressive pedagogy in their classes through some specific objectives. The first to observe the ways of teaching dance learning according to liberal and progressive trends, made by observing the classes, quiz and informal conversation with the teacher, thus identifying which trends are present during the classes. So that they could be made the analyzes about the pedagogies applied by the dance teachers in the studied schools related with the progressive liberating tendency. Key-words: pedagogical trends-dance at school-progressive pedagogy |
id |
UEA_7a527063bdfa586c47b9bcb624fd93fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/2940 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressistaTendenciasPedagogiaDançaThis work made it possible to understand how extracurricular dance teachers make use of progressive pedagogy in their classes through some specific objectives. The first to observe the ways of teaching dance learning according to liberal and progressive trends, made by observing the classes, quiz and informal conversation with the teacher, thus identifying which trends are present during the classes. So that they could be made the analyzes about the pedagogies applied by the dance teachers in the studied schools related with the progressive liberating tendency. Key-words: pedagogical trends-dance at school-progressive pedagogyEste trabalho possibilitou entender de que forma os professores de dança extracurriculares fazem uso da pedagogia progressista em suas aulas, por meio de alguns objetivos específicos. O primeiro de o bservar as formas de ensino aprendizagem da dança de acor do com as tendências liberais e progressistas , feito mediante a observação das aulas, questionário e conversa informal com o professor , assim, i dentificando quais as tendênci as presentes durantes as aulas. Para que pudessem ser feitas as a nalises acerca das pedagogias aplicada s pelos professores de dança nas escolas estudadas relacionando com a tendência progressista libertadora Palavras-chave: tendências pedagogicas–dança na escola–pedagogia progressivaUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEAPinto , Amanda da SilvaPinto, Amanda da SilvaMourão, Vilma Maria Gomes PeixotoRamos, Érika da SilvaTrindade, Gabrielly Bianca de Melo2020-04-11T22:07:55Z2024-09-06T19:40:44Z2020-04-072020-04-11T22:07:55Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2940porARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil / Maria Lúcia de Arruda Aranha – 3. ed – ver e ampl – São Paulo : Moderna 2006 Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011. Gil, Antonio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa / Antonio Carlos Gil. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Libâneo, José Carlos, Didática / José Carlos Libâneo. – 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2013. Lakatos, Eva Maria. Fundam entos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 5 . ed. São Paulo : Atlas 2003. Marques, Isabel A., Dançando na escola / Isabel A. Marques – São Paulo: Cortez, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade , 18 ed, Petrópolis: Vozes, Pinto, Amanda da Silva. Dançando como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. – Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. SCHRAMM, Marilene de Lima Körting. As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SCHRAMM, Marilene de Lima Körting (Org.). Reflexões sobre o ensino das artes. Joinville: Ed. Univille, 2001. v. 1, p. 20-35.Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-10-04T13:47:08Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/2940Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-10-04T13:47:08Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista |
title |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista |
spellingShingle |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista Trindade, Gabrielly Bianca de Melo Tendencias Pedagogia Dança |
title_short |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista |
title_full |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista |
title_fullStr |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista |
title_full_unstemmed |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista |
title_sort |
Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista |
author |
Trindade, Gabrielly Bianca de Melo |
author_facet |
Trindade, Gabrielly Bianca de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto , Amanda da Silva Pinto, Amanda da Silva Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto Ramos, Érika da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Gabrielly Bianca de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tendencias Pedagogia Dança |
topic |
Tendencias Pedagogia Dança |
description |
This work made it possible to understand how extracurricular dance teachers make use of progressive pedagogy in their classes through some specific objectives. The first to observe the ways of teaching dance learning according to liberal and progressive trends, made by observing the classes, quiz and informal conversation with the teacher, thus identifying which trends are present during the classes. So that they could be made the analyzes about the pedagogies applied by the dance teachers in the studied schools related with the progressive liberating tendency. Key-words: pedagogical trends-dance at school-progressive pedagogy |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 2020-04-11T22:07:55Z 2020-04-07 2020-04-11T22:07:55Z 2024-09-06T19:40:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2940 |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil / Maria Lúcia de Arruda Aranha – 3. ed – ver e ampl – São Paulo : Moderna 2006 Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011. Gil, Antonio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa / Antonio Carlos Gil. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Libâneo, José Carlos, Didática / José Carlos Libâneo. – 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2013. Lakatos, Eva Maria. Fundam entos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 5 . ed. São Paulo : Atlas 2003. Marques, Isabel A., Dançando na escola / Isabel A. Marques – São Paulo: Cortez, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade , 18 ed, Petrópolis: Vozes, Pinto, Amanda da Silva. Dançando como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. – Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. SCHRAMM, Marilene de Lima Körting. As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SCHRAMM, Marilene de Lima Körting (Org.). Reflexões sobre o ensino das artes. Joinville: Ed. Univille, 2001. v. 1, p. 20-35. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1816701089873920000 |