Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Gabrielly Bianca de Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2940
Resumo: This work made it possible to understand how extracurricular dance teachers make use of progressive pedagogy in their classes through some specific objectives. The first to observe the ways of teaching dance learning according to liberal and progressive trends, made by observing the classes, quiz and informal conversation with the teacher, thus identifying which trends are present during the classes. So that they could be made the analyzes about the pedagogies applied by the dance teachers in the studied schools related with the progressive liberating tendency. Key-words: pedagogical trends-dance at school-progressive pedagogy
id UEA_7a527063bdfa586c47b9bcb624fd93fb
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/2940
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressistaTendenciasPedagogiaDançaThis work made it possible to understand how extracurricular dance teachers make use of progressive pedagogy in their classes through some specific objectives. The first to observe the ways of teaching dance learning according to liberal and progressive trends, made by observing the classes, quiz and informal conversation with the teacher, thus identifying which trends are present during the classes. So that they could be made the analyzes about the pedagogies applied by the dance teachers in the studied schools related with the progressive liberating tendency. Key-words: pedagogical trends-dance at school-progressive pedagogyEste trabalho possibilitou entender de que forma os professores de dança extracurriculares fazem uso da pedagogia progressista em suas aulas, por meio de alguns objetivos específicos. O primeiro de o bservar as formas de ensino aprendizagem da dança de acor do com as tendências liberais e progressistas , feito mediante a observação das aulas, questionário e conversa informal com o professor , assim, i dentificando quais as tendênci as presentes durantes as aulas. Para que pudessem ser feitas as a nalises acerca das pedagogias aplicada s pelos professores de dança nas escolas estudadas relacionando com a tendência progressista libertadora Palavras-chave: tendências pedagogicas–dança na escola–pedagogia progressivaUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEAPinto , Amanda da SilvaPinto, Amanda da SilvaMourão, Vilma Maria Gomes PeixotoRamos, Érika da SilvaTrindade, Gabrielly Bianca de Melo2020-04-11T22:07:55Z2024-09-06T19:40:44Z2020-04-072020-04-11T22:07:55Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2940porARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil / Maria Lúcia de Arruda Aranha – 3. ed – ver e ampl – São Paulo : Moderna 2006 Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011. Gil, Antonio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa / Antonio Carlos Gil. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Libâneo, José Carlos, Didática / José Carlos Libâneo. – 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2013. Lakatos, Eva Maria. Fundam entos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 5 . ed. São Paulo : Atlas 2003. Marques, Isabel A., Dançando na escola / Isabel A. Marques – São Paulo: Cortez, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade , 18 ed, Petrópolis: Vozes, Pinto, Amanda da Silva. Dançando como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. – Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. SCHRAMM, Marilene de Lima Körting. As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SCHRAMM, Marilene de Lima Körting (Org.). Reflexões sobre o ensino das artes. Joinville: Ed. Univille, 2001. v. 1, p. 20-35.Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-10-04T13:47:08Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/2940Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-10-04T13:47:08Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
title Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
spellingShingle Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
Trindade, Gabrielly Bianca de Melo
Tendencias
Pedagogia
Dança
title_short Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
title_full Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
title_fullStr Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
title_full_unstemmed Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
title_sort Tendências pedagógicas: a práxis do profissional de dança frente a pedagogia progressista
author Trindade, Gabrielly Bianca de Melo
author_facet Trindade, Gabrielly Bianca de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto , Amanda da Silva
Pinto, Amanda da Silva
Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto
Ramos, Érika da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Gabrielly Bianca de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Tendencias
Pedagogia
Dança
topic Tendencias
Pedagogia
Dança
description This work made it possible to understand how extracurricular dance teachers make use of progressive pedagogy in their classes through some specific objectives. The first to observe the ways of teaching dance learning according to liberal and progressive trends, made by observing the classes, quiz and informal conversation with the teacher, thus identifying which trends are present during the classes. So that they could be made the analyzes about the pedagogies applied by the dance teachers in the studied schools related with the progressive liberating tendency. Key-words: pedagogical trends-dance at school-progressive pedagogy
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-04-11T22:07:55Z
2020-04-07
2020-04-11T22:07:55Z
2024-09-06T19:40:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2940
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil / Maria Lúcia de Arruda Aranha – 3. ed – ver e ampl – São Paulo : Moderna 2006 Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011. Gil, Antonio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa / Antonio Carlos Gil. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Libâneo, José Carlos, Didática / José Carlos Libâneo. – 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2013. Lakatos, Eva Maria. Fundam entos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 5 . ed. São Paulo : Atlas 2003. Marques, Isabel A., Dançando na escola / Isabel A. Marques – São Paulo: Cortez, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade , 18 ed, Petrópolis: Vozes, Pinto, Amanda da Silva. Dançando como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. – Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. SCHRAMM, Marilene de Lima Körting. As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SCHRAMM, Marilene de Lima Körting (Org.). Reflexões sobre o ensino das artes. Joinville: Ed. Univille, 2001. v. 1, p. 20-35.
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701089873920000