O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Santarém da
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426
Resumo: Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito licenciados do curso de licenciatura em matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins- Universidade do Estado do Amazonas, que já cursaram a disciplina de álgebra e uma professora que já ministrou a disciplina de álgebra. A análise dos dados foi realizada através do processo de categorização das entrevistas no qual foram dispostas nas seguintes categorias: álgebra na formação do professor de matemática, álgebra na visão dos licenciandos de matemática e subsídios teóricometodológicos para o ensino da álgebra. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, identificamos que os licenciandos se preocupam com sua formação algébrica e pedagógica devido à dissociação do ensino da álgebra escolar para a acadêmica. Além do mais, apontam suas percepções sobre a álgebra e subsídios teóricometodológicos que podem permitir e viabilizar o ensino dos conteúdos algébricos nos diferentes níveis da Educação.
id UEA_7d08c0474770ef1cbfd00cbca677cda9
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1426
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.The teaching of Algebra in the formation of the professor of mathematics at the Center for Higher Studies of Parintins-University of the State of Amazonas.Ensino de ÁlgebraFormação do Professor de MatemáticaTendências MetodológicasCom o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito licenciados do curso de licenciatura em matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins- Universidade do Estado do Amazonas, que já cursaram a disciplina de álgebra e uma professora que já ministrou a disciplina de álgebra. A análise dos dados foi realizada através do processo de categorização das entrevistas no qual foram dispostas nas seguintes categorias: álgebra na formação do professor de matemática, álgebra na visão dos licenciandos de matemática e subsídios teóricometodológicos para o ensino da álgebra. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, identificamos que os licenciandos se preocupam com sua formação algébrica e pedagógica devido à dissociação do ensino da álgebra escolar para a acadêmica. Além do mais, apontam suas percepções sobre a álgebra e subsídios teóricometodológicos que podem permitir e viabilizar o ensino dos conteúdos algébricos nos diferentes níveis da Educação.In order to understand how the teaching of algebra in the formation of the teacher of mathematics in the Center of Higher Studies of Parintins, a qualitative descriptive research was carried out. The data collection was performed through semi-structured interviews with the collaboration of eight graduates of the degree course in mathematics, the Center for the Study of Higher Parintins- University of the State of Amazonas, who have already studied the discipline of algebra and a teacher who has already taught the discipline of algebra. The analysis of the data was performed through the categorization process of the interviews in which they were arranged in the following categories: algebra in the teacher training of mathematics, algebra in the view of the math graduates and theoretical and methodological subsidies for the teaching of algebra. From the speeches of the research subjects, we identified that the licenciandos are concerned with their algebraic and pedagogical formation due to the dissociation of the teaching of the school algebra to the academic one. Moreover, they point out their perceptions about algebra and theoretical and methodological subsidies that may allow and enable the teaching of algebraic contents at different levels of Education.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-12T13:29:32Z2019-02-122019-02-12T13:29:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jéssica Santarém dareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:19:10ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
The teaching of Algebra in the formation of the professor of mathematics at the Center for Higher Studies of Parintins-University of the State of Amazonas.
title O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
spellingShingle O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
Silva, Jéssica Santarém da
Ensino de Álgebra
Formação do Professor de Matemática
Tendências Metodológicas
title_short O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_full O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_fullStr O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_full_unstemmed O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_sort O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
author Silva, Jéssica Santarém da
author_facet Silva, Jéssica Santarém da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Santarém da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Álgebra
Formação do Professor de Matemática
Tendências Metodológicas
topic Ensino de Álgebra
Formação do Professor de Matemática
Tendências Metodológicas
dc.description.none.fl_txt_mv Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito licenciados do curso de licenciatura em matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins- Universidade do Estado do Amazonas, que já cursaram a disciplina de álgebra e uma professora que já ministrou a disciplina de álgebra. A análise dos dados foi realizada através do processo de categorização das entrevistas no qual foram dispostas nas seguintes categorias: álgebra na formação do professor de matemática, álgebra na visão dos licenciandos de matemática e subsídios teóricometodológicos para o ensino da álgebra. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, identificamos que os licenciandos se preocupam com sua formação algébrica e pedagógica devido à dissociação do ensino da álgebra escolar para a acadêmica. Além do mais, apontam suas percepções sobre a álgebra e subsídios teóricometodológicos que podem permitir e viabilizar o ensino dos conteúdos algébricos nos diferentes níveis da Educação.
In order to understand how the teaching of algebra in the formation of the teacher of mathematics in the Center of Higher Studies of Parintins, a qualitative descriptive research was carried out. The data collection was performed through semi-structured interviews with the collaboration of eight graduates of the degree course in mathematics, the Center for the Study of Higher Parintins- University of the State of Amazonas, who have already studied the discipline of algebra and a teacher who has already taught the discipline of algebra. The analysis of the data was performed through the categorization process of the interviews in which they were arranged in the following categories: algebra in the teacher training of mathematics, algebra in the view of the math graduates and theoretical and methodological subsidies for the teaching of algebra. From the speeches of the research subjects, we identified that the licenciandos are concerned with their algebraic and pedagogical formation due to the dissociation of the teaching of the school algebra to the academic one. Moreover, they point out their perceptions about algebra and theoretical and methodological subsidies that may allow and enable the teaching of algebraic contents at different levels of Education.
description Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito licenciados do curso de licenciatura em matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins- Universidade do Estado do Amazonas, que já cursaram a disciplina de álgebra e uma professora que já ministrou a disciplina de álgebra. A análise dos dados foi realizada através do processo de categorização das entrevistas no qual foram dispostas nas seguintes categorias: álgebra na formação do professor de matemática, álgebra na visão dos licenciandos de matemática e subsídios teóricometodológicos para o ensino da álgebra. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, identificamos que os licenciandos se preocupam com sua formação algébrica e pedagógica devido à dissociação do ensino da álgebra escolar para a acadêmica. Além do mais, apontam suas percepções sobre a álgebra e subsídios teóricometodológicos que podem permitir e viabilizar o ensino dos conteúdos algébricos nos diferentes níveis da Educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-12T13:29:32Z
2019-02-12
2019-02-12T13:29:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829747374981120