Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rochemback, Josiane, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73464
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Flávia Dias de Souza
id UFPR_1e09730841685ad48d58b40b61122ef6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73464
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rochemback, Josiane, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaSouza, Flávia Dias de2022-02-22T20:07:44Z2022-02-22T20:07:44Z2021https://hdl.handle.net/1884/73464Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Flávia Dias de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/08/2021Inclui referências: p. 112-117Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino de álgebra pode constituir-se caminho significativo para a melhoria dos processos de ensino dessa componente curricular. Com a problemática: O que revelam as pesquisas brasileiras sobre a formação de professores para o ensino de Álgebra? Esta pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo, tem como foco um olhar nas pesquisas brasileiras que permeiam o ensino da Álgebra e o pensamento algébrico na formação de professores, no período de 2010 até 2019. Foram analisados trabalhos de pesquisa voltados à Educação Básica e Ensino Superior, na formação inicial e continuada de professores. A pesquisa adota como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo o levantamento de dados com base na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio da análise de dissertações e teses, a partir das palavras-chaves: Álgebra, Ensino de Álgebra, Pensamento Algébrico e Formação de Professores. Do levantamento, obteve-se 23 trabalhos, que são analisados por meio de organização de dados nas seguintes categorias de análise: Linguagem e pensamento algébrico, Metodologias para o ensino da álgebra e Conhecimento algébrico e pedagógico na formação do professor. Na categoria Linguagem e Pensamento Algébrico, pode-se perceber que as pesquisas têm sido desenvolvidas depois da década de 80, com o desenvolvimento do Pensamento Algébrico que se reflete muito quando trabalhada a Álgebra dos anos iniciais e tão importante para o desenvolvimento para anos posteriores da educação básica, abarca o que seria pensar algebricamente. Em Metodologia para o Ensino da Álgebra, foram encontradas várias pesquisas envolvendo tecnologias com utilização de softwares e Resolução de problemas. Em Conhecimento Algébrico e Pedagógico na Formação do Professor pôde-se evidenciar a importância da formação inicial e continuada dos professores no que tange ao desenvolvimento profissional docente para o trabalho pedagógico com a Álgebra, tanto em relação aos conceitos algébricos quanto à formação pedagógica para o ensino.Abstract: The present study investigates trends and possibilities in teacher education for Algebra Teaching in the light of Brazilian research on the subject, understanding that teacher training for algebra teaching can constitute a significant path to improve teaching processes. of this curricular component. With the issue: What do Brazilian researches reveal about teacher education for teaching Algebra? This research is bibliographical of a qualitative nature, focusing on a look at Brazilian research that permeates the teaching of Algebra and algebraic thinking in teacher education, from 2010 to 2019. Research papers focused on Basic Education and Higher Education were analyzed. , in initial and continuing teacher training. The research adopts bibliographic research as a methodological path, with data collection based on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), through the analysis of dissertations and theses, using the keywords: Algebra, Teaching Algebra, Algebraic Thinking and Teacher Training. From the survey, 23 works were obtained, which are analyzed by organizing data in the following categories of analysis: Language and algebraic thinking, Methodologies for teaching algebra and Algebraic and pedagogical knowledge in teacher education. In the Algebraic Language and Thought category, it can be seen that research has been developed after the 1980s, with the development of Algebraic Thought, which reflects a lot when working with Algebra in the early years and so important for the development of later years. Basic education encompasses what it would be to think algebraically. In Algebra Teaching Methodology, several researches involving technologies with the use of software and problem solving were found. In Algebraic and Pedagogical Knowledge in Teacher Education, it was possible to highlight the importance of initial and continuing teacher education with regard to professional teacher development for pedagogical work with Algebra, both in relation to algebraic concepts and pedagogical training for teaching.1 arquivo (117 p.) : il.application/pdfAlgebraMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoMatemáticaUm olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOSIANE ROCHEMBACK.pdfapplication/pdf1507830https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73464/1/R%20-%20D%20-%20JOSIANE%20ROCHEMBACK.pdf0f5e5f119338646ca6f24f885715b542MD51open access1884/734642022-02-22 17:07:44.5open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73464Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-22T20:07:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
title Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
spellingShingle Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
Rochemback, Josiane, 1985-
Algebra
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Matemática
title_short Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
title_full Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
title_fullStr Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
title_full_unstemmed Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
title_sort Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
author Rochemback, Josiane, 1985-
author_facet Rochemback, Josiane, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Rochemback, Josiane, 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Flávia Dias de
contributor_str_mv Souza, Flávia Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Algebra
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Matemática
topic Algebra
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Matemática
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Flávia Dias de Souza
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T20:07:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T20:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73464
url https://hdl.handle.net/1884/73464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (117 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73464/1/R%20-%20D%20-%20JOSIANE%20ROCHEMBACK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f5e5f119338646ca6f24f885715b542
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860319539101696