A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marquizete da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1132
Resumo: Este trabalho com a temática “A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade”, teve como objetivo analisar a integração dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem, observando se os mesmos recebem subsídios para o desenvolvimento e convívio social. Assim como identificar os principais fatores agravantes na problemática enfrentadas pelos professores e alunos no contexto educacional especial, bem como os avanços alcançados para o trabalho com a educação especial e analisar se a comunidade escolar norteia suas ações educacionais voltadas para a educação especial baseada na legislação atual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo, utilizou-se o método indutivo e os instrumentos de pesquisa usados foram: questionário para professores e apoio pedagógico e observação aos discentes do segundo ano do ensino fundamental. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos com necessidades educacionais especiais ao ingressar na escola regular a nível nacional tem enfrentado muita dificuldade em acompanhar os conteúdos de ensino em relação ao ritmo dos demais alunos ditos “normais”, e que os professores não estão “preparados” para lidar com a inclusão dos alunos no contexto do ensino regular.
id UEA_8403081b55721466eb6b4e87c1e76b29
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/1132
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes AndradeThe inclusion of students with special educational needs in the teaching-learning context and the teaching practice at the Municipal School Professor Jociêdes AndradeEscola - InclusãoPrática docenteEnsino aprendizagemEste trabalho com a temática “A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade”, teve como objetivo analisar a integração dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem, observando se os mesmos recebem subsídios para o desenvolvimento e convívio social. Assim como identificar os principais fatores agravantes na problemática enfrentadas pelos professores e alunos no contexto educacional especial, bem como os avanços alcançados para o trabalho com a educação especial e analisar se a comunidade escolar norteia suas ações educacionais voltadas para a educação especial baseada na legislação atual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo, utilizou-se o método indutivo e os instrumentos de pesquisa usados foram: questionário para professores e apoio pedagógico e observação aos discentes do segundo ano do ensino fundamental. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos com necessidades educacionais especiais ao ingressar na escola regular a nível nacional tem enfrentado muita dificuldade em acompanhar os conteúdos de ensino em relação ao ritmo dos demais alunos ditos “normais”, e que os professores não estão “preparados” para lidar com a inclusão dos alunos no contexto do ensino regular.Este trabajo con la temática "La inclusión de los alumnos con necesidades educativas especiales en el contexto de enseñanza aprendizaje y la práctica docente en la Escuela Municipal Profesora Jociêdes Andrade", tuvo como objetivo analizar la integración de los alumnos con necesidades educativas especiales en el contexto de enseñanza aprendizaje, Se reciben subsidios para el desarrollo y la convivencia social. Así como identificar los principales factores agravantes en la problemática enfrentados por los profesores y alumnos en el contexto educativo especial, así como los avances logrados para el trabajo con la educación especial y analizar si la comunidad escolar orienta sus acciones educativas dirigidas a la educación especial basada en la legislación actual . Se trata de una investigación bibliográfica, cualitativa y de campo, se utilizó el método inductivo y los instrumentos de investigación usados fueron: cuestionario para profesores y apoyo pedagógico y observación a los alumnos del segundo año de la enseñanza fundamental. Los resultados obtenidos demostraron que los alumnos con necesidades educativas especiales al ingresar en la escuela regular a nivel nacional han enfrentado mucha dificultad en acompañar los contenidos de enseñanza en relación al ritmo de los demás alumnos dichos "normales", y que los profesores no están "preparados" Para hacer frente a la inclusión de los alumnos en el contexto de la enseñanza regular.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T13:24:05Z2024-08-31T14:01:05Z2017-11-23T13:24:05Z2017-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1132porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marquizete da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T14:10:19Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1132Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T14:10:19Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
The inclusion of students with special educational needs in the teaching-learning context and the teaching practice at the Municipal School Professor Jociêdes Andrade
title A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
spellingShingle A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
Oliveira, Marquizete da Silva
Escola - Inclusão
Prática docente
Ensino aprendizagem
title_short A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
title_full A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
title_fullStr A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
title_full_unstemmed A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
title_sort A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
author Oliveira, Marquizete da Silva
author_facet Oliveira, Marquizete da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marquizete da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escola - Inclusão
Prática docente
Ensino aprendizagem
topic Escola - Inclusão
Prática docente
Ensino aprendizagem
description Este trabalho com a temática “A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem e a prática docente na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade”, teve como objetivo analisar a integração dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto ensino aprendizagem, observando se os mesmos recebem subsídios para o desenvolvimento e convívio social. Assim como identificar os principais fatores agravantes na problemática enfrentadas pelos professores e alunos no contexto educacional especial, bem como os avanços alcançados para o trabalho com a educação especial e analisar se a comunidade escolar norteia suas ações educacionais voltadas para a educação especial baseada na legislação atual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo, utilizou-se o método indutivo e os instrumentos de pesquisa usados foram: questionário para professores e apoio pedagógico e observação aos discentes do segundo ano do ensino fundamental. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos com necessidades educacionais especiais ao ingressar na escola regular a nível nacional tem enfrentado muita dificuldade em acompanhar os conteúdos de ensino em relação ao ritmo dos demais alunos ditos “normais”, e que os professores não estão “preparados” para lidar com a inclusão dos alunos no contexto do ensino regular.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23T13:24:05Z
2017-11-23T13:24:05Z
2017-11-22
2024-08-31T14:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1132
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701091432103936