A importância da formação docente para inclusão das crianças com necessidades educacionais específicas nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42062 |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo discutir sobre a importância da formação docente na inclusão da pessoa com NE no contexto escolar nas séries inicias do município de Monção, Maranhão, Brasil. Para tanto, adotou-se um desenho do tipo pesquisa-ação, de cunho qualitativo do tipo descritivo-exploratório, com coorte transversal e amostra não-probabilística por conveniência. O referido estudo se divide em duas fases: na primeira fase ocorreu a coleta de dados individualmente; por conseguinte, após a análise dos dados, realizou-se uma intervenção e em seguida a coleta de dados após a intervenção. Os dados obtidos por meio dos questionários foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do programa IBM SPSS, enquanto as entrevistas foram analisadas por meio do software IRaMuTeQ, o qual realizou a análise de Classificação Hierárquica Descendente. Verificou-se que os participantes apresentavam um conhecimento sobre inclusão pautado no senso comum e práticas inclusivas que se orientavam de modo intuitivo, bem como careciam de formação em educação inclusiva. Assim, realizou-se uma formação sobre inclusão educacional, a qual possibilitou aos participantes um conhecimento mais sólido sobre a inclusão e maior segurança no manejo com alunos com deficiência ou NE, possibilitando uma prática inclusiva mais concreta na escola. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com políticas educacionais voltadas para a formação docente em inclusão educacional e que se possa ter um novo olhar sobre a importância da inclusão na escola. |
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A importância da formação docente para inclusão das crianças com necessidades educacionais específicas nos anos iniciais do ensino fundamentalFormação DocenteInclusãoPráticas InclusivasA presente dissertação teve como objetivo discutir sobre a importância da formação docente na inclusão da pessoa com NE no contexto escolar nas séries inicias do município de Monção, Maranhão, Brasil. Para tanto, adotou-se um desenho do tipo pesquisa-ação, de cunho qualitativo do tipo descritivo-exploratório, com coorte transversal e amostra não-probabilística por conveniência. O referido estudo se divide em duas fases: na primeira fase ocorreu a coleta de dados individualmente; por conseguinte, após a análise dos dados, realizou-se uma intervenção e em seguida a coleta de dados após a intervenção. Os dados obtidos por meio dos questionários foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do programa IBM SPSS, enquanto as entrevistas foram analisadas por meio do software IRaMuTeQ, o qual realizou a análise de Classificação Hierárquica Descendente. Verificou-se que os participantes apresentavam um conhecimento sobre inclusão pautado no senso comum e práticas inclusivas que se orientavam de modo intuitivo, bem como careciam de formação em educação inclusiva. Assim, realizou-se uma formação sobre inclusão educacional, a qual possibilitou aos participantes um conhecimento mais sólido sobre a inclusão e maior segurança no manejo com alunos com deficiência ou NE, possibilitando uma prática inclusiva mais concreta na escola. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com políticas educacionais voltadas para a formação docente em inclusão educacional e que se possa ter um novo olhar sobre a importância da inclusão na escola.Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-Repositório ComumBezerra, Maria de Jesus Oliveira2022-10-27T09:40:00Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42062203084969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T02:15:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:11.264181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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