O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Carmem Alessandra Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5664
Resumo: The use of games can facilitate the understanding of Mathematics concepts taught in school, and arouse the student's interest in learning, instigate the development of strategies in the search for problem solving. Based on these arguments, this work has as a general objective to promote the significant learning of fractions through games. Among the specific objectives are: to develop the logical mathematical reasoning mathematical reasoning of fractions through games; to stimulate the observation and the interest of the students the proposed activities; to analyze the results obtained with the application of the activities in the 6th grade of primary schools with games. Currently, there are concrete materials and books that facilitate the teaching of fractions, allowing a learning, more fun and less theoretical, methodical, opening opening space for greater discussion and enabling more satisfactory results. However, it is up to the teacher to be more dedicated in preparing the classes, introducing new ways to teach the content, which can greatly assist in the transmission of knowledge to be passed on. transmission of knowledge to be passed. In order to present the fractions in this work, it is approached through bibliographical research literature, a passage from history to the teaching of fractions, addressing and characterizing this content so that it is possible an understanding, even if limited, of fractions. understanding of fractions.
id UEA_8b748fc57e6f3c2d6421de81685c32e4
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5664
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamentalThe teaching of fractions using playfulness for the 6th grade of primary schoolsMatemáticaLúdicoEnsino de matemáticaFraçõesMathematicsMathematics teachingPlayfulFractionsMatemáticaEnsino de matemáticaEnsino aprendizagemThe use of games can facilitate the understanding of Mathematics concepts taught in school, and arouse the student's interest in learning, instigate the development of strategies in the search for problem solving. Based on these arguments, this work has as a general objective to promote the significant learning of fractions through games. Among the specific objectives are: to develop the logical mathematical reasoning mathematical reasoning of fractions through games; to stimulate the observation and the interest of the students the proposed activities; to analyze the results obtained with the application of the activities in the 6th grade of primary schools with games. Currently, there are concrete materials and books that facilitate the teaching of fractions, allowing a learning, more fun and less theoretical, methodical, opening opening space for greater discussion and enabling more satisfactory results. However, it is up to the teacher to be more dedicated in preparing the classes, introducing new ways to teach the content, which can greatly assist in the transmission of knowledge to be passed on. transmission of knowledge to be passed. In order to present the fractions in this work, it is approached through bibliographical research literature, a passage from history to the teaching of fractions, addressing and characterizing this content so that it is possible an understanding, even if limited, of fractions. understanding of fractions.A utilização de jogos pode facilitar a compreensão dos conceitos de Matemática ensinada na escola, e despertar o interesse do aluno em aprender, instigar o desenvolvimento de estratégias na busca da resolução de problema. Com base nesses argumentos este trabalho tem como objetivo geral promover a aprendizagem significativa de frações através de jogos. Dentre os objetivos específicos destacam-se: desenvolver o raciocínio lógico matemático de frações por meio de jogo; estimular a observação e o interesse dos alunos na realização de atividades propostas; analisar os resultados obtidos com a aplicação das atividades no 6º ano do ensino fundamental com jogos. Atualmente, já existem materiais concretos e livros que facilitam o ensino de frações, permitindo um aprendizado, mais divertido e menos teórico, metódico, abrindo espaço para maiores discussões e possibilitando resultados mais satisfatórios. Entretanto, cabe ao professor uma maior dedicação na preparação das aulas, introduzindo novas formas de ensinar o conteúdo, que poderá auxiliar muito na transmissão do conhecimento a ser passado. No intuito de apresentar as frações neste trabalho, aborda-se através de pesquisa bibliográfica, uma passagem desde a história ao ensino de frações, abordando e caracterizando esse conteúdo de forma que seja possível uma compreensão, mesmo que limitada, das frações.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEACosta, Helisângela Ramos daRamos, Carmem Alessandra Ribeiro2022-10-05T13:41:56Z2024-09-26T19:37:29Z2022-10-05T13:41:56Z2019-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Carmem Alessandra Ribeiro. O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental. 2019. 65 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5664porCAVALIERI, L. O Ensino das Frações. Universidade Paranaense - Unipar, Umuarama - PR, 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ arquivos/File/2010/artigos_teses/MAT EM ATICA/Monografia_Cavalieri.pdf. Acesso em 22 setembro de 2018. BEMVENUTI, Alice. O jogo na história: aspectos a desvelar. In Ulbra - Universidade Luterana do Brasil (org.). O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2009.p.17-35. DRUZIAN, Maria Eliana Barreto. Jogos como recurso didático no ensinoaprendizagem de frações. Dissertação (Mestrado profissionalizante no ensino de Física e de Matemática). Defesa em 30/09/2007. Santa Maria, RS: Centro Universitário Franciscano. Disponível em http://bdm.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/792/1/TCC_EducacaoMatematicaUso.pdf acesso em 25 de setembro de 2018. GROENWALD, C.L.O.; TIMM, U.T. Utilizando Curiosidades e Jogos Matemáticos em Sala de Aula. Disponível em: <http: www.somatematica.com.br>. Acesso em: 29 setembro de 2018. JOGOS-SIGNIFICATIVOS. Dominó das frações. Escola Interativa. Disponível em: <http://jogossignificativos.blogspot.com.br/2013/04/trabalhar-fracoes-comturminhadeforma.html>. Acesso em: 23 de setembro de 2018. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo – SP: Cortez, 1994. LIMA, E. C. de A. S., A utilização do jogo na pré-escola. In:Idéias. SP: FDE, 1991. (nº 10). Disponível em:http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD 1_SA8_ID3162_30062015171638.pdf acesso em 29 de Setembro de 2018. MENDES, Marcia Aparecida. Saberes do discente sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática. Dissertação ( Mestrado em Educação). Disponível 41 em:http://docplayer.com.br/16657879-O-jogo-pedagogico-na-aprendizagem-dosconceitos-de-fracoes.htmlacesso em 01/10/2018. MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em sala de aula. Tese de doutorado. USP/FE, São Paulo, 1992 OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky, em La Taille, Y., Dantas, H., Oliveira, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda. 1992. RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007. SANTOS, Jaiana Cirino Dos; ALVES, Alzenira Cândida. A importância do lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais. 2014. Disponível em :https://eventos.uceff.edu.br/eventosfai_dados/artigos/semic2016/496.pdf acesso em 01/10/2018. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Proformar. Metodologia e Prática de Ensino de Matemática. Manaus: UEA Edições, 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Proformar. Matemática. Manaus: UEA Edições, 2007. WIKIPEDIA. Fração. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T19:37:29Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5664Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T19:37:29Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
The teaching of fractions using playfulness for the 6th grade of primary schools
title O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
Ramos, Carmem Alessandra Ribeiro
Matemática
Lúdico
Ensino de matemática
Frações
Mathematics
Mathematics teaching
Playful
Fractions
Matemática
Ensino de matemática
Ensino aprendizagem
title_short O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
title_full O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
title_sort O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
author Ramos, Carmem Alessandra Ribeiro
author_facet Ramos, Carmem Alessandra Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Helisângela Ramos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Carmem Alessandra Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Lúdico
Ensino de matemática
Frações
Mathematics
Mathematics teaching
Playful
Fractions
Matemática
Ensino de matemática
Ensino aprendizagem
topic Matemática
Lúdico
Ensino de matemática
Frações
Mathematics
Mathematics teaching
Playful
Fractions
Matemática
Ensino de matemática
Ensino aprendizagem
description The use of games can facilitate the understanding of Mathematics concepts taught in school, and arouse the student's interest in learning, instigate the development of strategies in the search for problem solving. Based on these arguments, this work has as a general objective to promote the significant learning of fractions through games. Among the specific objectives are: to develop the logical mathematical reasoning mathematical reasoning of fractions through games; to stimulate the observation and the interest of the students the proposed activities; to analyze the results obtained with the application of the activities in the 6th grade of primary schools with games. Currently, there are concrete materials and books that facilitate the teaching of fractions, allowing a learning, more fun and less theoretical, methodical, opening opening space for greater discussion and enabling more satisfactory results. However, it is up to the teacher to be more dedicated in preparing the classes, introducing new ways to teach the content, which can greatly assist in the transmission of knowledge to be passed on. transmission of knowledge to be passed. In order to present the fractions in this work, it is approached through bibliographical research literature, a passage from history to the teaching of fractions, addressing and characterizing this content so that it is possible an understanding, even if limited, of fractions. understanding of fractions.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-08
2022-10-05T13:41:56Z
2022-10-05T13:41:56Z
2024-09-26T19:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Carmem Alessandra Ribeiro. O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental. 2019. 65 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5664
identifier_str_mv RAMOS, Carmem Alessandra Ribeiro. O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental. 2019. 65 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CAVALIERI, L. O Ensino das Frações. Universidade Paranaense - Unipar, Umuarama - PR, 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ arquivos/File/2010/artigos_teses/MAT EM ATICA/Monografia_Cavalieri.pdf. Acesso em 22 setembro de 2018. BEMVENUTI, Alice. O jogo na história: aspectos a desvelar. In Ulbra - Universidade Luterana do Brasil (org.). O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2009.p.17-35. DRUZIAN, Maria Eliana Barreto. Jogos como recurso didático no ensinoaprendizagem de frações. Dissertação (Mestrado profissionalizante no ensino de Física e de Matemática). Defesa em 30/09/2007. Santa Maria, RS: Centro Universitário Franciscano. Disponível em http://bdm.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/792/1/TCC_EducacaoMatematicaUso.pdf acesso em 25 de setembro de 2018. GROENWALD, C.L.O.; TIMM, U.T. Utilizando Curiosidades e Jogos Matemáticos em Sala de Aula. Disponível em: <http: www.somatematica.com.br>. Acesso em: 29 setembro de 2018. JOGOS-SIGNIFICATIVOS. Dominó das frações. Escola Interativa. Disponível em: <http://jogossignificativos.blogspot.com.br/2013/04/trabalhar-fracoes-comturminhadeforma.html>. Acesso em: 23 de setembro de 2018. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo – SP: Cortez, 1994. LIMA, E. C. de A. S., A utilização do jogo na pré-escola. In:Idéias. SP: FDE, 1991. (nº 10). Disponível em:http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD 1_SA8_ID3162_30062015171638.pdf acesso em 29 de Setembro de 2018. MENDES, Marcia Aparecida. Saberes do discente sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática. Dissertação ( Mestrado em Educação). Disponível 41 em:http://docplayer.com.br/16657879-O-jogo-pedagogico-na-aprendizagem-dosconceitos-de-fracoes.htmlacesso em 01/10/2018. MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em sala de aula. Tese de doutorado. USP/FE, São Paulo, 1992 OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky, em La Taille, Y., Dantas, H., Oliveira, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda. 1992. RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007. SANTOS, Jaiana Cirino Dos; ALVES, Alzenira Cândida. A importância do lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais. 2014. Disponível em :https://eventos.uceff.edu.br/eventosfai_dados/artigos/semic2016/496.pdf acesso em 01/10/2018. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Proformar. Metodologia e Prática de Ensino de Matemática. Manaus: UEA Edições, 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Proformar. Matemática. Manaus: UEA Edições, 2007. WIKIPEDIA. Fração. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/F
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1823241955726852096