Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24042018-124328/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo trazer uma proposta de aplicação de uma sequência didática para o ensino de frações no fundamental II, utilizando uma narrativa com elementos históricos para motivar os alunos a participarem da sequência. Apresentamos tambem algumas discussões sobre a pertinência do ensino das frações na atualidade, tendo como argumentos de partida alguns trabalhos apresentados por matemáticos, como Peter Hilton e Carlos Roberto Vianna. que discutiram existir a possibilidade da retirada das frações do currículo escolar. Utilizaremos uma abordagem histórica e conceitual das frações, através de duas dimesões temporais, a historiográfica e a dos tempos atuais, mostrando assim sua importância histórica. Baseamo-nos nos diferentes significados das frações: parte-todo, medida, quociente e operador multiplicativo. Por fim, oferecemos uma estratégia para que a aprendizagem de frações aconteça de forma conceitual e significativa. Tal estratégia foi elaborada através da análise teórica e da construção de uma sequência didática (SD), baseada nos princípios das situações didáticas de Guy Brousseau (Teoria da Situação Didática). A sequência foi utilizada em turmas do 6º ano do ensino básico. Buscamos, com isso, criar um ambiente de motivação para aprendizagem da matemática e, ao mesmo tempo, conceder significado aos conhecimentos relacionados às frações. |
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Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II Application and analysis of a didactic sequence on fractions in elementary education IIEnsino de matemáticaFraçõesFractionsHistória das fraçõesHistory of fractionsMathematics teachingO presente trabalho tem como objetivo trazer uma proposta de aplicação de uma sequência didática para o ensino de frações no fundamental II, utilizando uma narrativa com elementos históricos para motivar os alunos a participarem da sequência. Apresentamos tambem algumas discussões sobre a pertinência do ensino das frações na atualidade, tendo como argumentos de partida alguns trabalhos apresentados por matemáticos, como Peter Hilton e Carlos Roberto Vianna. que discutiram existir a possibilidade da retirada das frações do currículo escolar. Utilizaremos uma abordagem histórica e conceitual das frações, através de duas dimesões temporais, a historiográfica e a dos tempos atuais, mostrando assim sua importância histórica. Baseamo-nos nos diferentes significados das frações: parte-todo, medida, quociente e operador multiplicativo. Por fim, oferecemos uma estratégia para que a aprendizagem de frações aconteça de forma conceitual e significativa. Tal estratégia foi elaborada através da análise teórica e da construção de uma sequência didática (SD), baseada nos princípios das situações didáticas de Guy Brousseau (Teoria da Situação Didática). A sequência foi utilizada em turmas do 6º ano do ensino básico. Buscamos, com isso, criar um ambiente de motivação para aprendizagem da matemática e, ao mesmo tempo, conceder significado aos conhecimentos relacionados às frações.The present work aims to bring a proposal for the application of a didactic sequence for the teaching of fractions in the fundamental II segment, using a narrative with historical elements to motivate the students to participate in the sequence. We present some discussions about the pertinence of the teaching of fractions in the present time, starting with research presented by mathematicians such as Peter Hilton and Carlos Roberto Vianna, who discussed the possibility of the removal of fractions from the school curriculum. We will use a historical and conceptual approach of the fractions, through two temporal dimensions, the historiographic one and the one of the present times, thus showing its historical importance. We are based on the different meanings of fractions: part-whole, measure, quotient and multiplicative operator. Finally, we offer a strategy for the learning of fractions to happen in a conceptual and meaningful way, being so that such strategy was elaborated through the theoretical analysis and elaboration of a didactic sequence (SD) based on the principles of didactic situations offered by Guy Brousseau (Theory of Didactic Situation). The sequence was used in classes of the 6th grade of the elementary school.. We seek to create a motivational environment for learning mathematics, at the same time giving meaning to the knowledge related to fractions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrolezzi, Antonio CarlosNascimento, Roney Lima do2018-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24042018-124328/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T23:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-24042018-124328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T23:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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