Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Wanderson Ferraz de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/504
Resumo: O problema das escolas nos dias de hoje são as dificuldades dos alunos em sala de aula que vão desde a interpretação de um texto até solução de um simples problema de matemática, ou até mesmo, no momento de se expressar de forma lógica. Muitos alunos possuem grandes dificuldades em expressar suas ideias de forma lógica e organizada. Mesmo tendo grandes ideias, se não conseguirem expressar de forma clara suas convicções não conseguirão sustentar as mesmas. Da mesma forma que na leitura ou escrita, o raciocínio lógico na resolução de problemas é um fator de extrema importância. É fundamental que os alunos compreendam e raciocinem sobre o que está sendo proposto. Neste contexto o presente trabalho visou ensinar a lógica e estimular o raciocínio lógico usando o software educacional scratch pautado no ensino pela pesquisa considerando estudantes com idade entre 9 e 12 anos da Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães. O software scratch possibilita o usuário elaborar e criar animações, histórias interativas ou jogos, combinando gráficos, imagens, fotos, músicas e sons. Os resultados demonstram que o uso do scratch possibilitou a aprendizagem de conceitos básicos da lógica e no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Além disso, despertou o interesse e motivação dos alunos em pesquisar e a buscar novos conhecimentos e aprendizados.
id UEA_9f20c4ba22d0dc6eab72fd856b19de58
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/504
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/AmazonasEducating by research: the teaching of logic using scratch software in the initial years of elementary education in a public school in Itacoatiara / AmazonasLógica - racionícioRaciocínio lógicosoftware educacional scratchSoftware ScratchO problema das escolas nos dias de hoje são as dificuldades dos alunos em sala de aula que vão desde a interpretação de um texto até solução de um simples problema de matemática, ou até mesmo, no momento de se expressar de forma lógica. Muitos alunos possuem grandes dificuldades em expressar suas ideias de forma lógica e organizada. Mesmo tendo grandes ideias, se não conseguirem expressar de forma clara suas convicções não conseguirão sustentar as mesmas. Da mesma forma que na leitura ou escrita, o raciocínio lógico na resolução de problemas é um fator de extrema importância. É fundamental que os alunos compreendam e raciocinem sobre o que está sendo proposto. Neste contexto o presente trabalho visou ensinar a lógica e estimular o raciocínio lógico usando o software educacional scratch pautado no ensino pela pesquisa considerando estudantes com idade entre 9 e 12 anos da Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães. O software scratch possibilita o usuário elaborar e criar animações, histórias interativas ou jogos, combinando gráficos, imagens, fotos, músicas e sons. Os resultados demonstram que o uso do scratch possibilitou a aprendizagem de conceitos básicos da lógica e no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Além disso, despertou o interesse e motivação dos alunos em pesquisar e a buscar novos conhecimentos e aprendizados.The problem of today's schools is the difficulties of students in the classroom ranging from the interpretation of a text to solving a simple math problem, or even, when expressing itself in a logical way. Many students have great difficulty expressing their ideas in a logical and organized way. Even if they have great ideas, if they can not express their convictions clearly, they will not be able to sustain them. As in reading or writing, logical reasoning in solving problems is a factor of utmost importance. It is critical that students understand and reason about what is being proposed. In this context the present work aimed to teach the logic and to stimulate the logical reasoning using the educational software scratch guided in the teaching by the research considering students with age between 9 and 12 years of the Municipal School Professora Maria Nira Guimarães. Scratch software enables the user to create and create animations, interactive stories or games, combining graphics, images, photos, music and sounds. The results demonstrate that the use of scratch allowed the learning of basic concepts of logic and the development of students' logical reasoning. In addition, it has aroused students' interest and motivation in researching and seeking new knowledge and learning.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-24T14:44:20Z2017-08-222017-08-24T14:44:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/504porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Wanderson Ferraz dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T15:58:16Zoai:repositorioinstitucional:riuea/504Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:40.031890Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
Educating by research: the teaching of logic using scratch software in the initial years of elementary education in a public school in Itacoatiara / Amazonas
title Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
spellingShingle Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
Souza, Wanderson Ferraz de
Lógica - racionício
Raciocínio lógico
software educacional scratch
Software Scratch
title_short Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
title_full Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
title_fullStr Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
title_full_unstemmed Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
title_sort Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
author Souza, Wanderson Ferraz de
author_facet Souza, Wanderson Ferraz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Wanderson Ferraz de
dc.subject.por.fl_str_mv Lógica - racionício
Raciocínio lógico
software educacional scratch
Software Scratch
topic Lógica - racionício
Raciocínio lógico
software educacional scratch
Software Scratch
description O problema das escolas nos dias de hoje são as dificuldades dos alunos em sala de aula que vão desde a interpretação de um texto até solução de um simples problema de matemática, ou até mesmo, no momento de se expressar de forma lógica. Muitos alunos possuem grandes dificuldades em expressar suas ideias de forma lógica e organizada. Mesmo tendo grandes ideias, se não conseguirem expressar de forma clara suas convicções não conseguirão sustentar as mesmas. Da mesma forma que na leitura ou escrita, o raciocínio lógico na resolução de problemas é um fator de extrema importância. É fundamental que os alunos compreendam e raciocinem sobre o que está sendo proposto. Neste contexto o presente trabalho visou ensinar a lógica e estimular o raciocínio lógico usando o software educacional scratch pautado no ensino pela pesquisa considerando estudantes com idade entre 9 e 12 anos da Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães. O software scratch possibilita o usuário elaborar e criar animações, histórias interativas ou jogos, combinando gráficos, imagens, fotos, músicas e sons. Os resultados demonstram que o uso do scratch possibilitou a aprendizagem de conceitos básicos da lógica e no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Além disso, despertou o interesse e motivação dos alunos em pesquisar e a buscar novos conhecimentos e aprendizados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T14:44:20Z
2017-08-22
2017-08-24T14:44:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/504
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203845700419584