Aprender linguagem de programação no ensino fundamental com a ferramenta Scratch: sentidos construídos por estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6029 |
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Aprender linguagem de programação no ensino fundamental com a ferramenta Scratch: sentidos construídos por estudantesSentidos das criançasLógica de programaçãoScratchChildren's sensesProgramming logicScratchCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAMonografiaComputing is driving job creation and innovation throughout our economy and society. “Today, to be well-educated citizens in an Information Technology-permeated world, everyone must have a clear understanding of computing principles and practices beyond the simple use of IT” von Wangenheim, Nunes & Santos (2014, p. 116). This paper aims to analyze meanings built by students of the early years of elementary school about their learning in programming language using the Scratch tool in the educational process. To this end, the “Scratch: Bring Your Imagination” extension project, developed by students from the Computer courses at the UFERSA Campus in Angicos / RN, had as its perspective the objective of providing for elementary students in the 4th grade. and 5th year of CEPA - Doctor Pedro Amorim Educational Center, the teaching of basic computing concepts related to the teaching of programming logic, for students who have never had contact with the teaching of programming. Teaching programming logic transfers a more organized thinking to the child, boosts creativity and is the first step to learning a programming language, offers the child new learning possibilities, because the school must teach everything that is real, current. within the context of the students and this includes the teaching of computer science. The methodological proposal of the field research was used questionnaires, to obtain the quantitative and qualitative results. With the tabulation of the questionnaires, the graphs show that the teaching of computer science, within the programming of computers with elementary school students by their perception and meanings, should be integrated into the school curriculum, because besides the affection and interest they had with the content and the tool show that they find it important to be studied. Given that these technologies are part of students 'daily life, within the context in which they are inserted, the school would have an improvement in student performance in other subjects, according to the students' perspectives. The constructed senses of these students is a sample that in the northeastern urban context of the interior children already show interest in studying the logic of programming. It is believed that depriving students of knowledge on subjects of interest is taking opportunities from future professionals in this field.A computação está impulsionando a criação de empregos e a inovação em toda a nossa economia e sociedade. “Hoje, para serem cidadãos bem educados num mundo permeado de Tecnologia da Informação, todos devem possuir uma compreensão clara dos princípios e práticas da computação além do simples uso da TI” von Wangenheim, Nunes e Santos (2014, p. 116). Esse trabalho tem como objetivo, analisar sentidos construídos por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental sobre suas aprendizagens em linguagem de programação com o uso da ferramenta Scratch no processo educacional. Para isso colocou-se como cenário, o projeto de extensão “Scratch: Dê vida a sua imaginação”, desenvolvido por alunos dos cursos de Computação, Campus da UFERSA em Angicos/RN, teve como perspectiva de proporcionar para alunos do ensino fundamental dos 4o e 5o anos do CEPA - Centro Educacional Doutor Pedro Amorim, o ensino dos conceitos básicos de computação relacionada ao ensino de lógica da programação, para alunos que nunca tiveram contato com o ensino de programação. O ensinar da lógica de programação transfere para a criança um pensamento mais organizado, impulsiona a sua criatividade e é o primeiro passo para aprender uma linguagem de programação, oferece a criança novas possibilidades de aprendizagem, pois a escola deve ensinar tudo que for real, atual dentro do contexto dos alunos e isto inclui o ensino da ciência da computação. A proposta metodológica da pesquisa-ação foi utilizado questionários, para obter o resultados quantitativos e qualitativos. Com a tabulação dos questionários, os gráficos evidenciam que o ensino da ciência da computação, dentro de programação de computadores com alunos do ensino fundamental pelas percepção e sentidos deles, deveria ser integralizado no currículo escolar, pois além da afetividade e o interesse que tiveram com o conteúdo e a ferramenta, mostram que eles acham importante ser estudado. Tendo em vista que essas tecnologias fazem parte do cotidiano dos alunos, dentro do contexto onde estão inseridos, a escola teria uma melhora em questão do desempenho dos alunos nas outras disciplinas, segundo as perspectivas dos alunos. Os sentidos construídos desses estudantes é uma amostra que no contexto urbano nordestino do interior as crianças já demonstram interesse em estudar lógica da programação. Crer-se que privar o conhecimento em assuntos de interesse dos estudantes é tirar as oportunidades de futuros profissionais desse campo.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSADantas, Elaine Luciana Sobralhttp://lattes.cnpq.br/Azevedo, Samuel Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/Cruz, Divoene Pereirahttp://lattes.cnpq.br/Souza, Andrezza Cristina da Silva Barroshttp://lattes.cnpq.br/Bisneta, Maria Luiza Soares da Silva2021-03-26T10:41:50Z2021-03-262021-03-26T10:41:50Z2019-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBisneta (2019) (BISNETA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6029porBISNETA, Maria Luiza Soares da Silva. Aprender linguagem de programação no ensino fundamental com a ferramenta Scratch: sentidos construídos por estudantes. 2019. 89f. 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