Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Jociane Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1235
Resumo: A alelopatia pode ser definida como um fenômeno pelo qual produtos do metabolismo secundário de um determinado vegetal são liberados no ambiente e interferem em outras plantas. Com o objetivo de verificar o potencial alelopático de Piper umbellatum, foram testados extratos de Piper umbellatum através de bioensaios de germinação e de crescimento de alface, como sementes alvos. Nesses bioensaios foram utilizados os extratos aquosos, em concentrações de 2,5%, 5%, 7,5% e 10%. Os extratos aquosos provocaram a redução da germinação total das sementes de alface e causaram lentidão no processo germinativo. No experimento de crescimento, os extratos de P. umbellatum reduziram a taxa de sobrevivência das plântulas de maneira expressiva, nas plântulas sobreviventes houve um estímulo do crescimento em relação ao controle para as concentrações de 2,5% e 10%. Portanto, Piper umbellatum apresentou forte potencial alelopático em sementes e plântulas de alface.
id UEA_a3ff0534654cf8d243ec6a73df687cd0
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/1235
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)Allelopathic responses of piper umbellatum l. (Piperaceae) in lettuce seeds (lactuca sativa L.)Extratos aquososGerminaçãoCrescimentoAlfacePotencial alelopáticoA alelopatia pode ser definida como um fenômeno pelo qual produtos do metabolismo secundário de um determinado vegetal são liberados no ambiente e interferem em outras plantas. Com o objetivo de verificar o potencial alelopático de Piper umbellatum, foram testados extratos de Piper umbellatum através de bioensaios de germinação e de crescimento de alface, como sementes alvos. Nesses bioensaios foram utilizados os extratos aquosos, em concentrações de 2,5%, 5%, 7,5% e 10%. Os extratos aquosos provocaram a redução da germinação total das sementes de alface e causaram lentidão no processo germinativo. No experimento de crescimento, os extratos de P. umbellatum reduziram a taxa de sobrevivência das plântulas de maneira expressiva, nas plântulas sobreviventes houve um estímulo do crescimento em relação ao controle para as concentrações de 2,5% e 10%. Portanto, Piper umbellatum apresentou forte potencial alelopático em sementes e plântulas de alface.Allelopathy can be defined as a phenomenon by which products of the secondary metabolism of plants are released into the environment and interfere with other plants. In order to verify the allelopathic potential of Piper umbellatum, extracts were tested using germination bioassays and growth, lettuce was used as target plants. In bioassays, the aqueous extracts were used in concentrations of 2,5%, 5%, 7,5% and 10%. The aqueous extracts caused a reduction in the total germination of lettuce seeds and caused slow germination. In the growth experiment, the extracts of P. umbellatum significantly reduced the survival rate of the seedings; in the surviving seedings there was a growth stimulus in relation to the control for the concentrations of 2,5% and 10%. However, Piper umbellatum presents strong allelopathic potential in seeds and lettuce seedlings.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-24T15:05:42Z2024-08-31T22:51:41Z2017-08-24T15:05:42Z2017-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1235porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Jociane Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T23:06:41Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1235Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T23:06:41Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)
Allelopathic responses of piper umbellatum l. (Piperaceae) in lettuce seeds (lactuca sativa L.)
title Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)
spellingShingle Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)
Ramos, Jociane Silva
Extratos aquosos
Germinação
Crescimento
Alface
Potencial alelopático
title_short Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)
title_full Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)
title_fullStr Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)
title_full_unstemmed Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)
title_sort Respostas alelopáticas de piper umbellatum l. (piperaceae) em sementes de alface (lactuca sativa l.)
author Ramos, Jociane Silva
author_facet Ramos, Jociane Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Jociane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Extratos aquosos
Germinação
Crescimento
Alface
Potencial alelopático
topic Extratos aquosos
Germinação
Crescimento
Alface
Potencial alelopático
description A alelopatia pode ser definida como um fenômeno pelo qual produtos do metabolismo secundário de um determinado vegetal são liberados no ambiente e interferem em outras plantas. Com o objetivo de verificar o potencial alelopático de Piper umbellatum, foram testados extratos de Piper umbellatum através de bioensaios de germinação e de crescimento de alface, como sementes alvos. Nesses bioensaios foram utilizados os extratos aquosos, em concentrações de 2,5%, 5%, 7,5% e 10%. Os extratos aquosos provocaram a redução da germinação total das sementes de alface e causaram lentidão no processo germinativo. No experimento de crescimento, os extratos de P. umbellatum reduziram a taxa de sobrevivência das plântulas de maneira expressiva, nas plântulas sobreviventes houve um estímulo do crescimento em relação ao controle para as concentrações de 2,5% e 10%. Portanto, Piper umbellatum apresentou forte potencial alelopático em sementes e plântulas de alface.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T15:05:42Z
2017-08-24T15:05:42Z
2017-08-22
2024-08-31T22:51:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1235
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701131012702208