Preservação em debate: prática de educação patrimonial no bairro da Terra Preta em Manacapuru-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Jakson Vasconcelos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/6594
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre qual a relação estabelecida entre Patrimônio e os moradores do bairro da Terra Preta, Manacapuru-AM. O bairro da Terra Preta, devido ao seu potencial arqueológico, requer planos e ações que demonstrem a importância do conhecimento produzido pela arqueologia, e esse conhecimento só pode ser repassado através de profissionais especializados e isso ainda é um universo muito pouco conhecido. A partir das entrevistas e das ações desenvolvidas no bairro, foi possível perceber não só os impactos que esses trabalhos tiveram na comunidade local, como também, de que forma essas ações influenciaram na percepção dessas pessoas sobre a preservação do patrimônio arqueológico. Para a concretização dessa empreitada, procurei pensar em planos e ações de Educação Patrimonial em consonância com a Arqueologia Pública, que busca compreender a correlação entre comunidade e patrimônio arqueológico. Em termos práticos, a abordagem ocorreu por meio de conversas com moradores mais antigos do bairro e oficinas de Educação Patrimonial na escola Joaquim Coelho. Com os dados obtidos através da minha inserção no bairro da Terra Preta, foi possível evidenciar que a preservação do patrimônio é entendida como “cacos” cerâmicos deixados pelos índios, sem muita importância para comunidade. Essa forma tradicional de pensar e compreender o patrimônio são percebidos nesse trabalho, como um reflexo da atuação de diferentes ações no bairro. Diante desses dados, a reflexão sobre praticas de educação patrimonial se torna essencial.
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