BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrão, Glenda Gabriele Bezerra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leal, Gyane Karol Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5153
Resumo: The purpose of this work is to show contributions and possibilities of the toys as a tool for socialization of children in Elementary school in the municipality of Parintins, Amazonas state, Brazil. This work is based on authors such as: Froebel (2001), Kishimoto (2010), Brougére (2010), Corsaro (2005), among others. It is a qualitative work, in which we used the ethnographical research method for establishing an approximation of the researcher and the research subjects, thereby proportioning a better understanding of their universe. The subjects were five children of both sexes aged between 4 and 5 years old and their respective teacher. When researching children, there is a need to observe the ethical questions involved and, for this reason, we sought the parents and guardians authorization for the use of the results and images, and also opted to use fictional names. Based on the observations in loco, we perceived that the toy represents a possibility for the socialization of the children because, when playing, the children establish relationships, share experiences, interact and cooperate each other. We concluded that toys contribute to education of children in a unique way. Keywords: Toys, Socialization, Children
id UEA_b3d03151b102567f03fc8945ce44fc40
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5153
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AMToys and child education: contributions and possibilities for the socialization of children in Elementary school in the municipality of Parintins-AMBrinquedosSocializaçãoCriançasCiênciasThe purpose of this work is to show contributions and possibilities of the toys as a tool for socialization of children in Elementary school in the municipality of Parintins, Amazonas state, Brazil. This work is based on authors such as: Froebel (2001), Kishimoto (2010), Brougére (2010), Corsaro (2005), among others. It is a qualitative work, in which we used the ethnographical research method for establishing an approximation of the researcher and the research subjects, thereby proportioning a better understanding of their universe. The subjects were five children of both sexes aged between 4 and 5 years old and their respective teacher. When researching children, there is a need to observe the ethical questions involved and, for this reason, we sought the parents and guardians authorization for the use of the results and images, and also opted to use fictional names. Based on the observations in loco, we perceived that the toy represents a possibility for the socialization of the children because, when playing, the children establish relationships, share experiences, interact and cooperate each other. We concluded that toys contribute to education of children in a unique way. Keywords: Toys, Socialization, ChildrenEsse trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições e possibilidades do brinquedo para a socialização das crianças em uma turma do 1º Período de um Centro Educativo no Município de Parintins AM. O nosso reporte fundamentou-se em autores, como: Froebel (2001), Kishimoto (2010), Brougére (2010), Corsaro (2005) e outros. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos o método de abordagem do tipo etnográfico que estabelece uma aproximação do pesquisador com sujeitos da pesquisa, proporcionando um melhor entendimento do seu universo. Os sujeitos são 05 crianças com faixa etária de 04 a 05 anos de ambos os sexos e a professora da turma. Em pesquisa com crianças existe a necessidade de atentar para as questões éticas por isso, pedimos autorização dos pais e responsáveis para o uso de depoimentos e imagem, e optamos por atribuir nomes fictícios. Com base nas observações in loco, percebemos que o brinquedo apresenta possibilidades para a socialização das crianças, pois ao brincar as crianças estabelecem relações, compartilham experiências, interagem e cooperam. Conclui-se que o brinquedo contribui de forma singular na Educação de crianças pequenas. Palavras-Chave: Brinquedos, Socialização, Crianças.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-19T21:01:40Z2024-09-10T17:41:20Z2020-07-102020-07-19T21:01:40Z2017-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006. CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.91, p. 443-464, maio-ago. 2005. FERNÁDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia proporcionando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001. FROEBEL, F. A Educação do Homem. Tradução: Bastos, Maria Helena Câmara. São Paulo: Editora UPF, 2001. KISHIMOTO, M. T. Jogo, brincadeira e a educação. Tizuko Morchida (Org). 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010. MUBARAC SOBRINHO, R. S. Metodologias de Investigação com Crianças: outros mapas, novos territórios para a infância. In: Colóquio Caminhos do Futuro: novos mapas para as Ciências Sociais e Humanas, 2008, Coimbra. Anais do Workshop do Colóquio do Futuro: novos mapas para as Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Editora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, v.1, 2008. SOMMERHALDER, A; ALVES, F. D. Jogo e Educação da Infância; muito prazer em aprender. Curitiba, PR: CRV, 2001.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5153porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBeltrão, Glenda Gabriele BezerraLeal, Gyane Karol Santanareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:23:22Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5153Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:23:22Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM
Toys and child education: contributions and possibilities for the socialization of children in Elementary school in the municipality of Parintins-AM
title BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM
spellingShingle BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM
Beltrão, Glenda Gabriele Bezerra
Brinquedos
Socialização
Crianças
Ciências
title_short BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM
title_full BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM
title_fullStr BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM
title_full_unstemmed BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM
title_sort BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM
author Beltrão, Glenda Gabriele Bezerra
author_facet Beltrão, Glenda Gabriele Bezerra
Leal, Gyane Karol Santana
author_role author
author2 Leal, Gyane Karol Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltrão, Glenda Gabriele Bezerra
Leal, Gyane Karol Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedos
Socialização
Crianças
Ciências
topic Brinquedos
Socialização
Crianças
Ciências
description The purpose of this work is to show contributions and possibilities of the toys as a tool for socialization of children in Elementary school in the municipality of Parintins, Amazonas state, Brazil. This work is based on authors such as: Froebel (2001), Kishimoto (2010), Brougére (2010), Corsaro (2005), among others. It is a qualitative work, in which we used the ethnographical research method for establishing an approximation of the researcher and the research subjects, thereby proportioning a better understanding of their universe. The subjects were five children of both sexes aged between 4 and 5 years old and their respective teacher. When researching children, there is a need to observe the ethical questions involved and, for this reason, we sought the parents and guardians authorization for the use of the results and images, and also opted to use fictional names. Based on the observations in loco, we perceived that the toy represents a possibility for the socialization of the children because, when playing, the children establish relationships, share experiences, interact and cooperate each other. We concluded that toys contribute to education of children in a unique way. Keywords: Toys, Socialization, Children
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-09
2020-07-19T21:01:40Z
2020-07-10
2020-07-19T21:01:40Z
2024-09-10T17:41:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006. CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.91, p. 443-464, maio-ago. 2005. FERNÁDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia proporcionando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001. FROEBEL, F. A Educação do Homem. Tradução: Bastos, Maria Helena Câmara. São Paulo: Editora UPF, 2001. KISHIMOTO, M. T. Jogo, brincadeira e a educação. Tizuko Morchida (Org). 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010. MUBARAC SOBRINHO, R. S. Metodologias de Investigação com Crianças: outros mapas, novos territórios para a infância. In: Colóquio Caminhos do Futuro: novos mapas para as Ciências Sociais e Humanas, 2008, Coimbra. Anais do Workshop do Colóquio do Futuro: novos mapas para as Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Editora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, v.1, 2008. SOMMERHALDER, A; ALVES, F. D. Jogo e Educação da Infância; muito prazer em aprender. Curitiba, PR: CRV, 2001.
1984-7505
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5153
identifier_str_mv BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006. CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.91, p. 443-464, maio-ago. 2005. FERNÁDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia proporcionando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001. FROEBEL, F. A Educação do Homem. Tradução: Bastos, Maria Helena Câmara. São Paulo: Editora UPF, 2001. KISHIMOTO, M. T. Jogo, brincadeira e a educação. Tizuko Morchida (Org). 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010. MUBARAC SOBRINHO, R. S. Metodologias de Investigação com Crianças: outros mapas, novos territórios para a infância. In: Colóquio Caminhos do Futuro: novos mapas para as Ciências Sociais e Humanas, 2008, Coimbra. Anais do Workshop do Colóquio do Futuro: novos mapas para as Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Editora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, v.1, 2008. SOMMERHALDER, A; ALVES, F. D. Jogo e Educação da Infância; muito prazer em aprender. Curitiba, PR: CRV, 2001.
1984-7505
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Amazônica de Ensino de Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701089913765888