O simbolismo do azul em Ernesto Penafort

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cleiciane Maia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1887
Resumo: This dissertation aims to, based of comparative literature and interdisciplinary character that itself requires, make the study of symbolism of the blue recurring in the poetry of Ernesto Penafort. It begins with reflections on the evolution of theories about the colors in the visual arts treading the paths to aesthetic analysis of the blue to modern artists and the poet. Then, the study focused on discussions about the lyrical subject, the philosophical stance of the poet and aesthetic applications based on hermeneutics and blue iconology. Gradually, the research centered on the aesthetic questions about the subjectivity and its consequences in discussions with poems of love and anguish. Finally, the last part of this study apresent the Poethic Antology of Ernesto Penafort as concrete product of the objective of this research. Keywords: poetry, lyrical, colors, hermeneutics, iconology.
id UEA_bf6ef2c35b2e9c5eab258d3d5cb0d002
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1887
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling O simbolismo do azul em Ernesto PenafortPoesiaLíricaCoresHermenêuticaIconologia.Línguistica, Letras e ArtesThis dissertation aims to, based of comparative literature and interdisciplinary character that itself requires, make the study of symbolism of the blue recurring in the poetry of Ernesto Penafort. It begins with reflections on the evolution of theories about the colors in the visual arts treading the paths to aesthetic analysis of the blue to modern artists and the poet. Then, the study focused on discussions about the lyrical subject, the philosophical stance of the poet and aesthetic applications based on hermeneutics and blue iconology. Gradually, the research centered on the aesthetic questions about the subjectivity and its consequences in discussions with poems of love and anguish. Finally, the last part of this study apresent the Poethic Antology of Ernesto Penafort as concrete product of the objective of this research. Keywords: poetry, lyrical, colors, hermeneutics, iconology.Esta dissertação tem como objetivo, à luz da literatura comparada e do caráter interdisciplinar que própria pesquisa exige, realizar o estudo sobre o simbolismo do azul recorrente na poesia de Ernesto Penafort. Inicia-se com reflexões acerca da evolução das Teorias sobre as Cores nas artes plásticas trilhando os caminhos para análise estética do azul para os artistas modernos e para o poeta. Em seguida, o estudo centrou-se nas discussões sobre o sujeito lírico, a postura filosófica do poeta e as aplicações estéticas do azul baseada na hermenêutica e iconologia. Paulatinamente, a pesquisa girou em torno das questões estéticas acerca da subjetividade e seus desdobramentos nos poemas com discussões acerca do amor e da angustia. Por fim, a última parte deste trabalho apresenta a Antologia poética de Ernesto Penafort como produto concreto dos objetivos desta pesquisa. Palavras-chaves: poesia, lírica, cores, hermenêutica, iconologia.Universidade do Estado do AmazonasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Letras e ArtesUEASilva, Allison Marcos Leão dahttp://lattes.cnpq.br/2862237221241530Silva, Allison Marcos Leao dahttp://lattes.cnpq.br/2862237221241530Neves, Auricléia Oliveira dasPáscoa, Luciane Viana Barroshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467Ferreira, Cleiciane Maia2019-12-142019-12-17T16:11:33Z2014-06-022019-12-17T16:11:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1887porARGAN, G.C. Arte moderna. Tradução de Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1993. FEITOSA, Maria Lenir. Revivendo a poesia de Ernesto Penafort, o poeta do azul. Revista Kupiara das Letras. Manaus, 2011, v.1 n.1 p. 148-156. FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da Lírica Moderna: Da metade do século XIX a meados do século XX. 2 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1991. GAMADER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer; revisão e tradução de Enio Paulo Giahini. 7 ed. Petrópolis: Vozes, Bragança Paulista, São Paulo: Editora Universitária São Francisco, 2005 GOETHE, J. W. Doutrina das Cores. Tradução de Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 2011. GONÇALVES, Aguinaldo J. Ut Pictura Poiesis: uma questão de limites. Disponível em:” www.usp.br/revistausp/03/20-aguinaldo.pdf. Acesso em: 05 de meio de 2013. GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e Ilusão. Um estudo sobre a psicologia da representação. São Paulo: WMF Editora Martins Fontes, 1986. HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998. HISTÓRIA da arte. Do simbolismo ao surrealismo. Barcelona: Ediciones Folio, 2008. JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2010. KANDISNKY, Wassili. Do espiritual na arte: e na pintura em particular. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins fontes, 1990. MACIEL, Maria Esther Maciel. As ironias das ordens: Coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. NUNES, Benedito. A hermenêutica da poesia. O Pensamento Poético: MG: UFMG, 2007 PAZ, Octavio. O arco a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. PAZ, Octávio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução de Wladyr Dupont. São Paulo: editora Siciliano, 1994. PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: SENAC EDITORAS, 2010. PENAFORT, Ernesto. Azul Geral. Manaus: Secretaria do Estado e Cultura, 1975. PENAFORT, Ernesto. Azul Geral. 2 ed. Manaus: Editora Valer, 2005. _________________. A medida do azul. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 1982. _________________. Do verbo azul. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 1988. _________________. Os limites do azul. Manaus [s.e], 1985. PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução de Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2009. PÁSCOA, Luciane Viana Barros. As artes plásticas no Amazonas. O clube da Madrugada. Manaus: Editora Valer, 2011. STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais de poética. 3ºed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. PESSOA, Fernando. Poesias. Sueli Barros Cassal (Org). Porto Alegre: L&PM, 2009. Eletrônicas: CRUZ, Cláudio N. Rodrigues da. Cores. Disponível em: http://fma.if.usp.br/~claudioc/textos/cores.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2013. D’ANGELO, Martha. A modernidade pelo olhar de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Editora Universidade Federal Fluminense. Disponível em: http://dx.doi.org/10.159/S01103-40142006000100016. Acesso em: 04 de maio de 2012. FRAGA, Rosidelma Pereira. Manoel de Barros. Representações do eu e a celebração do nada. Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8BArt12.pdf. Acesso em 06 de maio de 2012. MACIEL, Maria Ester. A lição do fogo: amor e erotismo em Octávio Paz. Dispponível em: www.jornaldapoesia.jor.br/bh8pag1.htm. Acesso em 09 de abril de 2014. MENEZES, Marcos Antônio. O poeta Baudelaire e suas máscaras: Boêmio, Dândi, Flâneur. Revista Fato & Versões./ n.01, v.1/ p.62-81 Disponível em: www.revistadigital/index.php/fatos&versoes/article/viewfile/76/69. Acesso em 02 de marco de 2014. NAVES, Gilzane; DUARTE, Rodrigo. O ser-para-a-morte em Heidegger. Disponível em: www.catolicaonline.com,br/revistacatólica2/artigosn4v4/06-filosofia.pdf.acesso em 01de março 2014. PEREIRA, Maria Dilar da C. Ilustração da Guerra e Paz – Júlio Pomar. Pensamento estético, crítica e imagem plástica. Biblioteca Nacional de Portugal. Lisboa: [s.n], 2005. Disponível em: http://porbase.bnportugal.pt. Acesso em: 20 de junho de 2013. SANTOS, Pablo Edgardo Monteiro; Páscoa, Luciane Viana Barros. Reflexões sobre a produção do Clube da Madrugada através dos suplementos Literários e Artísticos do Amazonas: o caso do Caderno Madrugada em O Jornal – 1961-1966. Disponível em http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/comunicacao/comunicacao_pesq_3/Pablo%20 Monteiro%20Santos.pdf. Acesso em 29 de março de 2014. TESE. Hermenêutica e crítica: o pensamento e a obra de Benedito Nunes.. Jucimara Tarricone. Disponível em: www.teses.usp/teses/8/tese_jucimara_tarricone. Acesso em 12 de dezembro de 2012 TESE. Os regimes da Cor. Augustin de Tugny. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/JSSSB2LN8/tese__ _regimes_da_cor___augustin_de_tugny.pdf?sequence=1. Acesso em 09 de setembro de 2013.Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-12-17T16:11:33Zoai:repositorioinstitucional:riuea/1887Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:36.842777Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv O simbolismo do azul em Ernesto Penafort
title O simbolismo do azul em Ernesto Penafort
spellingShingle O simbolismo do azul em Ernesto Penafort
Ferreira, Cleiciane Maia
Poesia
Lírica
Cores
Hermenêutica
Iconologia.
Línguistica, Letras e Artes
title_short O simbolismo do azul em Ernesto Penafort
title_full O simbolismo do azul em Ernesto Penafort
title_fullStr O simbolismo do azul em Ernesto Penafort
title_full_unstemmed O simbolismo do azul em Ernesto Penafort
title_sort O simbolismo do azul em Ernesto Penafort
author Ferreira, Cleiciane Maia
author_facet Ferreira, Cleiciane Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Allison Marcos Leão da
http://lattes.cnpq.br/2862237221241530
Silva, Allison Marcos Leao da
http://lattes.cnpq.br/2862237221241530
Neves, Auricléia Oliveira das
Páscoa, Luciane Viana Barros
http://lattes.cnpq.br/7175920728861467
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cleiciane Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Lírica
Cores
Hermenêutica
Iconologia.
Línguistica, Letras e Artes
topic Poesia
Lírica
Cores
Hermenêutica
Iconologia.
Línguistica, Letras e Artes
description This dissertation aims to, based of comparative literature and interdisciplinary character that itself requires, make the study of symbolism of the blue recurring in the poetry of Ernesto Penafort. It begins with reflections on the evolution of theories about the colors in the visual arts treading the paths to aesthetic analysis of the blue to modern artists and the poet. Then, the study focused on discussions about the lyrical subject, the philosophical stance of the poet and aesthetic applications based on hermeneutics and blue iconology. Gradually, the research centered on the aesthetic questions about the subjectivity and its consequences in discussions with poems of love and anguish. Finally, the last part of this study apresent the Poethic Antology of Ernesto Penafort as concrete product of the objective of this research. Keywords: poetry, lyrical, colors, hermeneutics, iconology.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-02
2019-12-14
2019-12-17T16:11:33Z
2019-12-17T16:11:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1887
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ARGAN, G.C. Arte moderna. Tradução de Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1993. FEITOSA, Maria Lenir. Revivendo a poesia de Ernesto Penafort, o poeta do azul. Revista Kupiara das Letras. Manaus, 2011, v.1 n.1 p. 148-156. FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da Lírica Moderna: Da metade do século XIX a meados do século XX. 2 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1991. GAMADER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer; revisão e tradução de Enio Paulo Giahini. 7 ed. Petrópolis: Vozes, Bragança Paulista, São Paulo: Editora Universitária São Francisco, 2005 GOETHE, J. W. Doutrina das Cores. Tradução de Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 2011. GONÇALVES, Aguinaldo J. Ut Pictura Poiesis: uma questão de limites. Disponível em:” www.usp.br/revistausp/03/20-aguinaldo.pdf. Acesso em: 05 de meio de 2013. GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e Ilusão. Um estudo sobre a psicologia da representação. São Paulo: WMF Editora Martins Fontes, 1986. HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998. HISTÓRIA da arte. Do simbolismo ao surrealismo. Barcelona: Ediciones Folio, 2008. JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2010. KANDISNKY, Wassili. Do espiritual na arte: e na pintura em particular. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins fontes, 1990. MACIEL, Maria Esther Maciel. As ironias das ordens: Coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. NUNES, Benedito. A hermenêutica da poesia. O Pensamento Poético: MG: UFMG, 2007 PAZ, Octavio. O arco a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. PAZ, Octávio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução de Wladyr Dupont. São Paulo: editora Siciliano, 1994. PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: SENAC EDITORAS, 2010. PENAFORT, Ernesto. Azul Geral. Manaus: Secretaria do Estado e Cultura, 1975. PENAFORT, Ernesto. Azul Geral. 2 ed. Manaus: Editora Valer, 2005. _________________. A medida do azul. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 1982. _________________. Do verbo azul. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 1988. _________________. Os limites do azul. Manaus [s.e], 1985. PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução de Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2009. PÁSCOA, Luciane Viana Barros. As artes plásticas no Amazonas. O clube da Madrugada. Manaus: Editora Valer, 2011. STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais de poética. 3ºed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. PESSOA, Fernando. Poesias. Sueli Barros Cassal (Org). Porto Alegre: L&PM, 2009. Eletrônicas: CRUZ, Cláudio N. Rodrigues da. Cores. Disponível em: http://fma.if.usp.br/~claudioc/textos/cores.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2013. D’ANGELO, Martha. A modernidade pelo olhar de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Editora Universidade Federal Fluminense. Disponível em: http://dx.doi.org/10.159/S01103-40142006000100016. Acesso em: 04 de maio de 2012. FRAGA, Rosidelma Pereira. Manoel de Barros. Representações do eu e a celebração do nada. Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8BArt12.pdf. Acesso em 06 de maio de 2012. MACIEL, Maria Ester. A lição do fogo: amor e erotismo em Octávio Paz. Dispponível em: www.jornaldapoesia.jor.br/bh8pag1.htm. Acesso em 09 de abril de 2014. MENEZES, Marcos Antônio. O poeta Baudelaire e suas máscaras: Boêmio, Dândi, Flâneur. Revista Fato & Versões./ n.01, v.1/ p.62-81 Disponível em: www.revistadigital/index.php/fatos&versoes/article/viewfile/76/69. Acesso em 02 de marco de 2014. NAVES, Gilzane; DUARTE, Rodrigo. O ser-para-a-morte em Heidegger. Disponível em: www.catolicaonline.com,br/revistacatólica2/artigosn4v4/06-filosofia.pdf.acesso em 01de março 2014. PEREIRA, Maria Dilar da C. Ilustração da Guerra e Paz – Júlio Pomar. Pensamento estético, crítica e imagem plástica. Biblioteca Nacional de Portugal. Lisboa: [s.n], 2005. Disponível em: http://porbase.bnportugal.pt. Acesso em: 20 de junho de 2013. SANTOS, Pablo Edgardo Monteiro; Páscoa, Luciane Viana Barros. Reflexões sobre a produção do Clube da Madrugada através dos suplementos Literários e Artísticos do Amazonas: o caso do Caderno Madrugada em O Jornal – 1961-1966. Disponível em http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/comunicacao/comunicacao_pesq_3/Pablo%20 Monteiro%20Santos.pdf. Acesso em 29 de março de 2014. TESE. Hermenêutica e crítica: o pensamento e a obra de Benedito Nunes.. Jucimara Tarricone. Disponível em: www.teses.usp/teses/8/tese_jucimara_tarricone. Acesso em 12 de dezembro de 2012 TESE. Os regimes da Cor. Augustin de Tugny. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/JSSSB2LN8/tese__ _regimes_da_cor___augustin_de_tugny.pdf?sequence=1. Acesso em 09 de setembro de 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203844897210368