Lagoa Azul como instrumento de análise da percepção ambiental dos estudantes da escola municipal Luz do Saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Geisilane
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/690
Resumo: Este trabalho destina-se a apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender em que medida os estudantes do 6º ano da Escola Municipal “Luz do Saber” desenvolveram sua percepção ambiental tomando como espaço de aprendizagem a Lagoa Azul, localizada nas cercanias da escola, no bairro Itaúna II, na cidade de Parintins-AM. Assim a partir da temática trabalhada dialogou-se com alguns teóricos que contribuíram para embasar as análises sobre, a percepção ambiental, o espaço não formal e o meio ambiente. Os caminhos da pesquisa seguiram os pressupostos hermenêutico- dialético, em uma abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas para coleta de dados basearam-se na observação e aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas para 25 (vinte e cinco) estudantes na disciplina geografia. A partir do resultado da pesquisa compreendeu-se que a percepção ambiental é estabelecida por meio das relações de afetividade do estudante para com ambiente em que vive, mas para isso é necessário que as questões relacionadas ao meio ambiente sejam trabalhadas de forma mais eficaz por parte da escola e de toda comunidade da qual o estudante pertence.
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spelling Lagoa Azul como instrumento de análise da percepção ambiental dos estudantes da escola municipal Luz do SaberLagoa Azul as an instrument of analysis of the environmental perception of the students of the municipal school Luz do SaberEducação AmbientalEspaço Não FormalPercepção AmbientalEste trabalho destina-se a apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender em que medida os estudantes do 6º ano da Escola Municipal “Luz do Saber” desenvolveram sua percepção ambiental tomando como espaço de aprendizagem a Lagoa Azul, localizada nas cercanias da escola, no bairro Itaúna II, na cidade de Parintins-AM. Assim a partir da temática trabalhada dialogou-se com alguns teóricos que contribuíram para embasar as análises sobre, a percepção ambiental, o espaço não formal e o meio ambiente. Os caminhos da pesquisa seguiram os pressupostos hermenêutico- dialético, em uma abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas para coleta de dados basearam-se na observação e aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas para 25 (vinte e cinco) estudantes na disciplina geografia. A partir do resultado da pesquisa compreendeu-se que a percepção ambiental é estabelecida por meio das relações de afetividade do estudante para com ambiente em que vive, mas para isso é necessário que as questões relacionadas ao meio ambiente sejam trabalhadas de forma mais eficaz por parte da escola e de toda comunidade da qual o estudante pertence.This work aims to present the results of a research that aimed to understand the extent to which the students of the 6th year of the Luz do Saber Municipal School developed their environmental perception taking as a learning space the Blue Lagoon, located in the vicinity of the school, in the Itaúna II neighborhood, in the city of Parintins-AM. Thus, based on the thematic work, we talked with some theorists who contributed to support the analysis on environmental perception, non-formal space and the environment. The paths of research followed the hermeneutic-dialectical assumptions, in a qualitative approach. The techniques used for data collection were based on the observation and application of a questionnaire with closed and open questions for 25 (twenty-five) students in the geography discipline. From the result of the research it was understood that the environmental perception is established through the affective relations of the student to the environment in which he lives, but for this it is necessary that the questions related to the environment be worked more effectively by part the school and the community in which the student belongs.Universidade do Estado do Amazonas2017-10-10T14:27:15Z2017-09-282017-10-10T14:27:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/690porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Geisilanereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T15:56:15ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
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This work aims to present the results of a research that aimed to understand the extent to which the students of the 6th year of the Luz do Saber Municipal School developed their environmental perception taking as a learning space the Blue Lagoon, located in the vicinity of the school, in the Itaúna II neighborhood, in the city of Parintins-AM. Thus, based on the thematic work, we talked with some theorists who contributed to support the analysis on environmental perception, non-formal space and the environment. The paths of research followed the hermeneutic-dialectical assumptions, in a qualitative approach. The techniques used for data collection were based on the observation and application of a questionnaire with closed and open questions for 25 (twenty-five) students in the geography discipline. From the result of the research it was understood that the environmental perception is established through the affective relations of the student to the environment in which he lives, but for this it is necessary that the questions related to the environment be worked more effectively by part the school and the community in which the student belongs.
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