Percepção ambiental de professores e alunos de uma escola municipal de Pindamonhangaba - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Ângela Denise
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/994
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Hermínia Yohko Kanamura
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A percepção ambiental foi investigada através da aplicação de um questionário a 11 professores e 91 alunos, de forma a avaliar o entendimento dos mesmos com relação aos problemas ambientais observados na região, como subsídio para elaboração de um projeto de educação ambiental a ser proposto aos gestores municipais. Foram realizadas, no período de março a outubro de 2008, atividades de sensibilização e conscientização, com conteúdos e práticas de Educação Ambiental, envolvendo os professores do ensino fundamental e da pré-escola, de forma a motivá-los a discutir e desenvolver, com os respectivos alunos, os temas ambientais abordados. As respostas ao questionário evidenciaram que a percepção de meio ambiente, de professores e alunos, está relacionada principalmente aos elementos naturais e muito pouco à interação entre estes e os aspectos sócio- culturais. Este estudo sugere que os educadores e educandos possuem um bom entendimento da relação dos impactos das atividades humanas no ambiente em que vivem. Contudo esta percepção não é suficiente para levar a uma modificação do comportamento para um manejo adequado dos problemas ambientais observados no entorno da sub-bacia do Ribeirão Grande. A percepção, como processo dinâmico, mostrou uma evolução na visão de meio ambiente dos envolvidos, sendo imprescindível antes de qualquer intervenção na comunidade local.Abstract: This work is part of a proposal for raising environmental awareness of teachers and students around the Sub-Basin of the Ribeirão Grande, in Pindamonhangaba, SP, located in the Environmental Protection Area (EPA) of Mantiqueira Mountains. As initial stage, the objective of the present study was to investigate the environmental perception of the educators and students of a municipal school, located next to the described area. The perception of the environment was investigated through the application of a questionnaire to 11 teachers and 91 students, in order to evaluate their knowledge with regard to the environmental problems observed in the region, as subsidy for elaboration of an Environmental Education Project to be presented to the municipal managers. In 2008, from March to October, activities of sensitization and awareness were carried out, with content and practices of Environmental Education, involving teachers of elementary education and pre-school levels, in order to motivate them to argue and to develop the addressed environmental subjects with the respective pupils. The answers to the questionnaire showed that the environmental perception of the teachers and students is mainly related to the natural elements, and very little to the interaction between these and the socio-cultural aspects. This study suggests that the educators and students have a good understanding about the relation of some impacts of human activities in the environment where they live. However, this perception is not enough to lead to a modification of the behavior for an adjusted management of the environmental problems observed in the surroundings of the sub-basin of the Ribeirão Grande. The perception, as a dynamic process, showed an evolution of the vision related to the environment in the involved ones, being essential before any intervention in the local community.Made available in DSpace on 2019-08-16T13:00:53Z (GMT). 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