Divulgação científica para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Clodoaldo Pires, Gonçalves, Carolina Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5112
Resumo: This article aims to discuss about scientific disclosure, such as teaching or as a educational tool for science teaching in the Amazon. The theoretical framework was developed to subsidies themes of science teaching, scientific disclosure, and alike. The study discusses scientific disclosure as an important key in order to make the scientific knowledge more accessible to students in formal education, where the concept of didactic transposition stands, in order to work science teaching and scientific learning. This research has a qualitative approach, exploratory, and descriptive, where we seek to present this discussion through the literature review. Given the results, we can state that the relationship of scientific disclosure and science education still has a lot to be worked, but we consider that characteristic as positive and favoring to science education. Keywords: Scientific disclosure. Dialogic communication. Science teaching.
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spelling Divulgação científica para o ensino de ciênciasScientific Disclosure for Science TeachingDivulgação CientíficaComunicação DialógicaEnsino de CiênciasCiênciasThis article aims to discuss about scientific disclosure, such as teaching or as a educational tool for science teaching in the Amazon. The theoretical framework was developed to subsidies themes of science teaching, scientific disclosure, and alike. The study discusses scientific disclosure as an important key in order to make the scientific knowledge more accessible to students in formal education, where the concept of didactic transposition stands, in order to work science teaching and scientific learning. This research has a qualitative approach, exploratory, and descriptive, where we seek to present this discussion through the literature review. Given the results, we can state that the relationship of scientific disclosure and science education still has a lot to be worked, but we consider that characteristic as positive and favoring to science education. Keywords: Scientific disclosure. Dialogic communication. Science teaching.Este artigo tem por objetivo inserir a discussão da temática da Divulgação Científica, como ensino ou uma ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências na Amazônia. A fundamentação teórica foi desenvolvida para dar subsídios às temáticas do ensino de ciência, da divulgação científica e sua relação, sendo que nesse último discutimos a Divulgação Científica como sendo um elemento importante a fim de tornar o saber científico mais acessível aos estudantes da educação formal, onde o conceito de transposição didática se destaca, para trabalharmos o Ensino de Ciência e o aprendizado científico. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, onde buscamos apresentar essa discussão através da análise bibliográfica. A partir do qual chegamos ao entendimento em afirmar que a relação da divulgação científica e o ensino de ciências ainda tem muito a se desenvolver, mas observamos a mesma como uso positivo e favorecedor do ensino de ciências. Palavras-chave: Divulgação científica. Comunicação dialógica. Ensino de ciências.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-08T20:09:47Z2024-09-10T17:40:38Z2020-07-072020-07-08T20:09:47Z2016-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v.25, n.3, p. 396-404, set./dez. 1996. BUENO, W. da C. Jornalismo científico no Brasil: o compromisso de uma prática dependente. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 163f. 1985a. ________. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, v.37, n.9, pp. 1420-1427, 1985b. ________. Jornalismo e cultura científica no Brasil (Prefácio) in: PORTO, C. de M.(org.). Difusão e cultura científica: alguns recortes. EDUFBA, Salvador-BA, 2009. ________. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v.15, n. esp, p. 1 - 12, 2010. ________. Diálogos e Ciência – A formação do jornalista científico deve incorporar uma perspectiva crítica. Revista da Faculdade de Tecnologia e Ciências – Rede de Ensino FTC. Ano 10, n.29, Mar. 2012. ________. Jornalismo científico: conceitos. (Editorial). Portal do Jornalismo Científico. Disponível em: <http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/conceitos/jornalismocientifico.php>. Acessado em: 30 mar. 2013. CALDAS, G. Mídia e Políticas Públicas para a Comunicação da Ciência. in: PORTO, C. de M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. EDUFBA, Salvador-BA, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 155 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.141-156 | jan-jun | 2017 CHACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, São Paulo, v.10, n.3, p. 363-381, 2004. CHACHAPUZ, A.; VILCHES, A.; PRAIA, J.; CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, p.1-100, janeiro, 2003. DELIZOICOV, D., LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC, p. 1 -16, v.3, n.2 Jun. 2001. 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Bauru: ABRAPEC, 2003. MASSARANI, L. Desafios da divulgação científica na América Latina. In: DICKSON, D.; KEATING, B.; MASSARANI, L. (Ed.). Guia de divulgação científica. Rio de Janeiro: SciDev.Net; Brasília: Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, 2004. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C.; BRITO; F. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. MAZOCCO, F. J.; SOUZA, C. M. Modelo de participação pública: a tendência dialógica na Comunicação Pública da Ciência e o campo CTS. In: FÓRUM IBEROAMERICANO DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, 2009, Campinas. Anais. Campinas: Unicamp, 2009. MENDES, M. F. A. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista-divulgador José Reis (1948-1958). 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