Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Philipe Paiva da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4602
Resumo: The main objective of this bibliographical review is to show details of Differentiated Indigenous School Education in Brazil. School Education in Brazil. This work will look at the historical context of indigenous school education from the colonial period to the Brazilian Constitution of 1988. It will also analyze how this education began during the period of colonization, in which the Society of Jesus became one of the main agents in the schooling of the Indians. It will go on to show the emergence of the indigenous movement in Brazil in the struggle for indigenous school legislation and its developments today. times. In addition, it will present how this movement originated and its articulation with multiple segments of national society. It will address the advances, difficulties and challenges in differentiated indigenous education. Finally, it will look at the process of training indigenous indigenous teachers and the influence they have had on differentiated education, analyzing the policies implemented by the Ministry of Education for teacher training. KEYWORDS: Differentiated indigenous school education. Teacher training. Legislation legislation. Historical context.
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It will also analyze how this education began during the period of colonization, in which the Society of Jesus became one of the main agents in the schooling of the Indians. It will go on to show the emergence of the indigenous movement in Brazil in the struggle for indigenous school legislation and its developments today. times. In addition, it will present how this movement originated and its articulation with multiple segments of national society. It will address the advances, difficulties and challenges in differentiated indigenous education. Finally, it will look at the process of training indigenous indigenous teachers and the influence they have had on differentiated education, analyzing the policies implemented by the Ministry of Education for teacher training. KEYWORDS: Differentiated indigenous school education. Teacher training. Legislation legislation. Historical context.Este trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo principal de mostrar detalhes da Educação Escolar Indígena Diferenciada no Brasil. Neste trabalho será abordado o contexto histórico da educação escolar indígena desde o período colonial, até a Constituição Brasileira de 1988. Também fará uma análise de como essa educação teve inicio no período da colonização em que a Companhia de Jesus, se tornou um dos principais agentes da escolarização dos índios. Continuando, mostrará o surgimento do movimento indígena no Brasil na luta por uma legislação escolar indígena e seus desdobramentos nos tempos atuais. Além disso, apresentará como esse movimento se originou e sua articulação com múltiplos segmentos da sociedade nacional. Abordará os avanços, as dificuldades e desafios encontrados na educação indígena diferenciada. Por ultimo abordará o processo de formação dos professores indígenas e a influência que estes trouxeram na educação diferenciada, analisando as políticas implantadas pelo Ministério da Educação para a formação dos professores. PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar indígena diferenciada. Formação de professores. Legislação escolar indígena. Contexto histórico.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAMubarac Sobrinho, Roberto SanchesBettiol, Célia AparecidaCosta, Mônica de OliveiraSilva, Philipe Paiva da2023-09-11T13:53:51Z2024-09-08T11:30:41Z2023-09-11T13:53:51Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Philipe Paiva da. Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores. 2018. 40 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4602porBEBBER, G. Metodologia cientifica; orientações para projetos, (pesquisa bilbiografica e de campo) – relatórios – monografia / Guerino Bebber, Darci Martinello. 2. Ed. – Caçador: Universidade do Contestado, UNC, 1997. BITTENCOURT, Circe Fernandes.; SILVA, Adriane Costa da. Perspectivas históricas da educação indígena no Brasil. In: PRADO; Maria Ligia Coelho; VIDAL, Diana Gonçalves. À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo: EDUSP, 2002. BRASIL. Constituição Federal . Dário Oficial da União.1988. BRASIL. Decreto n. 26, de 4 de fevereiro de 1991. Dispõe sobre a Educação Indígena no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 fev. 1991. n. 25, Seção 1, p. 2487. BRASIL. Portaria Interministerial n. 559, de 16 de abril de 1991. Sobre a educação escolar para as populações indígenas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 abr. 1991. n. 73, Seção 1, p. 7084-7085. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, 27833- 27841. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), 1998. BRASIL. Parecer 14/99 ,de 14 de setembro de 1999. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Set. 1999. BRASIL. Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Educação de 10 de novembro de 1999. Diretrizes Nacionais para o Funcionamento das Escolas Indígenas. Nov. 1999. BRASIL. Plano Nacional de Educação, Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de2001. In: 38 Diário Oficial, ano CXXIX – n º 7 – Brasília DF. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. 2012. BRASIL. Parecer CNE/CP nº 10 de 11 de março de 2002. Solicita pronunciamento do Conselho Nacional de Educação quanto à formação do professor indígena em nível universitário. Mar . 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC-SEF e Comitê Nacional de Educação Escolar Indígena, 1993. BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação de professores indígenas. Brasília: MEC, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Brasília: MEC/SECAD, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Proeja. Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação Escolar Indígena. Brasília, 2007, p. 23. BRASIL. Resolução nº1 de 7 de janeiro de 2015. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências. Jan. 2015. D.O.U. - ESTATUTO do ÍNDIO. Diário Oficial da União, 1973. FERREIRA, Mariana Kawall Leal. A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (orgs). Antropologia, História e Educação: A questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001. 39 FREIRE, José Ribamar Bessa. Fontes Históricas para a avaliação da escola indígena no Brasil. In. Revista Tellus, Campo Grande: UCDB, ano 2, n° 3, outubro de 2002, p. 87-98. GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Olhar longe, porque o futuro é longe- Cultura, escola e professores indígenas no Brasil. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. HOLANDA, S. B. de. História geral da civilização brasileira: a época colonial. v. 1, 8.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. HORN, G. B. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil, 2004. KAHN, Marina. “Educação indígena” versus educação para índios: sim, a discussão deve continuar.In: Em Aberto, Brasília, ano 14, n.63, jul./set. 1994. LIMA, Antônio Carlos de Souza. Um Grande cerco de paz: Poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995. MONTE, Nietta Lindenberg. Proposta Curricular para a Formação de Agentes Agroflorestais do Acre. Rio Branco: Comissão Pró-Índio do Acre, 2000. NASCIMENTO, Rita Gomes do.; OLIVEIRA, Luiz Antônio. Roteiro para uma história da educação escola indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 765- 781, jul-set. 2012. NASCIMENTO, Rita Gomes . Educação Escolar Indígena: Politicas e tendências atuais, Brasilia ,v. 7, n . 13 , p. 333-344, jul-dez. 2013. PERRONE-MOISÉS, Beatriz. 1992. “Índios livres e índios escravos: os princípios da legislação indigenista do período colonial (séculos XVI a XVIII)”. In: CUNHA, 40 Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, FAPESP, SMC. Portal do Ministério da Educação. Educação Indígena. 2013. Portal do Ministério da Educação Educação Indígena. 2016 PUPPI, Edi Ema S. Do mito ao livro: escolas bilingues em língua Kaingang. Dissertação de Mestrado. PUC, 1996. SILVA, Marcilena. Índios civilizados e escolarizados em Minas Gerais no século XIX: a produção de uma outra condição de etnicidade. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2003. SILVA, Márcio F. da e Azevedo, Marta M. “Pensando as escolas dos povos indígenas no Brasil: o movimento dos professores indígenas do Amazonas,Roraima e Acre.” In SILVA L. da e GRUPIONI, L.D.B. (orgs.) A temática indígena na escola – novos subsídios para professores de 1° e 2° graus. 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