O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura em tempos de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Manoel Pinéo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83572
Resumo: <div style="">A presente investigação emerge de reflexões acerca do processo de democratização do acesso da população brasileira à educação, considerando como foco específico a valorização e o respeito à diversidade, no qual se inserem as políticas de educação inclusiva. A distância entre as prescrições legais e o cotidiano das instituições de ensino tem se tornado alvo de investigações e reflexões por parte de inúmeros pesquisadores. Dentre tais reflexões está o fato de que a educação inclusiva tem conseguido avançar, mesmo que a passos lentos, na educação básica e pouco tem conseguido avançar na educação superior. Estando a presente investigação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que tem como foco a formação docente, a discussão sobre o processo de formação de professores no contexto da inclusão educacional se constitui como objeto de relevante interesse. Assim, foi estabelecido como objetivo geral desta investigação analisar os limites e possibilidades do Estágio Supervisionado no processo de formação docente, enfatizando as necessidades dos alunos com deficiência nos cursos de licenciatura da UECE na cidade de Fortaleza-Ceará. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. O roteiro metodológico do estudo foi constituído pela pesquisa bibliográfica, articulada à análise documental e, ainda, à aplicação de questionários abertos, cujos dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). Os sujeitos participantes da investigação são professores da universidade responsáveis pela disciplina de Estágio. Os estudos e pesquisas desenvolvidos por Moreira (2014, 2009, 2005), Magalhães (2013, 2006, 2002), Mantoan (2015, 2004), Beyer (2013), Valentini e Bisol (2012), Dorziat (2011), Rocha e Miranda (2009), Miranda (2009) e Serra (2006) que discutem o processo de inclusão de alunos nos espaços educativos, associados aos estudos de Araujo (2016), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Zabalza (2014), Carvalho (2012), Lima (2012, 2004, 2001), Pimenta e Lima (2009) e Leite, Ghedin e Almeida (2008) que tratam do Estágio e da formação de professores, dentre outros, subsidiaram o trabalho de investigação, bem como orientaram a análise dos dados e a produção do texto final. Os resultados logrados nesta investigação apontam que não há uma política institucional que norteie de maneira efetiva o processo inclusivo dos alunos com deficiência no ensino superior, embora exista um grande aparato de leis visando à garantia dos direitos dessas pessoas. Também foi evidenciado que a ausência de materiais, de diagnósticos dos acadêmicos e de espaços institucionais adequados inviabiliza a realização de um Estágio Curricular bem-sucedido pelos estudantes com deficiência dos cursos de licenciatura. Ademais, foi apontado o despreparo dos professores supervisores para lidar com esses alunos no transcorrer das atividades de Estágio. Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Licenciatura. Inclusão no Ensino Superior.</div>
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Estando a presente investigação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que tem como foco a formação docente, a discussão sobre o processo de formação de professores no contexto da inclusão educacional se constitui como objeto de relevante interesse. Assim, foi estabelecido como objetivo geral desta investigação analisar os limites e possibilidades do Estágio Supervisionado no processo de formação docente, enfatizando as necessidades dos alunos com deficiência nos cursos de licenciatura da UECE na cidade de Fortaleza-Ceará. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. O roteiro metodológico do estudo foi constituído pela pesquisa bibliográfica, articulada à análise documental e, ainda, à aplicação de questionários abertos, cujos dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). Os sujeitos participantes da investigação são professores da universidade responsáveis pela disciplina de Estágio. Os estudos e pesquisas desenvolvidos por Moreira (2014, 2009, 2005), Magalhães (2013, 2006, 2002), Mantoan (2015, 2004), Beyer (2013), Valentini e Bisol (2012), Dorziat (2011), Rocha e Miranda (2009), Miranda (2009) e Serra (2006) que discutem o processo de inclusão de alunos nos espaços educativos, associados aos estudos de Araujo (2016), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Zabalza (2014), Carvalho (2012), Lima (2012, 2004, 2001), Pimenta e Lima (2009) e Leite, Ghedin e Almeida (2008) que tratam do Estágio e da formação de professores, dentre outros, subsidiaram o trabalho de investigação, bem como orientaram a análise dos dados e a produção do texto final. Os resultados logrados nesta investigação apontam que não há uma política institucional que norteie de maneira efetiva o processo inclusivo dos alunos com deficiência no ensino superior, embora exista um grande aparato de leis visando à garantia dos direitos dessas pessoas. Também foi evidenciado que a ausência de materiais, de diagnósticos dos acadêmicos e de espaços institucionais adequados inviabiliza a realização de um Estágio Curricular bem-sucedido pelos estudantes com deficiência dos cursos de licenciatura. Ademais, foi apontado o despreparo dos professores supervisores para lidar com esses alunos no transcorrer das atividades de Estágio. Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Licenciatura. Inclusão no Ensino Superior.</div><div style="">The present research emerges from reflections about the process of democratization of the access of the Brazilian population to education, considering as a specific focus the valorization and respect to diversity, in which inclusive education policies are inserted. The distance between legal prescriptions and the daily life of educational institutions has become the subject of investigations and reflections by many researchers. Among these reflections is the fact that inclusive education has been able to advance, even if at a slow pace, in basic education and little has been able to advance in higher education. With the present investigation linked to the Postgraduate Program in Education of the State University of Ceará, which focuses on teacher education, the discussion about the process of teacher training in the context of educational inclusion is an object of relevant interest. Thus, it was established as a general objective of this research to analyze the limits and possibilities of the Supervised Internship in the process of teacher training, emphasizing the needs of students with disabilities in the undergraduate courses of the UECE in the city of Fortaleza-Ceará. For that, a research of qualitative and exploratory nature was developed. The methodological script of the study was constituted by the bibliographical research, articulated to the documentary analysis and also to the application of open questionnaires, whose collected data were submitted to content analysis (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). The subjects participating in the research are university professors responsible for the discipline of Internship. The studies and research developed by Moreira (2014, 2009, 2005), Magalhães (2013, 2006, 2002), Mantoan (2015, 2004), Beyer (2013), Valentini e Bisol, Miranda (2009), Miranda (2009) and Serra (2006) who discuss the process of inclusion of students in educational spaces, associated with the studies of Araujo (2016), Ghedin, Oliveira and Almeida (2015), Zabalza (2014), Carvalho (2008), Lima (2012, 2004, 2001), Pimenta and Lima (2009) and Leite, Ghedin and Almeida (2008), which deal with Internship and teacher training, among others, subsidized research work, The analysis of the data and the production of the final text. The results obtained in this research point out that there is no institutional policy that effectively guides the inclusive process of students with disabilities in higher education, although there is a great apparatus of laws aimed at guaranteeing the rights of these people. It was also evidenced that the lack of materials, academic diagnoses and adequate institutional spaces made it impossible to carry out a successful Curricular Internship by students with disabilities in undergraduate courses. In addition, it was pointed out the unpreparedness of the supervisors to deal with these students in the course of the Internship activities. Keywords: Supervised internship. Graduation. Higher Education Inclusion.</div>Universidade Estadual do CearáMaria Socorro Lucena LimaSousa, Manoel Pinéo de2019-05-06T13:47:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83572info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2019-05-06T13:47:56Zoai:uece.br:83572Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-05-06T13:47:56Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
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