Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Liliane Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91046
Resumo: <div style="">Em Contação de Histórias e Afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar, propõe-se analisar, investigamente, o uso da contação de histórias como recurso de desenvolvimento da inteligência emocional na Biblioteca Escolar, estabelecimento este que tende a contribuir como espaço complementar de ensino e aprendizagem e campo social de porta de entrada estratégica no desenvolvimento da inteligência emocional de leitores/ouvintes durante as atividades de contação de histórias. Mediante a pesquisa-ação, realizar-se-á a contação de histórias e para a coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com estudantes do nível fundamental I em uma instituição particular, antes e após o processo de contação de histórias com tais sujeitos da pesquisa. Este projeto, a fim de justificar a relevância da prática de contação de histórias e a relação afetiva no desenvolvimento da inteligência emocional, visa resgatar a origem da prática do contar histórias por meio da sociedade humana, como arte milenar, usada para preservar os valores de uma comunidade; bem como sua integração e coesão social; que amplia o universo literário no despertar do prazer ao gosto pela leitura estimulando a imaginação e a fascinação do ouvinte, além de propiciar um processo de identificação entre leitor-enredo, leitorpersonagem e leitor-autor. Com notoriedade, em pleno século XXI, em meio a tanta violência, guerras e crises nos sistemas políticos e socioeconômicos, recorrentes em quase todos os países, aprender, a partir da contação de histórias, como desenvolver as competências socioemocionais, na garantia de uma inteligência emocional que propicie valores como autoconhecimento, resiliência e empatia é a chave promissora de como superar, da melhor maneira, a fase de incertezas da contemporaneidade. Portanto, esta pesquisa de natureza qualitativa assume uma abordagem fenomenológica que parte de um levantamento bibliográfico existente sobre os temas supracitados, mediante uma pesquisa explicativa de caráter transformador. Palavras-chave: Contação de Histórias. Afetividade. Biblioteca Escolar. Inteligência Emocional.</div>
id UECE-0_21a965af9fca1dc27cb650b276ca2319
oai_identifier_str oai:uece.br:91046
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolarAfetividade Biblioteca escolar Contação de história Pesquisa científica<div style="">Em Contação de Histórias e Afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar, propõe-se analisar, investigamente, o uso da contação de histórias como recurso de desenvolvimento da inteligência emocional na Biblioteca Escolar, estabelecimento este que tende a contribuir como espaço complementar de ensino e aprendizagem e campo social de porta de entrada estratégica no desenvolvimento da inteligência emocional de leitores/ouvintes durante as atividades de contação de histórias. Mediante a pesquisa-ação, realizar-se-á a contação de histórias e para a coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com estudantes do nível fundamental I em uma instituição particular, antes e após o processo de contação de histórias com tais sujeitos da pesquisa. Este projeto, a fim de justificar a relevância da prática de contação de histórias e a relação afetiva no desenvolvimento da inteligência emocional, visa resgatar a origem da prática do contar histórias por meio da sociedade humana, como arte milenar, usada para preservar os valores de uma comunidade; bem como sua integração e coesão social; que amplia o universo literário no despertar do prazer ao gosto pela leitura estimulando a imaginação e a fascinação do ouvinte, além de propiciar um processo de identificação entre leitor-enredo, leitorpersonagem e leitor-autor. Com notoriedade, em pleno século XXI, em meio a tanta violência, guerras e crises nos sistemas políticos e socioeconômicos, recorrentes em quase todos os países, aprender, a partir da contação de histórias, como desenvolver as competências socioemocionais, na garantia de uma inteligência emocional que propicie valores como autoconhecimento, resiliência e empatia é a chave promissora de como superar, da melhor maneira, a fase de incertezas da contemporaneidade. Portanto, esta pesquisa de natureza qualitativa assume uma abordagem fenomenológica que parte de um levantamento bibliográfico existente sobre os temas supracitados, mediante uma pesquisa explicativa de caráter transformador. Palavras-chave: Contação de Histórias. Afetividade. Biblioteca Escolar. Inteligência Emocional.</div><div style="">In Storytelling and Affectivity: by developing emotional intelligence in the school library, it is proposed to investigate the use of storytelling as a resource for the development of emotional intelligence in the School Library, an institution that tends to contribute as a complementary space for teaching and learning and social field of strategic gateway in the development of emotional intelligence of readers / listeners during storytelling activities. Through action research, storytelling and data collection will be carried out through the application of a semistructured interview with students of the fundamental level I in a particular institution, before and after the process of storytelling with such subjects the research. This project, in order to justify the relevance of the practice of storytelling and the affective relationship in the development of emotional intelligence, aims to rescue the origin of the practice of storytelling through human society, as an ancient art used to preserve the values of a community; as well as their integration and social cohesion; which extends the literal universe to embrace reading stimulating the imagination and the fascination of the listener, in addition to providing a process of identification between reader-plot, reader-character and reader-author. In the middle of the 21st century, in the midst of so much violence, wars and crises in the political and socioeconomic systems, recurrent in almost all countries, learning, from storytelling, how to develop socio-emotional competencies, to guarantee emotional intelligence that fosters values such as self-knowledge, resilience and empathy is the promising key to best to overcome the uncertainties of contemporary times. Therefore, this research of a qualitative nature assumes a phenomenological approach that starts from an existing bibliographical survey on the aforementioned themes, through an explanatory research of transforming character. Keywords: Storytelling. Affectivity. School Library. Emotional intelligence.</div>Universidade Estadual do CearáLaiana Ferreira de SousaOliveira, Liliane Alves de2019-09-10T15:04:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91046info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2019-09-10T15:04:00Zoai:uece.br:91046Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-09-10T15:04Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
title Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
spellingShingle Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
Oliveira, Liliane Alves de
Afetividade
Biblioteca escolar
Contação de história
Pesquisa científica
title_short Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
title_full Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
title_fullStr Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
title_full_unstemmed Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
title_sort Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
author Oliveira, Liliane Alves de
author_facet Oliveira, Liliane Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laiana Ferreira de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Liliane Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Biblioteca escolar
Contação de história
Pesquisa científica
topic Afetividade
Biblioteca escolar
Contação de história
Pesquisa científica
description <div style="">Em Contação de Histórias e Afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar, propõe-se analisar, investigamente, o uso da contação de histórias como recurso de desenvolvimento da inteligência emocional na Biblioteca Escolar, estabelecimento este que tende a contribuir como espaço complementar de ensino e aprendizagem e campo social de porta de entrada estratégica no desenvolvimento da inteligência emocional de leitores/ouvintes durante as atividades de contação de histórias. Mediante a pesquisa-ação, realizar-se-á a contação de histórias e para a coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com estudantes do nível fundamental I em uma instituição particular, antes e após o processo de contação de histórias com tais sujeitos da pesquisa. Este projeto, a fim de justificar a relevância da prática de contação de histórias e a relação afetiva no desenvolvimento da inteligência emocional, visa resgatar a origem da prática do contar histórias por meio da sociedade humana, como arte milenar, usada para preservar os valores de uma comunidade; bem como sua integração e coesão social; que amplia o universo literário no despertar do prazer ao gosto pela leitura estimulando a imaginação e a fascinação do ouvinte, além de propiciar um processo de identificação entre leitor-enredo, leitorpersonagem e leitor-autor. Com notoriedade, em pleno século XXI, em meio a tanta violência, guerras e crises nos sistemas políticos e socioeconômicos, recorrentes em quase todos os países, aprender, a partir da contação de histórias, como desenvolver as competências socioemocionais, na garantia de uma inteligência emocional que propicie valores como autoconhecimento, resiliência e empatia é a chave promissora de como superar, da melhor maneira, a fase de incertezas da contemporaneidade. Portanto, esta pesquisa de natureza qualitativa assume uma abordagem fenomenológica que parte de um levantamento bibliográfico existente sobre os temas supracitados, mediante uma pesquisa explicativa de caráter transformador. Palavras-chave: Contação de Histórias. Afetividade. Biblioteca Escolar. Inteligência Emocional.</div>
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-10T15:04:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91046
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240234321543168