Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91046 |
Resumo: | <div style="">Em Contação de Histórias e Afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar, propõe-se analisar, investigamente, o uso da contação de histórias como recurso de desenvolvimento da inteligência emocional na Biblioteca Escolar, estabelecimento este que tende a contribuir como espaço complementar de ensino e aprendizagem e campo social de porta de entrada estratégica no desenvolvimento da inteligência emocional de leitores/ouvintes durante as atividades de contação de histórias. Mediante a pesquisa-ação, realizar-se-á a contação de histórias e para a coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com estudantes do nível fundamental I em uma instituição particular, antes e após o processo de contação de histórias com tais sujeitos da pesquisa. Este projeto, a fim de justificar a relevância da prática de contação de histórias e a relação afetiva no desenvolvimento da inteligência emocional, visa resgatar a origem da prática do contar histórias por meio da sociedade humana, como arte milenar, usada para preservar os valores de uma comunidade; bem como sua integração e coesão social; que amplia o universo literário no despertar do prazer ao gosto pela leitura estimulando a imaginação e a fascinação do ouvinte, além de propiciar um processo de identificação entre leitor-enredo, leitorpersonagem e leitor-autor. Com notoriedade, em pleno século XXI, em meio a tanta violência, guerras e crises nos sistemas políticos e socioeconômicos, recorrentes em quase todos os países, aprender, a partir da contação de histórias, como desenvolver as competências socioemocionais, na garantia de uma inteligência emocional que propicie valores como autoconhecimento, resiliência e empatia é a chave promissora de como superar, da melhor maneira, a fase de incertezas da contemporaneidade. Portanto, esta pesquisa de natureza qualitativa assume uma abordagem fenomenológica que parte de um levantamento bibliográfico existente sobre os temas supracitados, mediante uma pesquisa explicativa de caráter transformador. Palavras-chave: Contação de Histórias. Afetividade. Biblioteca Escolar. Inteligência Emocional.</div> |
id |
UECE-0_21a965af9fca1dc27cb650b276ca2319 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:91046 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolarAfetividade Biblioteca escolar Contação de história Pesquisa científica<div style="">Em Contação de Histórias e Afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar, propõe-se analisar, investigamente, o uso da contação de histórias como recurso de desenvolvimento da inteligência emocional na Biblioteca Escolar, estabelecimento este que tende a contribuir como espaço complementar de ensino e aprendizagem e campo social de porta de entrada estratégica no desenvolvimento da inteligência emocional de leitores/ouvintes durante as atividades de contação de histórias. Mediante a pesquisa-ação, realizar-se-á a contação de histórias e para a coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com estudantes do nível fundamental I em uma instituição particular, antes e após o processo de contação de histórias com tais sujeitos da pesquisa. Este projeto, a fim de justificar a relevância da prática de contação de histórias e a relação afetiva no desenvolvimento da inteligência emocional, visa resgatar a origem da prática do contar histórias por meio da sociedade humana, como arte milenar, usada para preservar os valores de uma comunidade; bem como sua integração e coesão social; que amplia o universo literário no despertar do prazer ao gosto pela leitura estimulando a imaginação e a fascinação do ouvinte, além de propiciar um processo de identificação entre leitor-enredo, leitorpersonagem e leitor-autor. Com notoriedade, em pleno século XXI, em meio a tanta violência, guerras e crises nos sistemas políticos e socioeconômicos, recorrentes em quase todos os países, aprender, a partir da contação de histórias, como desenvolver as competências socioemocionais, na garantia de uma inteligência emocional que propicie valores como autoconhecimento, resiliência e empatia é a chave promissora de como superar, da melhor maneira, a fase de incertezas da contemporaneidade. Portanto, esta pesquisa de natureza qualitativa assume uma abordagem fenomenológica que parte de um levantamento bibliográfico existente sobre os temas supracitados, mediante uma pesquisa explicativa de caráter transformador. Palavras-chave: Contação de Histórias. Afetividade. Biblioteca Escolar. Inteligência Emocional.</div><div style="">In Storytelling and Affectivity: by developing emotional intelligence in the school library, it is proposed to investigate the use of storytelling as a resource for the development of emotional intelligence in the School Library, an institution that tends to contribute as a complementary space for teaching and learning and social field of strategic gateway in the development of emotional intelligence of readers / listeners during storytelling activities. Through action research, storytelling and data collection will be carried out through the application of a semistructured interview with students of the fundamental level I in a particular institution, before and after the process of storytelling with such subjects the research. This project, in order to justify the relevance of the practice of storytelling and the affective relationship in the development of emotional intelligence, aims to rescue the origin of the practice of storytelling through human society, as an ancient art used to preserve the values of a community; as well as their integration and social cohesion; which extends the literal universe to embrace reading stimulating the imagination and the fascination of the listener, in addition to providing a process of identification between reader-plot, reader-character and reader-author. In the middle of the 21st century, in the midst of so much violence, wars and crises in the political and socioeconomic systems, recurrent in almost all countries, learning, from storytelling, how to develop socio-emotional competencies, to guarantee emotional intelligence that fosters values such as self-knowledge, resilience and empathy is the promising key to best to overcome the uncertainties of contemporary times. Therefore, this research of a qualitative nature assumes a phenomenological approach that starts from an existing bibliographical survey on the aforementioned themes, through an explanatory research of transforming character. Keywords: Storytelling. Affectivity. School Library. Emotional intelligence.</div>Universidade Estadual do CearáLaiana Ferreira de SousaOliveira, Liliane Alves de2019-09-10T15:04:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91046info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2019-09-10T15:04:00Zoai:uece.br:91046Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-09-10T15:04Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar |
title |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar |
spellingShingle |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar Oliveira, Liliane Alves de Afetividade Biblioteca escolar Contação de história Pesquisa científica |
title_short |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar |
title_full |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar |
title_fullStr |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar |
title_sort |
Contação de histórias e afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar |
author |
Oliveira, Liliane Alves de |
author_facet |
Oliveira, Liliane Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laiana Ferreira de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Liliane Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Biblioteca escolar Contação de história Pesquisa científica |
topic |
Afetividade Biblioteca escolar Contação de história Pesquisa científica |
description |
<div style="">Em Contação de Histórias e Afetividade: desenvolvendo a inteligência emocional na biblioteca escolar, propõe-se analisar, investigamente, o uso da contação de histórias como recurso de desenvolvimento da inteligência emocional na Biblioteca Escolar, estabelecimento este que tende a contribuir como espaço complementar de ensino e aprendizagem e campo social de porta de entrada estratégica no desenvolvimento da inteligência emocional de leitores/ouvintes durante as atividades de contação de histórias. Mediante a pesquisa-ação, realizar-se-á a contação de histórias e para a coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com estudantes do nível fundamental I em uma instituição particular, antes e após o processo de contação de histórias com tais sujeitos da pesquisa. Este projeto, a fim de justificar a relevância da prática de contação de histórias e a relação afetiva no desenvolvimento da inteligência emocional, visa resgatar a origem da prática do contar histórias por meio da sociedade humana, como arte milenar, usada para preservar os valores de uma comunidade; bem como sua integração e coesão social; que amplia o universo literário no despertar do prazer ao gosto pela leitura estimulando a imaginação e a fascinação do ouvinte, além de propiciar um processo de identificação entre leitor-enredo, leitorpersonagem e leitor-autor. Com notoriedade, em pleno século XXI, em meio a tanta violência, guerras e crises nos sistemas políticos e socioeconômicos, recorrentes em quase todos os países, aprender, a partir da contação de histórias, como desenvolver as competências socioemocionais, na garantia de uma inteligência emocional que propicie valores como autoconhecimento, resiliência e empatia é a chave promissora de como superar, da melhor maneira, a fase de incertezas da contemporaneidade. Portanto, esta pesquisa de natureza qualitativa assume uma abordagem fenomenológica que parte de um levantamento bibliográfico existente sobre os temas supracitados, mediante uma pesquisa explicativa de caráter transformador. Palavras-chave: Contação de Histórias. Afetividade. Biblioteca Escolar. Inteligência Emocional.</div> |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-10T15:04:00Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91046 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828240234321543168 |