A contação de história na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Tamira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61140
Resumo: Atualmente a ludicidade e a contação de histórias no âmbito escolar tem se mostrado escassa e pouco utilizada. O professor acaba ofertando ao aluno um ensino tradicionalista e maçante, onde o aluno perde o interesse e prazer pela aula. Diante do exposto, esse trabalho deu-se a partir do interesse em resgatar a ludicidade para as salas de aula, ao estudar sobre as histórias infantis e suas contribuições e também em compreender sua importância para o aprendizado do aluno, segundo o papel da contação de história no processo de ensino e aprendizagem e investigaremos as técnicas usadas no processo de contação de histórias na Educação Infantil. Desse modo, essa pesquisa bibliográfica se justifica por propiciar relevância sobre a importância da contação de histórias para a formação do imaginário infantil e da necessidade de conscientizar os pais e responsáveis, professores e demais pessoas, que interagem diretamente com as crianças sobre a importância da literatura, que associada ao processo de aquisição de leitura e dispensada de forma regular, pode formar o sujeito moral e psiquicamente, acarretando benefícios imensuráveis para a criança.
id Krot_a10cd3ba65ca067915cdc7fb8998a0ee
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61140
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SANTOS, Tamira dos2023-08-17T11:58:36Z2023-08-17T11:58:36Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61140Atualmente a ludicidade e a contação de histórias no âmbito escolar tem se mostrado escassa e pouco utilizada. O professor acaba ofertando ao aluno um ensino tradicionalista e maçante, onde o aluno perde o interesse e prazer pela aula. Diante do exposto, esse trabalho deu-se a partir do interesse em resgatar a ludicidade para as salas de aula, ao estudar sobre as histórias infantis e suas contribuições e também em compreender sua importância para o aprendizado do aluno, segundo o papel da contação de história no processo de ensino e aprendizagem e investigaremos as técnicas usadas no processo de contação de histórias na Educação Infantil. Desse modo, essa pesquisa bibliográfica se justifica por propiciar relevância sobre a importância da contação de histórias para a formação do imaginário infantil e da necessidade de conscientizar os pais e responsáveis, professores e demais pessoas, que interagem diretamente com as crianças sobre a importância da literatura, que associada ao processo de aquisição de leitura e dispensada de forma regular, pode formar o sujeito moral e psiquicamente, acarretando benefícios imensuráveis para a criança.Educação infantilLudicidadeEscolaContação de históriaA contação de história na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTAMIRA_DOS_SANTOS.pdfTAMIRA_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf222555https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61140/1/TAMIRA_DOS_SANTOS.pdfd58e006031d33cc587e57e25e5407aa3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61140/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611402023-08-17 08:58:36.205oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61140Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T11:58:36falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T11:58:36Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contação de história na educação infantil
title A contação de história na educação infantil
spellingShingle A contação de história na educação infantil
SANTOS, Tamira dos
Educação infantil
Ludicidade
Escola
Contação de história
title_short A contação de história na educação infantil
title_full A contação de história na educação infantil
title_fullStr A contação de história na educação infantil
title_full_unstemmed A contação de história na educação infantil
title_sort A contação de história na educação infantil
author SANTOS, Tamira dos
author_facet SANTOS, Tamira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Tamira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ludicidade
Escola
Contação de história
topic Educação infantil
Ludicidade
Escola
Contação de história
description Atualmente a ludicidade e a contação de histórias no âmbito escolar tem se mostrado escassa e pouco utilizada. O professor acaba ofertando ao aluno um ensino tradicionalista e maçante, onde o aluno perde o interesse e prazer pela aula. Diante do exposto, esse trabalho deu-se a partir do interesse em resgatar a ludicidade para as salas de aula, ao estudar sobre as histórias infantis e suas contribuições e também em compreender sua importância para o aprendizado do aluno, segundo o papel da contação de história no processo de ensino e aprendizagem e investigaremos as técnicas usadas no processo de contação de histórias na Educação Infantil. Desse modo, essa pesquisa bibliográfica se justifica por propiciar relevância sobre a importância da contação de histórias para a formação do imaginário infantil e da necessidade de conscientizar os pais e responsáveis, professores e demais pessoas, que interagem diretamente com as crianças sobre a importância da literatura, que associada ao processo de aquisição de leitura e dispensada de forma regular, pode formar o sujeito moral e psiquicamente, acarretando benefícios imensuráveis para a criança.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T11:58:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T11:58:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61140
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61140/1/TAMIRA_DOS_SANTOS.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61140/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d58e006031d33cc587e57e25e5407aa3
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460357739053056