A contação de história na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61140 |
Resumo: | Atualmente a ludicidade e a contação de histórias no âmbito escolar tem se mostrado escassa e pouco utilizada. O professor acaba ofertando ao aluno um ensino tradicionalista e maçante, onde o aluno perde o interesse e prazer pela aula. Diante do exposto, esse trabalho deu-se a partir do interesse em resgatar a ludicidade para as salas de aula, ao estudar sobre as histórias infantis e suas contribuições e também em compreender sua importância para o aprendizado do aluno, segundo o papel da contação de história no processo de ensino e aprendizagem e investigaremos as técnicas usadas no processo de contação de histórias na Educação Infantil. Desse modo, essa pesquisa bibliográfica se justifica por propiciar relevância sobre a importância da contação de histórias para a formação do imaginário infantil e da necessidade de conscientizar os pais e responsáveis, professores e demais pessoas, que interagem diretamente com as crianças sobre a importância da literatura, que associada ao processo de aquisição de leitura e dispensada de forma regular, pode formar o sujeito moral e psiquicamente, acarretando benefícios imensuráveis para a criança. |
id |
Krot_a10cd3ba65ca067915cdc7fb8998a0ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61140 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Tamira dos2023-08-17T11:58:36Z2023-08-17T11:58:36Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61140Atualmente a ludicidade e a contação de histórias no âmbito escolar tem se mostrado escassa e pouco utilizada. O professor acaba ofertando ao aluno um ensino tradicionalista e maçante, onde o aluno perde o interesse e prazer pela aula. Diante do exposto, esse trabalho deu-se a partir do interesse em resgatar a ludicidade para as salas de aula, ao estudar sobre as histórias infantis e suas contribuições e também em compreender sua importância para o aprendizado do aluno, segundo o papel da contação de história no processo de ensino e aprendizagem e investigaremos as técnicas usadas no processo de contação de histórias na Educação Infantil. Desse modo, essa pesquisa bibliográfica se justifica por propiciar relevância sobre a importância da contação de histórias para a formação do imaginário infantil e da necessidade de conscientizar os pais e responsáveis, professores e demais pessoas, que interagem diretamente com as crianças sobre a importância da literatura, que associada ao processo de aquisição de leitura e dispensada de forma regular, pode formar o sujeito moral e psiquicamente, acarretando benefícios imensuráveis para a criança.Educação infantilLudicidadeEscolaContação de históriaA contação de história na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTAMIRA_DOS_SANTOS.pdfTAMIRA_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf222555https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61140/1/TAMIRA_DOS_SANTOS.pdfd58e006031d33cc587e57e25e5407aa3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61140/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611402023-08-17 08:58:36.205oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61140Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T11:58:36falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T11:58:36Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contação de história na educação infantil |
title |
A contação de história na educação infantil |
spellingShingle |
A contação de história na educação infantil SANTOS, Tamira dos Educação infantil Ludicidade Escola Contação de história |
title_short |
A contação de história na educação infantil |
title_full |
A contação de história na educação infantil |
title_fullStr |
A contação de história na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A contação de história na educação infantil |
title_sort |
A contação de história na educação infantil |
author |
SANTOS, Tamira dos |
author_facet |
SANTOS, Tamira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Tamira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Ludicidade Escola Contação de história |
topic |
Educação infantil Ludicidade Escola Contação de história |
description |
Atualmente a ludicidade e a contação de histórias no âmbito escolar tem se mostrado escassa e pouco utilizada. O professor acaba ofertando ao aluno um ensino tradicionalista e maçante, onde o aluno perde o interesse e prazer pela aula. Diante do exposto, esse trabalho deu-se a partir do interesse em resgatar a ludicidade para as salas de aula, ao estudar sobre as histórias infantis e suas contribuições e também em compreender sua importância para o aprendizado do aluno, segundo o papel da contação de história no processo de ensino e aprendizagem e investigaremos as técnicas usadas no processo de contação de histórias na Educação Infantil. Desse modo, essa pesquisa bibliográfica se justifica por propiciar relevância sobre a importância da contação de histórias para a formação do imaginário infantil e da necessidade de conscientizar os pais e responsáveis, professores e demais pessoas, que interagem diretamente com as crianças sobre a importância da literatura, que associada ao processo de aquisição de leitura e dispensada de forma regular, pode formar o sujeito moral e psiquicamente, acarretando benefícios imensuráveis para a criança. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T11:58:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T11:58:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61140 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61140/1/TAMIRA_DOS_SANTOS.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61140/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d58e006031d33cc587e57e25e5407aa3 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460357739053056 |