Letramento digital na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Adalgiza Rodrigues da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=89035
Resumo: O Letramento Digital na Educação Infantil tem como perspectiva demonstrar a importância e a necessidade do indivíduo, desde os primeiros anos escolares, em fazer parte do mundo digital e ser beneficiado através de recursos digitais em sua aprendizagem referente ao processo de aquisição da leitura e da escrita. No cotidiano doméstico a criança tem contato com diversos recursos digitais (smartphones, tablets, dentre outros), no entanto, muitas vezes não os utiliza de maneira educativa, didática e significativa, tendo acesso até mesmo a conteúdos inapropriados para sua faixa etária ou ainda, pouco qualitativos. A proposta desta pesquisa é mostrar que é possível tornar significativo o uso de mídias digitais nas salas de aula de Educação Infantil, auxiliando educandos e educadores, em meio aos desafios que surgem no cotidiano destes ambientes escolares. A pesquisa foi realizada através do método bibliográfico, ou seja, a partir da análise de fontes secundárias, tais como livros e sites confiáveis. Diversos pensamentos de autores renomados foram confrontados com o intuito de investigar a importância do Letramento Digital na Educação Infantil. De acordo com a discussão, as mídias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano da criança e o letramento digital na educação infantil é uma excelente e eficaz ferramenta pedagógica. No entanto, existem fatores que dificultam o acesso a este recurso pedagógico, que vão desde a postura conservadora do professor e da sociedade em geral, em achar que somente o método de ensino tradicional é eficiente, assim como o despreparo e a resistência por parte de alguns professores em utilizar recursos digitais. Palavras-chave: Tecnologia. Educação Infantil. Letramento Digital. Aprendizagem. Mídias Digitais.
id UECE-0_31da9f3d719b537f12c76c03618dedb3
oai_identifier_str oai:uece.br:89035
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Letramento digital na educação infantilEducação infantil Letramento digital Mídias digitais Tecnologias digitaisO Letramento Digital na Educação Infantil tem como perspectiva demonstrar a importância e a necessidade do indivíduo, desde os primeiros anos escolares, em fazer parte do mundo digital e ser beneficiado através de recursos digitais em sua aprendizagem referente ao processo de aquisição da leitura e da escrita. No cotidiano doméstico a criança tem contato com diversos recursos digitais (smartphones, tablets, dentre outros), no entanto, muitas vezes não os utiliza de maneira educativa, didática e significativa, tendo acesso até mesmo a conteúdos inapropriados para sua faixa etária ou ainda, pouco qualitativos. A proposta desta pesquisa é mostrar que é possível tornar significativo o uso de mídias digitais nas salas de aula de Educação Infantil, auxiliando educandos e educadores, em meio aos desafios que surgem no cotidiano destes ambientes escolares. A pesquisa foi realizada através do método bibliográfico, ou seja, a partir da análise de fontes secundárias, tais como livros e sites confiáveis. Diversos pensamentos de autores renomados foram confrontados com o intuito de investigar a importância do Letramento Digital na Educação Infantil. De acordo com a discussão, as mídias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano da criança e o letramento digital na educação infantil é uma excelente e eficaz ferramenta pedagógica. No entanto, existem fatores que dificultam o acesso a este recurso pedagógico, que vão desde a postura conservadora do professor e da sociedade em geral, em achar que somente o método de ensino tradicional é eficiente, assim como o despreparo e a resistência por parte de alguns professores em utilizar recursos digitais. Palavras-chave: Tecnologia. Educação Infantil. Letramento Digital. Aprendizagem. Mídias Digitais.Digital Literacy in Early Childhood Education aims to demonstrate the importance and need of the individual, from the earliest school years, to be part of the digital world and be benefited through digital resources in their learning regarding the process of acquisition of reading and writing . In the domestic daily life, the child has contact with several digital resources (smartphones, tablets, among others), however, often does not use them in an educational, didactic and meaningful way, having access even to inappropriate contents for their age group or, qualitative. The purpose of this research is to show that it is possible to make significant use of digital media in children's education classrooms, helping educators and educators, amid the challenges that arise in the daily life of these school environments. The research was carried out through the bibliographic method, that is, from the analysis of secondary sources, such as books and reliable sites. Several thoughts of renowned authors were confronted with the intention of investigating the importance of Digital Literacy in Early Childhood Education. According to the discussion, digital media are increasingly present in children's daily life and digital literacy in children's education is an excellent and effective pedagogical tool. However, there are factors that hinder access to this pedagogical resource, ranging from the conservative posture of the teacher and society in general, to find that only the traditional teaching method is efficient, as well as the lack of preparation and resistance on the part of some teachers to use digital resources. Keywords: Technology. Child education. Digital Literacy. Learning. Digital Media.Universidade Estadual do CearáJairo Ferreira da Silva JúniorSilva, Márcia Adalgiza Rodrigues da2019-08-08T11:31:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=89035info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECE2019-08-08T11:31:39Zoai:uece.br:89035Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-08-08T11:31:39Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento digital na educação infantil
title Letramento digital na educação infantil
spellingShingle Letramento digital na educação infantil
Silva, Márcia Adalgiza Rodrigues da
Educação infantil
Letramento digital
Mídias digitais
Tecnologias digitais
title_short Letramento digital na educação infantil
title_full Letramento digital na educação infantil
title_fullStr Letramento digital na educação infantil
title_full_unstemmed Letramento digital na educação infantil
title_sort Letramento digital na educação infantil
author Silva, Márcia Adalgiza Rodrigues da
author_facet Silva, Márcia Adalgiza Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jairo Ferreira da Silva Júnior
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Adalgiza Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Letramento digital
Mídias digitais
Tecnologias digitais
topic Educação infantil
Letramento digital
Mídias digitais
Tecnologias digitais
description O Letramento Digital na Educação Infantil tem como perspectiva demonstrar a importância e a necessidade do indivíduo, desde os primeiros anos escolares, em fazer parte do mundo digital e ser beneficiado através de recursos digitais em sua aprendizagem referente ao processo de aquisição da leitura e da escrita. No cotidiano doméstico a criança tem contato com diversos recursos digitais (smartphones, tablets, dentre outros), no entanto, muitas vezes não os utiliza de maneira educativa, didática e significativa, tendo acesso até mesmo a conteúdos inapropriados para sua faixa etária ou ainda, pouco qualitativos. A proposta desta pesquisa é mostrar que é possível tornar significativo o uso de mídias digitais nas salas de aula de Educação Infantil, auxiliando educandos e educadores, em meio aos desafios que surgem no cotidiano destes ambientes escolares. A pesquisa foi realizada através do método bibliográfico, ou seja, a partir da análise de fontes secundárias, tais como livros e sites confiáveis. Diversos pensamentos de autores renomados foram confrontados com o intuito de investigar a importância do Letramento Digital na Educação Infantil. De acordo com a discussão, as mídias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano da criança e o letramento digital na educação infantil é uma excelente e eficaz ferramenta pedagógica. No entanto, existem fatores que dificultam o acesso a este recurso pedagógico, que vão desde a postura conservadora do professor e da sociedade em geral, em achar que somente o método de ensino tradicional é eficiente, assim como o despreparo e a resistência por parte de alguns professores em utilizar recursos digitais. Palavras-chave: Tecnologia. Educação Infantil. Letramento Digital. Aprendizagem. Mídias Digitais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-08-08T11:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=89035
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=89035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828295746091220992