Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47186 |
Resumo: | É factual que a pandemia causada pela ameaça do COVID-19, trouxe à tona uma carência na formação docente no tocante ao uso das Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação - TDIC. Com base nesse cenário, indagou-se sobre as possibilidades de modificação das práticas formativas que, antes da pandemia, eram realizadas de forma presencial. Assim, elegeu-se como questão de pesquisa quais as contribuições da formação online, na perspectiva do letramento digital, desenvolvida no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Natal, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino? Refletiu-se, ainda, se seria possível realizar uma formação docente online que conseguisse articular teoria e prática, com elementos da cultura digital. A partir desse contexto, surgiu a presente pesquisa que visou analisar as contribuições da Formação Online, na Perspectiva do Letramento Digital, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação - SME - de Natal/RN, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino. O referencial teórico do estudo pautou-se nas concepções de formação docente e de letramento digital, tendo Nóvoa (2019, 1988), Garcia (2005), Freire (2003, 2001, 2000), Buzato (2006, 2004, 2001) e Moreira e Schlemmer (2020), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com nuances de uma pesquisa- ação, com base empírica caracterizada como intervencionista. Os dados foram gerados por meio de registros dos chats no Meet, questionários eletrônicos, registros em notas de campo e entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Educação de Natal, envolvendo assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino, durante e com o desenvolvimento do curso de extensão I Formação Online realizada pela Secretaria de Educação de Natal/RN. A análise dos dados indicou que a formação on-line proporcionou impactos importantes no que se refere ao desenvolvimento de competências no âmbito pessoal e profissional dos participantes, ampliando os letramentos digitais, bem como, provocou desdobramentos na ação formativa da rede de ensino, que se reestruturou com e a partir do uso das tecnologias digitais. Também é possível afirmar que apesar do avanço das tecnologias digitais de comunicação e informação, há uma demanda por uma formação de professores que aproxime os docentes do mundo da cultura digital. Como produtos do estudo, além da dissertação, realizou-se uma formação online, devidamente registrada como Projeto de Extensão, além da produção de um “Guia para reuniões online" e uma "cartilha" que evidencia os principais aspectos do trabalho realizado no decurso da pesquisa. |
id |
UFRN_c09b894ab8dad5708d2340f595788011 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47186 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiroz, Noélia Barbosa Costa dehttp://lattes.cnpq.br/4302615247439846http://lattes.cnpq.br/5008583007971704Maia, Dennys Leitehttps://orcid.org/0000-0002-9536-2025http://lattes.cnpq.br/4047293288281493Nunes, Isabel Dillmannhttp://lattes.cnpq.br/2087785677186785Tavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoMoreira, Keila CruzPaiva, Maria Cristina Leandro de2022-05-12T22:18:12Z2022-05-12T22:18:12Z2021-12-10QUEIROZ, Noélia Barbosa Costa de. Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47186É factual que a pandemia causada pela ameaça do COVID-19, trouxe à tona uma carência na formação docente no tocante ao uso das Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação - TDIC. Com base nesse cenário, indagou-se sobre as possibilidades de modificação das práticas formativas que, antes da pandemia, eram realizadas de forma presencial. Assim, elegeu-se como questão de pesquisa quais as contribuições da formação online, na perspectiva do letramento digital, desenvolvida no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Natal, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino? Refletiu-se, ainda, se seria possível realizar uma formação docente online que conseguisse articular teoria e prática, com elementos da cultura digital. A partir desse contexto, surgiu a presente pesquisa que visou analisar as contribuições da Formação Online, na Perspectiva do Letramento Digital, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação - SME - de Natal/RN, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino. O referencial teórico do estudo pautou-se nas concepções de formação docente e de letramento digital, tendo Nóvoa (2019, 1988), Garcia (2005), Freire (2003, 2001, 2000), Buzato (2006, 2004, 2001) e Moreira e Schlemmer (2020), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com nuances de uma pesquisa- ação, com base empírica caracterizada como intervencionista. Os dados foram gerados por meio de registros dos chats no Meet, questionários eletrônicos, registros em notas de campo e entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Educação de Natal, envolvendo assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino, durante e com o desenvolvimento do curso de extensão I Formação Online realizada pela Secretaria de Educação de Natal/RN. A análise dos dados indicou que a formação on-line proporcionou impactos importantes no que se refere ao desenvolvimento de competências no âmbito pessoal e profissional dos participantes, ampliando os letramentos digitais, bem como, provocou desdobramentos na ação formativa da rede de ensino, que se reestruturou com e a partir do uso das tecnologias digitais. Também é possível afirmar que apesar do avanço das tecnologias digitais de comunicação e informação, há uma demanda por uma formação de professores que aproxime os docentes do mundo da cultura digital. Como produtos do estudo, além da dissertação, realizou-se uma formação online, devidamente registrada como Projeto de Extensão, além da produção de um “Guia para reuniões online" e uma "cartilha" que evidencia os principais aspectos do trabalho realizado no decurso da pesquisa.It is factual that the pandemic caused by the threat of COVID-19 has brought to the fore a lack of teacher training regarding the use of Digital Information and Communication Technology -TDIC. In this context, we asked about the possibilities of modification of the formative practices that, before the pandemic, were carried out in person. Thus, it was chosen as a research question what are the contributions of online training, from the perspective of digital literacy, developed within the scope of the Municipal Department of Education of Natal, for the training practice of pedagogical advisors and directors of teaching units? It was reflected whether it would be possible to carry out an online teacher training that could articulate theory and practice, with elements of digital culture. Hence the present research that aimed to analyze the contributions of Online Training, from the Perspective of Digital Literacy, offered by the Municipal Department of Education - SME - Natal / RN, for the formative practice of pedagogical advisors and directors of teaching units. The theoretical framework of the study was based on the conceptions of teacher education and digital literacy, with Nóvoa (2019, 1988), Garcia (2005), Freire (2003, 2001, 2000), Buzato (2006, 2004, 2001) e Moreira e Schlemmer (2020), among others, as reference authors in these areas of study. This is a qualitative research with nuances of an action research, based on empirical, characterized as interventionist. The data were generated through meet chat records, electronic questionnaires, field notes records, and semi-structured interviews. The study was carried out at the Municipal Department of Education of Natal, involving pedagogical advisors and directors of teaching units, during and with the development of the extension course “I Online Training” carried out by the Department of Education of Natal /RN. The data analysis indicates that online training has provided important impacts regarding the development of competencies in the personal and professional scope of participants, expanding digital literacies, as well as, caused developments in the formative action of the education network, which was restructured with and from the use of digital technologies. It is also possible to affirm that despite the advance of digital communication and information technologies, there is a demand for teacher training that brings teachers closer to the world of digital culture. As products of the study, in addition to the dissertation, an online training was carried out, duly registered as extension project, in addition to the production of a "Guide to online meetings" and a "booklet" that evidences the main aspects of the work performed in the course of the research.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilFormação docenteLetramento digitalTecnologias digitaisPandemiaFormação docente e letramento digital em contexto de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaodocenteletramento_Queiroz_2021.pdfapplication/pdf2444736https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47186/1/Formacaodocenteletramento_Queiroz_2021.pdfce783f04cd075836d03017e9a9798a68MD51123456789/471862022-05-12 19:18:57.638oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47186Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-12T22:18:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia |
title |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia |
spellingShingle |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia Queiroz, Noélia Barbosa Costa de Formação docente Letramento digital Tecnologias digitais Pandemia |
title_short |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia |
title_full |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia |
title_fullStr |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia |
title_full_unstemmed |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia |
title_sort |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia |
author |
Queiroz, Noélia Barbosa Costa de |
author_facet |
Queiroz, Noélia Barbosa Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4302615247439846 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5008583007971704 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Maia, Dennys Leite |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9536-2025 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4047293288281493 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Dillmann |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2087785677186785 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Moreira, Keila Cruz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Noélia Barbosa Costa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
contributor_str_mv |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Letramento digital Tecnologias digitais Pandemia |
topic |
Formação docente Letramento digital Tecnologias digitais Pandemia |
description |
É factual que a pandemia causada pela ameaça do COVID-19, trouxe à tona uma carência na formação docente no tocante ao uso das Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação - TDIC. Com base nesse cenário, indagou-se sobre as possibilidades de modificação das práticas formativas que, antes da pandemia, eram realizadas de forma presencial. Assim, elegeu-se como questão de pesquisa quais as contribuições da formação online, na perspectiva do letramento digital, desenvolvida no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Natal, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino? Refletiu-se, ainda, se seria possível realizar uma formação docente online que conseguisse articular teoria e prática, com elementos da cultura digital. A partir desse contexto, surgiu a presente pesquisa que visou analisar as contribuições da Formação Online, na Perspectiva do Letramento Digital, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação - SME - de Natal/RN, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino. O referencial teórico do estudo pautou-se nas concepções de formação docente e de letramento digital, tendo Nóvoa (2019, 1988), Garcia (2005), Freire (2003, 2001, 2000), Buzato (2006, 2004, 2001) e Moreira e Schlemmer (2020), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com nuances de uma pesquisa- ação, com base empírica caracterizada como intervencionista. Os dados foram gerados por meio de registros dos chats no Meet, questionários eletrônicos, registros em notas de campo e entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Educação de Natal, envolvendo assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino, durante e com o desenvolvimento do curso de extensão I Formação Online realizada pela Secretaria de Educação de Natal/RN. A análise dos dados indicou que a formação on-line proporcionou impactos importantes no que se refere ao desenvolvimento de competências no âmbito pessoal e profissional dos participantes, ampliando os letramentos digitais, bem como, provocou desdobramentos na ação formativa da rede de ensino, que se reestruturou com e a partir do uso das tecnologias digitais. Também é possível afirmar que apesar do avanço das tecnologias digitais de comunicação e informação, há uma demanda por uma formação de professores que aproxime os docentes do mundo da cultura digital. Como produtos do estudo, além da dissertação, realizou-se uma formação online, devidamente registrada como Projeto de Extensão, além da produção de um “Guia para reuniões online" e uma "cartilha" que evidencia os principais aspectos do trabalho realizado no decurso da pesquisa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-12T22:18:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-12T22:18:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUEIROZ, Noélia Barbosa Costa de. Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47186 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Noélia Barbosa Costa de. Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47186/1/Formacaodocenteletramento_Queiroz_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce783f04cd075836d03017e9a9798a68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686401934229504 |