O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Veronica Maria Nogueira
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14023
Resumo: E muito importante fazer um estudo analitico e sistematico da maneira como o livro didatico esta sendo usado atualmente, principalmente no que diz respeito as suas abordagens metodologicas nos livros de geografia tem gerado grandes discussoes por parte de alguns geografos, principalmente Jose William Vesentini e Vania Vlach. Nosso trabalho procura analisar essa tematica, focalizando o livro didatico como instrumento de reproducao da classe dominante e porque nao dizer, do sistema vigente. Diante de uma revisao bibliografica buscou-se tambem analisar a questao teorico-metodologica do mesmo, no tocante as suas abordagens tradicional e critica para, junto aos autores que tratam da tematica, despertar os profissionais da area e, assim contribuirmos com o sucesso do aluno. Sendo o livro o unico recurso didatico utilizado por professores e alunos, faz-se necessario criar metodos que levem o educando a compreender a relacao homem-meio, de forma mais ligada ao seu cotidiano e desse modo, adquirir uma consciencia critica da realidade. Objetivando destacar os pontos principais sobre o livro didatico, espera-se com este trabalho dar a contribuicao necessaria ao melhor desempenho do aluno, mostrando-o que a Geografia como Ciencia Social que e, tem grande importancia para a compreensao da organizacao e ocupacao do espaco, dando-lhe condicoes para o mesmo ser agente na sociedade em que vive.
id UECE-0_3fc02d00c72c3b6fb9c97f50eb939fef
oai_identifier_str oai:uece.br:14023
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling O Livro Didatico de Geografia: Abordagens MetodologicasGeografia - Livro DidaticoE muito importante fazer um estudo analitico e sistematico da maneira como o livro didatico esta sendo usado atualmente, principalmente no que diz respeito as suas abordagens metodologicas nos livros de geografia tem gerado grandes discussoes por parte de alguns geografos, principalmente Jose William Vesentini e Vania Vlach. Nosso trabalho procura analisar essa tematica, focalizando o livro didatico como instrumento de reproducao da classe dominante e porque nao dizer, do sistema vigente. Diante de uma revisao bibliografica buscou-se tambem analisar a questao teorico-metodologica do mesmo, no tocante as suas abordagens tradicional e critica para, junto aos autores que tratam da tematica, despertar os profissionais da area e, assim contribuirmos com o sucesso do aluno. Sendo o livro o unico recurso didatico utilizado por professores e alunos, faz-se necessario criar metodos que levem o educando a compreender a relacao homem-meio, de forma mais ligada ao seu cotidiano e desse modo, adquirir uma consciencia critica da realidade. Objetivando destacar os pontos principais sobre o livro didatico, espera-se com este trabalho dar a contribuicao necessaria ao melhor desempenho do aluno, mostrando-o que a Geografia como Ciencia Social que e, tem grande importancia para a compreensao da organizacao e ocupacao do espaco, dando-lhe condicoes para o mesmo ser agente na sociedade em que vive. Aldiva Sales DinizReis, Veronica Maria Nogueira2001-10-23T00:00:00Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14023info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:14023Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
title O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
spellingShingle O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
Reis, Veronica Maria Nogueira
Geografia - Livro Didatico
title_short O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
title_full O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
title_fullStr O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
title_full_unstemmed O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
title_sort O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
author Reis, Veronica Maria Nogueira
author_facet Reis, Veronica Maria Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aldiva Sales Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Veronica Maria Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Livro Didatico
topic Geografia - Livro Didatico
description E muito importante fazer um estudo analitico e sistematico da maneira como o livro didatico esta sendo usado atualmente, principalmente no que diz respeito as suas abordagens metodologicas nos livros de geografia tem gerado grandes discussoes por parte de alguns geografos, principalmente Jose William Vesentini e Vania Vlach. Nosso trabalho procura analisar essa tematica, focalizando o livro didatico como instrumento de reproducao da classe dominante e porque nao dizer, do sistema vigente. Diante de uma revisao bibliografica buscou-se tambem analisar a questao teorico-metodologica do mesmo, no tocante as suas abordagens tradicional e critica para, junto aos autores que tratam da tematica, despertar os profissionais da area e, assim contribuirmos com o sucesso do aluno. Sendo o livro o unico recurso didatico utilizado por professores e alunos, faz-se necessario criar metodos que levem o educando a compreender a relacao homem-meio, de forma mais ligada ao seu cotidiano e desse modo, adquirir uma consciencia critica da realidade. Objetivando destacar os pontos principais sobre o livro didatico, espera-se com este trabalho dar a contribuicao necessaria ao melhor desempenho do aluno, mostrando-o que a Geografia como Ciencia Social que e, tem grande importancia para a compreensao da organizacao e ocupacao do espaco, dando-lhe condicoes para o mesmo ser agente na sociedade em que vive.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2001-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14023
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240067063185408