O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14023 |
Resumo: | E muito importante fazer um estudo analitico e sistematico da maneira como o livro didatico esta sendo usado atualmente, principalmente no que diz respeito as suas abordagens metodologicas nos livros de geografia tem gerado grandes discussoes por parte de alguns geografos, principalmente Jose William Vesentini e Vania Vlach. Nosso trabalho procura analisar essa tematica, focalizando o livro didatico como instrumento de reproducao da classe dominante e porque nao dizer, do sistema vigente. Diante de uma revisao bibliografica buscou-se tambem analisar a questao teorico-metodologica do mesmo, no tocante as suas abordagens tradicional e critica para, junto aos autores que tratam da tematica, despertar os profissionais da area e, assim contribuirmos com o sucesso do aluno. Sendo o livro o unico recurso didatico utilizado por professores e alunos, faz-se necessario criar metodos que levem o educando a compreender a relacao homem-meio, de forma mais ligada ao seu cotidiano e desse modo, adquirir uma consciencia critica da realidade. Objetivando destacar os pontos principais sobre o livro didatico, espera-se com este trabalho dar a contribuicao necessaria ao melhor desempenho do aluno, mostrando-o que a Geografia como Ciencia Social que e, tem grande importancia para a compreensao da organizacao e ocupacao do espaco, dando-lhe condicoes para o mesmo ser agente na sociedade em que vive. |
id |
UECE-0_3fc02d00c72c3b6fb9c97f50eb939fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:14023 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens MetodologicasGeografia - Livro DidaticoE muito importante fazer um estudo analitico e sistematico da maneira como o livro didatico esta sendo usado atualmente, principalmente no que diz respeito as suas abordagens metodologicas nos livros de geografia tem gerado grandes discussoes por parte de alguns geografos, principalmente Jose William Vesentini e Vania Vlach. Nosso trabalho procura analisar essa tematica, focalizando o livro didatico como instrumento de reproducao da classe dominante e porque nao dizer, do sistema vigente. Diante de uma revisao bibliografica buscou-se tambem analisar a questao teorico-metodologica do mesmo, no tocante as suas abordagens tradicional e critica para, junto aos autores que tratam da tematica, despertar os profissionais da area e, assim contribuirmos com o sucesso do aluno. Sendo o livro o unico recurso didatico utilizado por professores e alunos, faz-se necessario criar metodos que levem o educando a compreender a relacao homem-meio, de forma mais ligada ao seu cotidiano e desse modo, adquirir uma consciencia critica da realidade. Objetivando destacar os pontos principais sobre o livro didatico, espera-se com este trabalho dar a contribuicao necessaria ao melhor desempenho do aluno, mostrando-o que a Geografia como Ciencia Social que e, tem grande importancia para a compreensao da organizacao e ocupacao do espaco, dando-lhe condicoes para o mesmo ser agente na sociedade em que vive. Aldiva Sales DinizReis, Veronica Maria Nogueira2001-10-23T00:00:00Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14023info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:14023Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas |
title |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas |
spellingShingle |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas Reis, Veronica Maria Nogueira Geografia - Livro Didatico |
title_short |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas |
title_full |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas |
title_fullStr |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas |
title_full_unstemmed |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas |
title_sort |
O Livro Didatico de Geografia: Abordagens Metodologicas |
author |
Reis, Veronica Maria Nogueira |
author_facet |
Reis, Veronica Maria Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aldiva Sales Diniz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Veronica Maria Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Livro Didatico |
topic |
Geografia - Livro Didatico |
description |
E muito importante fazer um estudo analitico e sistematico da maneira como o livro didatico esta sendo usado atualmente, principalmente no que diz respeito as suas abordagens metodologicas nos livros de geografia tem gerado grandes discussoes por parte de alguns geografos, principalmente Jose William Vesentini e Vania Vlach. Nosso trabalho procura analisar essa tematica, focalizando o livro didatico como instrumento de reproducao da classe dominante e porque nao dizer, do sistema vigente. Diante de uma revisao bibliografica buscou-se tambem analisar a questao teorico-metodologica do mesmo, no tocante as suas abordagens tradicional e critica para, junto aos autores que tratam da tematica, despertar os profissionais da area e, assim contribuirmos com o sucesso do aluno. Sendo o livro o unico recurso didatico utilizado por professores e alunos, faz-se necessario criar metodos que levem o educando a compreender a relacao homem-meio, de forma mais ligada ao seu cotidiano e desse modo, adquirir uma consciencia critica da realidade. Objetivando destacar os pontos principais sobre o livro didatico, espera-se com este trabalho dar a contribuicao necessaria ao melhor desempenho do aluno, mostrando-o que a Geografia como Ciencia Social que e, tem grande importancia para a compreensao da organizacao e ocupacao do espaco, dando-lhe condicoes para o mesmo ser agente na sociedade em que vive. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 2001-10-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14023 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828240067063185408 |