A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Darlan Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104787
Resumo: <div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção de textos realizada por meio de uma Sequência Didática de estudantes do 6º ano</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">da escola Municipal Sebastião de Abreu, pertencente ao Sistema Municipal de Educação de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Fortaleza, é objeto de estudo desta monografia cujo objetivo geral foi analisar a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">do gênero poema por meio de uma Sequência Didática, bem como, verificar os elementos que</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">constituem o gênero poema presentes em três versões poéticas produzidas pelos mesmos e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">observar a temática mais recorrente nessas versões.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção textual foi realizada seguindo os procedimentos metodológicos das oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aplicadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação -</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">MEC e da Fundação Itaú Social com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. Essa olimpíada estimula as escolas a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">participarem do concurso, através da formação docente, na área de gêneros textuais e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">incentiva os estudantes a elaborarem textos para posterior premiação e publicação. A escrita</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de texto do gênero orientado pelo concurso foi o poema, com base em um Sequência Didática.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esse método baseou-se na escrita processual de Passarelli (2012) em que, a partir de uma</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">primeira produção de texto, os estudantes vão aprimorando sua escrita por meio de oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">didáticas; nesse estudo, realizou-se cinco oficinas com a intervenção do professor-pesquisador</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">até chegar a uma versão elaborada do gênero em questão. Apoiamo-nos, em Bakhtin, (1997)</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">no qual a linguagem humana e suas interfaces se baseiam e resultam da interação entre os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">indivíduos e dos contextos que estão inseridos. Recorremos aos teóricos Dolz e Schneuwly,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">(2004) para nos aprofundarmos acerca da Sequência Didática aplicada ao ensino do gênero</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">textual. Além disso, os estudos referentes ao poema, teve suporte nas teorias dos gêneros</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">literários, principalmente, o lírico e toda a gama de conceitos que esse abarca. Recorremos a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Stalloni (2007) que considera o poema como gênero literário pelos critérios da subjetividade e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">pelo critério da não-ficção. A conceituação específica de poema e suas características teve</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">como base teórica os estudos de Candido (1996) e Norma Goldstein (2011). O estudo analisou</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o domínio dos estudantes sobre a produção de poema em sua primeira versão e a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dos recursos que o compõe. Comparou-se também duas versões do texto, a primeira e a última</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">quanto a progressão temática e uso dos principais recursos poéticos que cada estudante</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apresentou. A partir dessa análise foi possível perceber que os estudantes do 6º ano do ensino</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">fundamental de uma escola pública, no nível dessa escolaridade, dominam as características</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">principais do gênero poema, sendo possível sistematizar saberes e adquirir novos quanto ao</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">gênero por meio de uma Sequência Didática e quando surgiram algumas incoerências foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">corrigidas pela mesma.</span></font></div><hr id="null"/><hr id="null"/>
id UECE-0_48930a7089189b49126ca84a4d9e8d8d
oai_identifier_str oai:uece.br:104787
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didáticaGêneros literários Gêneros textuais Produção de poemas Sequência didática<div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção de textos realizada por meio de uma Sequência Didática de estudantes do 6º ano</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">da escola Municipal Sebastião de Abreu, pertencente ao Sistema Municipal de Educação de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Fortaleza, é objeto de estudo desta monografia cujo objetivo geral foi analisar a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">do gênero poema por meio de uma Sequência Didática, bem como, verificar os elementos que</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">constituem o gênero poema presentes em três versões poéticas produzidas pelos mesmos e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">observar a temática mais recorrente nessas versões.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção textual foi realizada seguindo os procedimentos metodológicos das oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aplicadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação -</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">MEC e da Fundação Itaú Social com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. Essa olimpíada estimula as escolas a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">participarem do concurso, através da formação docente, na área de gêneros textuais e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">incentiva os estudantes a elaborarem textos para posterior premiação e publicação. A escrita</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de texto do gênero orientado pelo concurso foi o poema, com base em um Sequência Didática.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esse método baseou-se na escrita processual de Passarelli (2012) em que, a partir de uma</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">primeira produção de texto, os estudantes vão aprimorando sua escrita por meio de oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">didáticas; nesse estudo, realizou-se cinco oficinas com a intervenção do professor-pesquisador</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">até chegar a uma versão elaborada do gênero em questão. Apoiamo-nos, em Bakhtin, (1997)</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">no qual a linguagem humana e suas interfaces se baseiam e resultam da interação entre os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">indivíduos e dos contextos que estão inseridos. Recorremos aos teóricos Dolz e Schneuwly,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">(2004) para nos aprofundarmos acerca da Sequência Didática aplicada ao ensino do gênero</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">textual. Além disso, os estudos referentes ao poema, teve suporte nas teorias dos gêneros</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">literários, principalmente, o lírico e toda a gama de conceitos que esse abarca. Recorremos a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Stalloni (2007) que considera o poema como gênero literário pelos critérios da subjetividade e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">pelo critério da não-ficção. A conceituação específica de poema e suas características teve</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">como base teórica os estudos de Candido (1996) e Norma Goldstein (2011). O estudo analisou</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o domínio dos estudantes sobre a produção de poema em sua primeira versão e a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dos recursos que o compõe. Comparou-se também duas versões do texto, a primeira e a última</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">quanto a progressão temática e uso dos principais recursos poéticos que cada estudante</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apresentou. A partir dessa análise foi possível perceber que os estudantes do 6º ano do ensino</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">fundamental de uma escola pública, no nível dessa escolaridade, dominam as características</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">principais do gênero poema, sendo possível sistematizar saberes e adquirir novos quanto ao</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">gênero por meio de uma Sequência Didática e quando surgiram algumas incoerências foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">corrigidas pela mesma.</span></font></div><hr id="null"/><hr id="null"/>Universidade Estadual do CearáMonica de Souza SerafimPaiva, Darlan Lima2022-01-21T15:23:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104787info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2022-01-21T15:23:26Zoai:uece.br:104787Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2022-01-21T15:23:26Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
title A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
spellingShingle A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
Paiva, Darlan Lima
Gêneros literários
Gêneros textuais
Produção de poemas
Sequência didática
title_short A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
title_full A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
title_fullStr A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
title_full_unstemmed A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
title_sort A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
author Paiva, Darlan Lima
author_facet Paiva, Darlan Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monica de Souza Serafim
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Darlan Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros literários
Gêneros textuais
Produção de poemas
Sequência didática
topic Gêneros literários
Gêneros textuais
Produção de poemas
Sequência didática
description <div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção de textos realizada por meio de uma Sequência Didática de estudantes do 6º ano</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">da escola Municipal Sebastião de Abreu, pertencente ao Sistema Municipal de Educação de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Fortaleza, é objeto de estudo desta monografia cujo objetivo geral foi analisar a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">do gênero poema por meio de uma Sequência Didática, bem como, verificar os elementos que</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">constituem o gênero poema presentes em três versões poéticas produzidas pelos mesmos e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">observar a temática mais recorrente nessas versões.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção textual foi realizada seguindo os procedimentos metodológicos das oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aplicadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação -</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">MEC e da Fundação Itaú Social com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. Essa olimpíada estimula as escolas a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">participarem do concurso, através da formação docente, na área de gêneros textuais e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">incentiva os estudantes a elaborarem textos para posterior premiação e publicação. A escrita</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de texto do gênero orientado pelo concurso foi o poema, com base em um Sequência Didática.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esse método baseou-se na escrita processual de Passarelli (2012) em que, a partir de uma</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">primeira produção de texto, os estudantes vão aprimorando sua escrita por meio de oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">didáticas; nesse estudo, realizou-se cinco oficinas com a intervenção do professor-pesquisador</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">até chegar a uma versão elaborada do gênero em questão. Apoiamo-nos, em Bakhtin, (1997)</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">no qual a linguagem humana e suas interfaces se baseiam e resultam da interação entre os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">indivíduos e dos contextos que estão inseridos. Recorremos aos teóricos Dolz e Schneuwly,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">(2004) para nos aprofundarmos acerca da Sequência Didática aplicada ao ensino do gênero</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">textual. Além disso, os estudos referentes ao poema, teve suporte nas teorias dos gêneros</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">literários, principalmente, o lírico e toda a gama de conceitos que esse abarca. Recorremos a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Stalloni (2007) que considera o poema como gênero literário pelos critérios da subjetividade e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">pelo critério da não-ficção. A conceituação específica de poema e suas características teve</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">como base teórica os estudos de Candido (1996) e Norma Goldstein (2011). O estudo analisou</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o domínio dos estudantes sobre a produção de poema em sua primeira versão e a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dos recursos que o compõe. Comparou-se também duas versões do texto, a primeira e a última</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">quanto a progressão temática e uso dos principais recursos poéticos que cada estudante</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apresentou. A partir dessa análise foi possível perceber que os estudantes do 6º ano do ensino</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">fundamental de uma escola pública, no nível dessa escolaridade, dominam as características</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">principais do gênero poema, sendo possível sistematizar saberes e adquirir novos quanto ao</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">gênero por meio de uma Sequência Didática e quando surgiram algumas incoerências foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">corrigidas pela mesma.</span></font></div><hr id="null"/><hr id="null"/>
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-01-21T15:23:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104787
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240308016513024