A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104787 |
Resumo: | <div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção de textos realizada por meio de uma Sequência Didática de estudantes do 6º ano</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">da escola Municipal Sebastião de Abreu, pertencente ao Sistema Municipal de Educação de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Fortaleza, é objeto de estudo desta monografia cujo objetivo geral foi analisar a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">do gênero poema por meio de uma Sequência Didática, bem como, verificar os elementos que</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">constituem o gênero poema presentes em três versões poéticas produzidas pelos mesmos e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">observar a temática mais recorrente nessas versões.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção textual foi realizada seguindo os procedimentos metodológicos das oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aplicadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação -</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">MEC e da Fundação Itaú Social com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Educação, Cultura e Ação Comunitária Cenpec. Essa olimpíada estimula as escolas a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">participarem do concurso, através da formação docente, na área de gêneros textuais e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">incentiva os estudantes a elaborarem textos para posterior premiação e publicação. A escrita</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de texto do gênero orientado pelo concurso foi o poema, com base em um Sequência Didática.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esse método baseou-se na escrita processual de Passarelli (2012) em que, a partir de uma</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">primeira produção de texto, os estudantes vão aprimorando sua escrita por meio de oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">didáticas; nesse estudo, realizou-se cinco oficinas com a intervenção do professor-pesquisador</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">até chegar a uma versão elaborada do gênero em questão. Apoiamo-nos, em Bakhtin, (1997)</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">no qual a linguagem humana e suas interfaces se baseiam e resultam da interação entre os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">indivíduos e dos contextos que estão inseridos. Recorremos aos teóricos Dolz e Schneuwly,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">(2004) para nos aprofundarmos acerca da Sequência Didática aplicada ao ensino do gênero</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">textual. Além disso, os estudos referentes ao poema, teve suporte nas teorias dos gêneros</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">literários, principalmente, o lírico e toda a gama de conceitos que esse abarca. Recorremos a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Stalloni (2007) que considera o poema como gênero literário pelos critérios da subjetividade e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">pelo critério da não-ficção. A conceituação específica de poema e suas características teve</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">como base teórica os estudos de Candido (1996) e Norma Goldstein (2011). O estudo analisou</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o domínio dos estudantes sobre a produção de poema em sua primeira versão e a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dos recursos que o compõe. Comparou-se também duas versões do texto, a primeira e a última</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">quanto a progressão temática e uso dos principais recursos poéticos que cada estudante</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apresentou. A partir dessa análise foi possível perceber que os estudantes do 6º ano do ensino</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">fundamental de uma escola pública, no nível dessa escolaridade, dominam as características</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">principais do gênero poema, sendo possível sistematizar saberes e adquirir novos quanto ao</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">gênero por meio de uma Sequência Didática e quando surgiram algumas incoerências foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">corrigidas pela mesma.</span></font></div><hr id="null"/><hr id="null"/> |
id |
UECE-0_48930a7089189b49126ca84a4d9e8d8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:104787 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didáticaGêneros literários Gêneros textuais Produção de poemas Sequência didática<div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção de textos realizada por meio de uma Sequência Didática de estudantes do 6º ano</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">da escola Municipal Sebastião de Abreu, pertencente ao Sistema Municipal de Educação de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Fortaleza, é objeto de estudo desta monografia cujo objetivo geral foi analisar a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">do gênero poema por meio de uma Sequência Didática, bem como, verificar os elementos que</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">constituem o gênero poema presentes em três versões poéticas produzidas pelos mesmos e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">observar a temática mais recorrente nessas versões.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção textual foi realizada seguindo os procedimentos metodológicos das oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aplicadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação -</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">MEC e da Fundação Itaú Social com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Educação, Cultura e Ação Comunitária Cenpec. Essa olimpíada estimula as escolas a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">participarem do concurso, através da formação docente, na área de gêneros textuais e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">incentiva os estudantes a elaborarem textos para posterior premiação e publicação. A escrita</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de texto do gênero orientado pelo concurso foi o poema, com base em um Sequência Didática.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esse método baseou-se na escrita processual de Passarelli (2012) em que, a partir de uma</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">primeira produção de texto, os estudantes vão aprimorando sua escrita por meio de oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">didáticas; nesse estudo, realizou-se cinco oficinas com a intervenção do professor-pesquisador</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">até chegar a uma versão elaborada do gênero em questão. Apoiamo-nos, em Bakhtin, (1997)</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">no qual a linguagem humana e suas interfaces se baseiam e resultam da interação entre os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">indivíduos e dos contextos que estão inseridos. Recorremos aos teóricos Dolz e Schneuwly,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">(2004) para nos aprofundarmos acerca da Sequência Didática aplicada ao ensino do gênero</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">textual. Além disso, os estudos referentes ao poema, teve suporte nas teorias dos gêneros</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">literários, principalmente, o lírico e toda a gama de conceitos que esse abarca. Recorremos a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Stalloni (2007) que considera o poema como gênero literário pelos critérios da subjetividade e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">pelo critério da não-ficção. A conceituação específica de poema e suas características teve</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">como base teórica os estudos de Candido (1996) e Norma Goldstein (2011). O estudo analisou</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o domínio dos estudantes sobre a produção de poema em sua primeira versão e a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dos recursos que o compõe. Comparou-se também duas versões do texto, a primeira e a última</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">quanto a progressão temática e uso dos principais recursos poéticos que cada estudante</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apresentou. A partir dessa análise foi possível perceber que os estudantes do 6º ano do ensino</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">fundamental de uma escola pública, no nível dessa escolaridade, dominam as características</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">principais do gênero poema, sendo possível sistematizar saberes e adquirir novos quanto ao</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">gênero por meio de uma Sequência Didática e quando surgiram algumas incoerências foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">corrigidas pela mesma.</span></font></div><hr id="null"/><hr id="null"/>Universidade Estadual do CearáMonica de Souza SerafimPaiva, Darlan Lima2022-01-21T15:23:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104787info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2022-01-21T15:23:26Zoai:uece.br:104787Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2022-01-21T15:23:26Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática |
title |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática |
spellingShingle |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática Paiva, Darlan Lima Gêneros literários Gêneros textuais Produção de poemas Sequência didática |
title_short |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática |
title_full |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática |
title_fullStr |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática |
title_full_unstemmed |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática |
title_sort |
A produção de poemas de alunos do 6º ano de uma escola pública por meio de uma sequência didática |
author |
Paiva, Darlan Lima |
author_facet |
Paiva, Darlan Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monica de Souza Serafim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Darlan Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros literários Gêneros textuais Produção de poemas Sequência didática |
topic |
Gêneros literários Gêneros textuais Produção de poemas Sequência didática |
description |
<div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção de textos realizada por meio de uma Sequência Didática de estudantes do 6º ano</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">da escola Municipal Sebastião de Abreu, pertencente ao Sistema Municipal de Educação de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Fortaleza, é objeto de estudo desta monografia cujo objetivo geral foi analisar a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">do gênero poema por meio de uma Sequência Didática, bem como, verificar os elementos que</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">constituem o gênero poema presentes em três versões poéticas produzidas pelos mesmos e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">observar a temática mais recorrente nessas versões.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A produção textual foi realizada seguindo os procedimentos metodológicos das oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aplicadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação -</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">MEC e da Fundação Itaú Social com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Educação, Cultura e Ação Comunitária Cenpec. Essa olimpíada estimula as escolas a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">participarem do concurso, através da formação docente, na área de gêneros textuais e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">incentiva os estudantes a elaborarem textos para posterior premiação e publicação. A escrita</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de texto do gênero orientado pelo concurso foi o poema, com base em um Sequência Didática.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esse método baseou-se na escrita processual de Passarelli (2012) em que, a partir de uma</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">primeira produção de texto, os estudantes vão aprimorando sua escrita por meio de oficinas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">didáticas; nesse estudo, realizou-se cinco oficinas com a intervenção do professor-pesquisador</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">até chegar a uma versão elaborada do gênero em questão. Apoiamo-nos, em Bakhtin, (1997)</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">no qual a linguagem humana e suas interfaces se baseiam e resultam da interação entre os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">indivíduos e dos contextos que estão inseridos. Recorremos aos teóricos Dolz e Schneuwly,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">(2004) para nos aprofundarmos acerca da Sequência Didática aplicada ao ensino do gênero</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">textual. Além disso, os estudos referentes ao poema, teve suporte nas teorias dos gêneros</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">literários, principalmente, o lírico e toda a gama de conceitos que esse abarca. Recorremos a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Stalloni (2007) que considera o poema como gênero literário pelos critérios da subjetividade e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">pelo critério da não-ficção. A conceituação específica de poema e suas características teve</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">como base teórica os estudos de Candido (1996) e Norma Goldstein (2011). O estudo analisou</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o domínio dos estudantes sobre a produção de poema em sua primeira versão e a apropriação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">dos recursos que o compõe. Comparou-se também duas versões do texto, a primeira e a última</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">quanto a progressão temática e uso dos principais recursos poéticos que cada estudante</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apresentou. A partir dessa análise foi possível perceber que os estudantes do 6º ano do ensino</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">fundamental de uma escola pública, no nível dessa escolaridade, dominam as características</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">principais do gênero poema, sendo possível sistematizar saberes e adquirir novos quanto ao</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">gênero por meio de uma Sequência Didática e quando surgiram algumas incoerências foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">corrigidas pela mesma.</span></font></div><hr id="null"/><hr id="null"/> |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-01-21T15:23:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104787 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828240308016513024 |