SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831 |
Resumo: | Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua. |
id |
UFRGS-12_55d6a031fbfabce8c81d3ce05f948293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/67831 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAISGramáticagêneros textuaissequência didática.Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6783110.22456/2236-6385.67831Cadernos do IL; n. 55 (2017); 130-1472236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ivan Vale de2018-11-24T15:59:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/67831Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2018-11-24T15:59:14Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS |
title |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS |
spellingShingle |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS Sousa, Ivan Vale de Gramática gêneros textuais sequência didática. |
title_short |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS |
title_full |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS |
title_fullStr |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS |
title_sort |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS |
author |
Sousa, Ivan Vale de |
author_facet |
Sousa, Ivan Vale de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ivan Vale de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática gêneros textuais sequência didática. |
topic |
Gramática gêneros textuais sequência didática. |
description |
Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831 10.22456/2236-6385.67831 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.67831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do IL info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do IL |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 55 (2017); 130-147 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223963029504 |