SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ivan Vale de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831
Resumo: Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua.
id UFRGS-12_55d6a031fbfabce8c81d3ce05f948293
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67831
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAISGramáticagêneros textuaissequência didática.Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6783110.22456/2236-6385.67831Cadernos do IL; n. 55 (2017); 130-1472236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ivan Vale de2018-11-24T15:59:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/67831Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2018-11-24T15:59:14Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
title SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
spellingShingle SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
Sousa, Ivan Vale de
Gramática
gêneros textuais
sequência didática.
title_short SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
title_full SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
title_fullStr SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
title_full_unstemmed SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
title_sort SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
author Sousa, Ivan Vale de
author_facet Sousa, Ivan Vale de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ivan Vale de
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
gêneros textuais
sequência didática.
topic Gramática
gêneros textuais
sequência didática.
description Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831
10.22456/2236-6385.67831
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 55 (2017); 130-147
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223963029504