Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Barbara Lorena Torres
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99556
Resumo: O contexto do Ensino Superior se caracteriza como uma importante etapa da formação profissional, proporcionando o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, pode desencadear situações estressantes e adoecimento psíquico devido aos desafios presentes nele. Nesse sentido, as estratégias de coping utilizadas pelos estudantes podem auxiliá-los no enfrentamento do estresse e em uma melhor adaptação acadêmica. Por isso, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes no Ensino Superior. Foram recuperados e analisados artigos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados SciELO, BVS e Periódicos Capes, tendo sido encontrados 245 trabalhos listados, dos quais 18 preencheram os critérios de inclusão. A partir da análise, identificou-se que o eixo central das pesquisas foi investigar a relação entre coping e outras variáveis de saúde psíquica.
id UECE-0_b55f9024dd6dea9a423dc72cb92e5686
oai_identifier_str oai:uece.br:99556
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literaturaO contexto do Ensino Superior se caracteriza como uma importante etapa da formação profissional, proporcionando o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, pode desencadear situações estressantes e adoecimento psíquico devido aos desafios presentes nele. Nesse sentido, as estratégias de coping utilizadas pelos estudantes podem auxiliá-los no enfrentamento do estresse e em uma melhor adaptação acadêmica. Por isso, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes no Ensino Superior. Foram recuperados e analisados artigos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados SciELO, BVS e Periódicos Capes, tendo sido encontrados 245 trabalhos listados, dos quais 18 preencheram os critérios de inclusão. A partir da análise, identificou-se que o eixo central das pesquisas foi investigar a relação entre coping e outras variáveis de saúde psíquica. The higher education context is characterized as an important stage of vocational training, providing the development of students. However, it can trigger stressful situations and mental illness due to the challenges present in it. In this way, the coping strategies used by students can help them to cope with stress and to have a better academic adaptation. Therefore, this study aimed to perform an integrative review of the literature about coping strategies used by students in higher education. Articles published in the last five years in SciELO, BVS and Capes Periodicals databases were retrieved and analyzed, and 245 studies were found, of which 18 met the inclusion criteria. From the analysis, it was identified that central axis of researches was to investigate the relationship between coping and other psychic health variables. Universidade Estadual do CearáLAYZA CASTELO BRANCO MENDESQueiroz, Barbara Lorena Torres2021-03-10T20:27:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99556info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2021-03-10T20:27:19Zoai:uece.br:99556Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2021-03-10T20:27:19Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
title Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
spellingShingle Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
Queiroz, Barbara Lorena Torres
title_short Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
title_full Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
title_fullStr Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
title_sort Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
author Queiroz, Barbara Lorena Torres
author_facet Queiroz, Barbara Lorena Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LAYZA CASTELO BRANCO MENDES
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Barbara Lorena Torres
dc.subject.none.fl_str_mv
description O contexto do Ensino Superior se caracteriza como uma importante etapa da formação profissional, proporcionando o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, pode desencadear situações estressantes e adoecimento psíquico devido aos desafios presentes nele. Nesse sentido, as estratégias de coping utilizadas pelos estudantes podem auxiliá-los no enfrentamento do estresse e em uma melhor adaptação acadêmica. Por isso, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes no Ensino Superior. Foram recuperados e analisados artigos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados SciELO, BVS e Periódicos Capes, tendo sido encontrados 245 trabalhos listados, dos quais 18 preencheram os critérios de inclusão. A partir da análise, identificou-se que o eixo central das pesquisas foi investigar a relação entre coping e outras variáveis de saúde psíquica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-10T20:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99556
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240277451571200