Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99556 |
Resumo: | O contexto do Ensino Superior se caracteriza como uma importante etapa da formação profissional, proporcionando o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, pode desencadear situações estressantes e adoecimento psíquico devido aos desafios presentes nele. Nesse sentido, as estratégias de coping utilizadas pelos estudantes podem auxiliá-los no enfrentamento do estresse e em uma melhor adaptação acadêmica. Por isso, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes no Ensino Superior. Foram recuperados e analisados artigos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados SciELO, BVS e Periódicos Capes, tendo sido encontrados 245 trabalhos listados, dos quais 18 preencheram os critérios de inclusão. A partir da análise, identificou-se que o eixo central das pesquisas foi investigar a relação entre coping e outras variáveis de saúde psíquica. |
id |
UECE-0_b55f9024dd6dea9a423dc72cb92e5686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:99556 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literaturaO contexto do Ensino Superior se caracteriza como uma importante etapa da formação profissional, proporcionando o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, pode desencadear situações estressantes e adoecimento psíquico devido aos desafios presentes nele. Nesse sentido, as estratégias de coping utilizadas pelos estudantes podem auxiliá-los no enfrentamento do estresse e em uma melhor adaptação acadêmica. Por isso, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes no Ensino Superior. Foram recuperados e analisados artigos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados SciELO, BVS e Periódicos Capes, tendo sido encontrados 245 trabalhos listados, dos quais 18 preencheram os critérios de inclusão. A partir da análise, identificou-se que o eixo central das pesquisas foi investigar a relação entre coping e outras variáveis de saúde psíquica. The higher education context is characterized as an important stage of vocational training, providing the development of students. However, it can trigger stressful situations and mental illness due to the challenges present in it. In this way, the coping strategies used by students can help them to cope with stress and to have a better academic adaptation. Therefore, this study aimed to perform an integrative review of the literature about coping strategies used by students in higher education. Articles published in the last five years in SciELO, BVS and Capes Periodicals databases were retrieved and analyzed, and 245 studies were found, of which 18 met the inclusion criteria. From the analysis, it was identified that central axis of researches was to investigate the relationship between coping and other psychic health variables. Universidade Estadual do CearáLAYZA CASTELO BRANCO MENDESQueiroz, Barbara Lorena Torres2021-03-10T20:27:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99556info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2021-03-10T20:27:19Zoai:uece.br:99556Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2021-03-10T20:27:19Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura |
title |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura |
spellingShingle |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura Queiroz, Barbara Lorena Torres |
title_short |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura |
title_full |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura |
title_fullStr |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura |
title_full_unstemmed |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura |
title_sort |
Estratégias de coping no Ensino Superior: uma revisão integrativa de literatura |
author |
Queiroz, Barbara Lorena Torres |
author_facet |
Queiroz, Barbara Lorena Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LAYZA CASTELO BRANCO MENDES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Barbara Lorena Torres |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O contexto do Ensino Superior se caracteriza como uma importante etapa da formação profissional, proporcionando o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, pode desencadear situações estressantes e adoecimento psíquico devido aos desafios presentes nele. Nesse sentido, as estratégias de coping utilizadas pelos estudantes podem auxiliá-los no enfrentamento do estresse e em uma melhor adaptação acadêmica. Por isso, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes no Ensino Superior. Foram recuperados e analisados artigos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados SciELO, BVS e Periódicos Capes, tendo sido encontrados 245 trabalhos listados, dos quais 18 preencheram os critérios de inclusão. A partir da análise, identificou-se que o eixo central das pesquisas foi investigar a relação entre coping e outras variáveis de saúde psíquica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-10T20:27:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99556 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828240277451571200 |