Estratégias de coping frente à síndrome de burnout entre os professores: uma revisão integrativa da literatura nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextos Clínicos |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2018.113.10 |
Resumo: | Atualmente, existe um aumento da prevalência da Síndrome de burnout nos docentes brasileiros. Para além dos prejuízos que essa condição causa aos professores, destaca-se uma crescente preocupação relacionada também com seus impactos na qualidade de ensino das instituições educativas. Para contribuir para o combate a essa problemática, o presente estudo teve como objetivo investigar as estratégias de coping utilizadas pelos docentes frente à síndrome de burnout. O método adotado para a elaboração deste trabalho foi a revisão integrativa da literatura. As buscas por artigos empíricos foram conduzidas nas bases de dados virtuais Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic). Foram encontrados quatro estudos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Com base nesses estudos, foi observada a predominância de três estratégias de coping utilizadas pelos professores: (1) estratégias de coping com foco no problema; (2) estratégias de coping com foco na emoção; e (3) estratégias de coping de evitação. Concluiu-se que as primeiras são positivas e podem auxiliar na prevenção e redução dos sintomas da síndrome de burnout, as segundas podem ser positivas ou negativas, e as terceiras são negativas, na medida em que contribuem para o desenvolvimento e manutenção dos sintomas do burnout.Palavras-chave: burnout, coping, professor. |
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Estratégias de coping frente à síndrome de burnout entre os professores: uma revisão integrativa da literatura nacionalCoping strategies for burnout syndrome between teachers: A national integrative literature reviewAtualmente, existe um aumento da prevalência da Síndrome de burnout nos docentes brasileiros. Para além dos prejuízos que essa condição causa aos professores, destaca-se uma crescente preocupação relacionada também com seus impactos na qualidade de ensino das instituições educativas. Para contribuir para o combate a essa problemática, o presente estudo teve como objetivo investigar as estratégias de coping utilizadas pelos docentes frente à síndrome de burnout. O método adotado para a elaboração deste trabalho foi a revisão integrativa da literatura. As buscas por artigos empíricos foram conduzidas nas bases de dados virtuais Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic). Foram encontrados quatro estudos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Com base nesses estudos, foi observada a predominância de três estratégias de coping utilizadas pelos professores: (1) estratégias de coping com foco no problema; (2) estratégias de coping com foco na emoção; e (3) estratégias de coping de evitação. Concluiu-se que as primeiras são positivas e podem auxiliar na prevenção e redução dos sintomas da síndrome de burnout, as segundas podem ser positivas ou negativas, e as terceiras são negativas, na medida em que contribuem para o desenvolvimento e manutenção dos sintomas do burnout.Palavras-chave: burnout, coping, professor.There is an increase in the prevalence of Burnout Syndrome in Brazilian teachers today. In addition to the damage that this condition causes teachers, there is a growing concern related to the impact of this syndrome on the quality of education of educational institutions. Contributing to combat this problem, the present study aimed to investigate coping strategies used by teachers in the face of Burnout Syndrome. The method adopted for the elaboration of this work was the integrative review of the literature. The search for empirical articles was conducted in the virtual databases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), and Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic). Four studies were found after applying the inclusion and exclusion criteria. Based on these studies, it was observed the predominance of three coping strategies used by teachers: (1) coping strategies focused on the problem; (2) coping strategies focused on emotion; and (3) coping strategies of avoidance. It was concluded that the first ones are positive and may help in the prevention and reduction of the symptoms of burnout syndrome, the second ones can be positive or negative, and the third ones are negative insofar, as they contribute to the development and maintenance of burnout symptoms.Keywords: burnout, coping, teacher.Unisinos2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2018.113.1010.4013/ctc.2018.113.10Contextos Clínicos; v. 11 n. 3 (2018): Set-Dez; 397-4091983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2018.113.10/60746518Pietrowski, Daniela LopesCardoso, Nicolas de OliveiraBernardi, Claudia Canestrine do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T15:47:19Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13375Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2018-11-23T15:47:19Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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