Alfabetizacao de Adultos: os Excluidos da Sociedade e da Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7817 |
Resumo: | A pesquisa foi desenvolvida nos bairros Campo Novo e Sao Joao e no Distrito de Cipo dos Anjos em Quixada. Objetivando analisar a alfabetizacao de adultos enquanto processo educativo, envolvendo o homem urbano e e rural, no sentido formal (ler e escrever) e o despertar do senso critico na reflexao e acao. Tomando como referencial de estudo um projeto do Governo do Estado do Ceara: "Uma semente de cidadania", que visava alfabetizar trabalhadores rurais e membros da comunidade, na tentativa de uma possivel transformacao da realidade". Historicamente, os programas de alfabetizacao de adultos foram mais estrategias para manter o poder politico. A politica educacional visa a negacao da educacao ao povo, para mante-lo ignorante e alienado, nao dando oportunidade de perceber-se classe, sujeito historico e cidadao. O analfabetismo e resultante de uma estrutura injusta e desigual e de um sistema educacional eletista e excludente que nao atende as necessidades da camada explorada. O processo de alfabetizacao podera propiciar ao homem o desenvolvimento do senso critico e a compreensao das contradicoes existentes na estrutura economica, politica e social. |
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Alfabetizacao de Adultos: os Excluidos da Sociedade e da EscolaAlfabetização de jovens e adultos Educacao de AdultosA pesquisa foi desenvolvida nos bairros Campo Novo e Sao Joao e no Distrito de Cipo dos Anjos em Quixada. Objetivando analisar a alfabetizacao de adultos enquanto processo educativo, envolvendo o homem urbano e e rural, no sentido formal (ler e escrever) e o despertar do senso critico na reflexao e acao. Tomando como referencial de estudo um projeto do Governo do Estado do Ceara: "Uma semente de cidadania", que visava alfabetizar trabalhadores rurais e membros da comunidade, na tentativa de uma possivel transformacao da realidade". Historicamente, os programas de alfabetizacao de adultos foram mais estrategias para manter o poder politico. A politica educacional visa a negacao da educacao ao povo, para mante-lo ignorante e alienado, nao dando oportunidade de perceber-se classe, sujeito historico e cidadao. O analfabetismo e resultante de uma estrutura injusta e desigual e de um sistema educacional eletista e excludente que nao atende as necessidades da camada explorada. O processo de alfabetizacao podera propiciar ao homem o desenvolvimento do senso critico e a compreensao das contradicoes existentes na estrutura economica, politica e social.Lucia Helena Fonseca GrangeiroLima, Maria Aurinete Costa2001-10-23T00:00:00Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7817info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:7817Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
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A pesquisa foi desenvolvida nos bairros Campo Novo e Sao Joao e no Distrito de Cipo dos Anjos em Quixada. Objetivando analisar a alfabetizacao de adultos enquanto processo educativo, envolvendo o homem urbano e e rural, no sentido formal (ler e escrever) e o despertar do senso critico na reflexao e acao. Tomando como referencial de estudo um projeto do Governo do Estado do Ceara: "Uma semente de cidadania", que visava alfabetizar trabalhadores rurais e membros da comunidade, na tentativa de uma possivel transformacao da realidade". Historicamente, os programas de alfabetizacao de adultos foram mais estrategias para manter o poder politico. A politica educacional visa a negacao da educacao ao povo, para mante-lo ignorante e alienado, nao dando oportunidade de perceber-se classe, sujeito historico e cidadao. O analfabetismo e resultante de uma estrutura injusta e desigual e de um sistema educacional eletista e excludente que nao atende as necessidades da camada explorada. O processo de alfabetizacao podera propiciar ao homem o desenvolvimento do senso critico e a compreensao das contradicoes existentes na estrutura economica, politica e social. |
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