Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barreto, Brianna Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126
Resumo: Analisou-se a configuração do exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no período da ditadura militar brasileira. Constituiu-se como finalidade: averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Adotou-se como método de investigação a pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas. Sob quais exigências institucionais era exercido o ofício de mestre no interior dos grupos escolares no Brasil após o ano de 1964? O ofício de mestre era exercido por alguém que dominasse um saber específico, uma herança histórica, materializada em um fazer que não podia ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanhava o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar.
id UECE-1_24a83ffa8c2f0d7781f7a0cb0910ffad
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/126
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militarInstituições escolaresGrupo escolarEnsino primárioOfício de mestreeducaçãoAnalisou-se a configuração do exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no período da ditadura militar brasileira. Constituiu-se como finalidade: averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Adotou-se como método de investigação a pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas. Sob quais exigências institucionais era exercido o ofício de mestre no interior dos grupos escolares no Brasil após o ano de 1964? O ofício de mestre era exercido por alguém que dominasse um saber específico, uma herança histórica, materializada em um fazer que não podia ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanhava o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12610.25053/edufor.v2i4.1931Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 104-123Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 104-1232448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126/109Copyright (c) 2017 Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Brianna Souza Barretohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Paulo Sérgio de AlmeidaBarreto, Brianna Souza2023-06-29T12:04:07Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/126Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:07Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
title Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
spellingShingle Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida
Instituições escolares
Grupo escolar
Ensino primário
Ofício de mestre
educação
title_short Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
title_full Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
title_fullStr Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
title_full_unstemmed Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
title_sort Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
author Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida
author_facet Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida
Barreto, Brianna Souza
author_role author
author2 Barreto, Brianna Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida
Barreto, Brianna Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições escolares
Grupo escolar
Ensino primário
Ofício de mestre
educação
topic Instituições escolares
Grupo escolar
Ensino primário
Ofício de mestre
educação
description Analisou-se a configuração do exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no período da ditadura militar brasileira. Constituiu-se como finalidade: averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Adotou-se como método de investigação a pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas. Sob quais exigências institucionais era exercido o ofício de mestre no interior dos grupos escolares no Brasil após o ano de 1964? O ofício de mestre era exercido por alguém que dominasse um saber específico, uma herança histórica, materializada em um fazer que não podia ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanhava o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126
10.25053/edufor.v2i4.1931
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i4.1931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126/109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Brianna Souza Barreto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Brianna Souza Barreto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123
Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 104-123
Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442987147264