Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 |
Resumo: | Analisou-se a configuração do exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no período da ditadura militar brasileira. Constituiu-se como finalidade: averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Adotou-se como método de investigação a pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas. Sob quais exigências institucionais era exercido o ofício de mestre no interior dos grupos escolares no Brasil após o ano de 1964? O ofício de mestre era exercido por alguém que dominasse um saber específico, uma herança histórica, materializada em um fazer que não podia ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanhava o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar. |
id |
UECE-1_24a83ffa8c2f0d7781f7a0cb0910ffad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/126 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militarInstituições escolaresGrupo escolarEnsino primárioOfício de mestreeducaçãoAnalisou-se a configuração do exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no período da ditadura militar brasileira. Constituiu-se como finalidade: averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Adotou-se como método de investigação a pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas. Sob quais exigências institucionais era exercido o ofício de mestre no interior dos grupos escolares no Brasil após o ano de 1964? O ofício de mestre era exercido por alguém que dominasse um saber específico, uma herança histórica, materializada em um fazer que não podia ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanhava o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12610.25053/edufor.v2i4.1931Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 104-123Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 104-1232448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126/109Copyright (c) 2017 Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Brianna Souza Barretohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Paulo Sérgio de AlmeidaBarreto, Brianna Souza2023-06-29T12:04:07Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/126Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:07Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar |
title |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar |
spellingShingle |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida Instituições escolares Grupo escolar Ensino primário Ofício de mestre educação |
title_short |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar |
title_full |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar |
title_fullStr |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar |
title_full_unstemmed |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar |
title_sort |
Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar |
author |
Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida |
author_facet |
Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida Barreto, Brianna Souza |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Brianna Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida Barreto, Brianna Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições escolares Grupo escolar Ensino primário Ofício de mestre educação |
topic |
Instituições escolares Grupo escolar Ensino primário Ofício de mestre educação |
description |
Analisou-se a configuração do exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no período da ditadura militar brasileira. Constituiu-se como finalidade: averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Adotou-se como método de investigação a pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas. Sob quais exigências institucionais era exercido o ofício de mestre no interior dos grupos escolares no Brasil após o ano de 1964? O ofício de mestre era exercido por alguém que dominasse um saber específico, uma herança histórica, materializada em um fazer que não podia ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanhava o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 10.25053/edufor.v2i4.1931 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i4.1931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126/109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Brianna Souza Barreto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Brianna Souza Barreto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123 Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 104-123 Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 104-123 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442987147264 |