Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deffacci, Fabricio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Gabrielly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102
Resumo: As últimas décadas têm sido fortemente marcadas por investimentos com a intenção de erradicar o analfabetismo entre os jovens e adultos, bem como têm fomentado discussões acerca dos sujeitos letrados presentes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Partindo desse cenário, o objetivo deste artigo é tratar da problemática em torno da Educação de Jovens e Adultos, fazendo uma reflexão em torno da modalidade no Brasil, mais especificamente na cidade de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Essa abordagem apresenta como viés teórico a perspectiva do letramento, caracterizando, dentro das teorias educacionais, a relação da Educação de Jovens e Adultos com os desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, que deve observar os elementos externos à escola para a alfabetização. O aspecto metodológico tem em sua base a pesquisa bibliográfica, a coleta de dados estatísticos e o Plano Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.
id UECE-1_252ffdd02e6a862bdbc46eceabc9ee7b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/102
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MSEducação de Jovens e Adultos (EJA)EscolarizaçãoLetramentoTrês Lagoas-MSeducaçãoAs últimas décadas têm sido fortemente marcadas por investimentos com a intenção de erradicar o analfabetismo entre os jovens e adultos, bem como têm fomentado discussões acerca dos sujeitos letrados presentes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Partindo desse cenário, o objetivo deste artigo é tratar da problemática em torno da Educação de Jovens e Adultos, fazendo uma reflexão em torno da modalidade no Brasil, mais especificamente na cidade de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Essa abordagem apresenta como viés teórico a perspectiva do letramento, caracterizando, dentro das teorias educacionais, a relação da Educação de Jovens e Adultos com os desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, que deve observar os elementos externos à escola para a alfabetização. O aspecto metodológico tem em sua base a pesquisa bibliográfica, a coleta de dados estatísticos e o Plano Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.EdUECE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10210.25053/edufor.v1i2.1891Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 89-103Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 89-103Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 89-103Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 89-1032448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102/84Copyright (c) 2016 Fabricio Deffacci, Gabrielly Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDeffacci, FabricioRibeiro, Gabrielly2023-06-27T14:10:20Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/102Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:10:20Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS
title Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS
spellingShingle Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS
Deffacci, Fabricio
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Escolarização
Letramento
Três Lagoas-MS
educação
title_short Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS
title_full Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS
title_fullStr Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS
title_full_unstemmed Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS
title_sort Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS
author Deffacci, Fabricio
author_facet Deffacci, Fabricio
Ribeiro, Gabrielly
author_role author
author2 Ribeiro, Gabrielly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deffacci, Fabricio
Ribeiro, Gabrielly
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Escolarização
Letramento
Três Lagoas-MS
educação
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Escolarização
Letramento
Três Lagoas-MS
educação
description As últimas décadas têm sido fortemente marcadas por investimentos com a intenção de erradicar o analfabetismo entre os jovens e adultos, bem como têm fomentado discussões acerca dos sujeitos letrados presentes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Partindo desse cenário, o objetivo deste artigo é tratar da problemática em torno da Educação de Jovens e Adultos, fazendo uma reflexão em torno da modalidade no Brasil, mais especificamente na cidade de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Essa abordagem apresenta como viés teórico a perspectiva do letramento, caracterizando, dentro das teorias educacionais, a relação da Educação de Jovens e Adultos com os desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, que deve observar os elementos externos à escola para a alfabetização. O aspecto metodológico tem em sua base a pesquisa bibliográfica, a coleta de dados estatísticos e o Plano Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102
10.25053/edufor.v1i2.1891
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i2.1891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102/84
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Fabricio Deffacci, Gabrielly Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Fabricio Deffacci, Gabrielly Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 89-103
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 89-103
Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 89-103
Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 89-103
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442950447104