As significações da amorosidade em educandos (as) na escolarização de jovens e adultos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19083 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
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Rocha, Bárbara Brennda Marques daVieira, Maria ClarisseROCHA, Bárbara Brennda Marques da. As significações da amorosidade em educandos (as) na escolarização de jovens e adultos. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/19083Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.Este trabalho tem por finalidade compreender quais as contribuições que uma alfabetização de jovens e adultos que atua de forma acolhedora (amorosa) reflete na inserção dos alunos e em sua permanência nas classes de EJA, nos movimentos populares, na cidade do Paranoá. A pesquisa investiga de que forma os alfabetizadores criam estratégias para criar um vínculo com os seus educandos, que decidem retomar/iniciar a sua escolarização após muitos anos sem ter contato com uma sala de aula, no intuito de melhorarem sua situação atual, seja econômica ou social. A metodologia escolhida para está pesquisa foi à pesquisa-ação, e o trabalho foi desenvolvido na Escola Classe 03 do Paranoá, no turno noturno, nas classes regulares de EJA onde existe educandos que frequentaram o PROGRAMA DF ALFABETIZADO anteriormente. Para obtermos os resultados desta pesquisa, definimos o perfil dos estudantes e foi realizada uma entrevista com 4 educandas (que participaram do DF ALFABETIZADO). A pesquisa mostra indícios de que o modo que os educadores se relacionam com os seus educandos, isto é, quando há uma relação de amizade, carinho e confiança, são estabelecidos vínculos afetivos que contribuem para que estes educandos permaneçam na escola.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-01-18T13:22:35Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BarbaraBrenndaDaRocha_tcc.pdf: 683028 bytes, checksum: d42f7ffce14732a36c9ab99ed7045a2a (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-18T18:26:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BarbaraBrenndaDaRocha_tcc.pdf: 683028 bytes, checksum: d42f7ffce14732a36c9ab99ed7045a2a (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-18T18:26:09Z (GMT). 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