Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Karla Angelica Silva do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer como a relação entre educação e saúde e suas tecnologias é abordada na matriz curricular dos cursos de pedagogia no Brasil para a promoção da saúde na escola. A pesquisa, com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para gerenciar os processos regulatórios das universidades no credenciamento e recredenciamento de cursos. Em relação ao uso da tecnologia para promoção da saúde na escola, foi feita uma busca em repositórios de recursos educacionais digitais disponíveis na web. Os resultados mostram que há necessidade de investir na formação inicial relacionada à educação e saúde, pois os professores também precisam conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas para os aspectos saudáveis ​​das crianças do ensino fundamental. O uso de tecnologias que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem sobre saúde na escola, também foi debatido. O estudo mostrou que os recursos existem, mas precisam ser estudados e analisados ​​pelos professores. Por fim, a autoeducação é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para o uso de tecnologias voltadas à mediação didática neste campo de estudo. Portanto, há necessidade de proporcionar momentos de formação coletiva para formação inicial e contínua.
id UECE-1_673556a977f69032b23bf411c8c180fa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8682
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de PedagogiaFormação de professoreseducaçãoFormação de professoreseducaçãoFormação de professoreseducaçãoeducaçãoO objetivo deste estudo foi conhecer como a relação entre educação e saúde e suas tecnologias é abordada na matriz curricular dos cursos de pedagogia no Brasil para a promoção da saúde na escola. A pesquisa, com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para gerenciar os processos regulatórios das universidades no credenciamento e recredenciamento de cursos. Em relação ao uso da tecnologia para promoção da saúde na escola, foi feita uma busca em repositórios de recursos educacionais digitais disponíveis na web. Os resultados mostram que há necessidade de investir na formação inicial relacionada à educação e saúde, pois os professores também precisam conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas para os aspectos saudáveis ​​das crianças do ensino fundamental. O uso de tecnologias que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem sobre saúde na escola, também foi debatido. O estudo mostrou que os recursos existem, mas precisam ser estudados e analisados ​​pelos professores. Por fim, a autoeducação é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para o uso de tecnologias voltadas à mediação didática neste campo de estudo. Portanto, há necessidade de proporcionar momentos de formação coletiva para formação inicial e contínua.EdUECE2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/868210.25053/redufor.v2.e17Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; e8682Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; e8682Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; e8682Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; e86822448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682/7092Copyright (c) 2017 Karla Angelica Silva do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karla Angelica Silva do2023-06-29T11:39:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8682Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:26Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
title Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
spellingShingle Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
Nascimento, Karla Angelica Silva do
Formação de professores
educação
Formação de professores
educação
Formação de professores
educação
educação
title_short Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
title_full Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
title_fullStr Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
title_full_unstemmed Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
title_sort Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
author Nascimento, Karla Angelica Silva do
author_facet Nascimento, Karla Angelica Silva do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Karla Angelica Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
educação
Formação de professores
educação
Formação de professores
educação
educação
topic Formação de professores
educação
Formação de professores
educação
Formação de professores
educação
educação
description O objetivo deste estudo foi conhecer como a relação entre educação e saúde e suas tecnologias é abordada na matriz curricular dos cursos de pedagogia no Brasil para a promoção da saúde na escola. A pesquisa, com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para gerenciar os processos regulatórios das universidades no credenciamento e recredenciamento de cursos. Em relação ao uso da tecnologia para promoção da saúde na escola, foi feita uma busca em repositórios de recursos educacionais digitais disponíveis na web. Os resultados mostram que há necessidade de investir na formação inicial relacionada à educação e saúde, pois os professores também precisam conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas para os aspectos saudáveis ​​das crianças do ensino fundamental. O uso de tecnologias que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem sobre saúde na escola, também foi debatido. O estudo mostrou que os recursos existem, mas precisam ser estudados e analisados ​​pelos professores. Por fim, a autoeducação é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para o uso de tecnologias voltadas à mediação didática neste campo de estudo. Portanto, há necessidade de proporcionar momentos de formação coletiva para formação inicial e contínua.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682
10.25053/redufor.v2.e17
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682
identifier_str_mv 10.25053/redufor.v2.e17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682/7092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Karla Angelica Silva do Nascimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Karla Angelica Silva do Nascimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; e8682
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; e8682
Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; e8682
Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; e8682
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329444527505408