Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi conhecer como a relação entre educação e saúde e suas tecnologias é abordada na matriz curricular dos cursos de pedagogia no Brasil para a promoção da saúde na escola. A pesquisa, com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para gerenciar os processos regulatórios das universidades no credenciamento e recredenciamento de cursos. Em relação ao uso da tecnologia para promoção da saúde na escola, foi feita uma busca em repositórios de recursos educacionais digitais disponíveis na web. Os resultados mostram que há necessidade de investir na formação inicial relacionada à educação e saúde, pois os professores também precisam conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas para os aspectos saudáveis das crianças do ensino fundamental. O uso de tecnologias que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem sobre saúde na escola, também foi debatido. O estudo mostrou que os recursos existem, mas precisam ser estudados e analisados pelos professores. Por fim, a autoeducação é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para o uso de tecnologias voltadas à mediação didática neste campo de estudo. Portanto, há necessidade de proporcionar momentos de formação coletiva para formação inicial e contínua. |
id |
UECE-1_673556a977f69032b23bf411c8c180fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8682 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de PedagogiaFormação de professoreseducaçãoFormação de professoreseducaçãoFormação de professoreseducaçãoeducaçãoO objetivo deste estudo foi conhecer como a relação entre educação e saúde e suas tecnologias é abordada na matriz curricular dos cursos de pedagogia no Brasil para a promoção da saúde na escola. A pesquisa, com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para gerenciar os processos regulatórios das universidades no credenciamento e recredenciamento de cursos. Em relação ao uso da tecnologia para promoção da saúde na escola, foi feita uma busca em repositórios de recursos educacionais digitais disponíveis na web. Os resultados mostram que há necessidade de investir na formação inicial relacionada à educação e saúde, pois os professores também precisam conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas para os aspectos saudáveis das crianças do ensino fundamental. O uso de tecnologias que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem sobre saúde na escola, também foi debatido. O estudo mostrou que os recursos existem, mas precisam ser estudados e analisados pelos professores. Por fim, a autoeducação é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para o uso de tecnologias voltadas à mediação didática neste campo de estudo. Portanto, há necessidade de proporcionar momentos de formação coletiva para formação inicial e contínua.EdUECE2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/868210.25053/redufor.v2.e17Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; e8682Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; e8682Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; e8682Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; e86822448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682/7092Copyright (c) 2017 Karla Angelica Silva do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karla Angelica Silva do2023-06-29T11:39:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8682Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:26Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia |
title |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia |
spellingShingle |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia Nascimento, Karla Angelica Silva do Formação de professores educação Formação de professores educação Formação de professores educação educação |
title_short |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia |
title_full |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia |
title_fullStr |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia |
title_sort |
Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia |
author |
Nascimento, Karla Angelica Silva do |
author_facet |
Nascimento, Karla Angelica Silva do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Karla Angelica Silva do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores educação Formação de professores educação Formação de professores educação educação |
topic |
Formação de professores educação Formação de professores educação Formação de professores educação educação |
description |
O objetivo deste estudo foi conhecer como a relação entre educação e saúde e suas tecnologias é abordada na matriz curricular dos cursos de pedagogia no Brasil para a promoção da saúde na escola. A pesquisa, com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para gerenciar os processos regulatórios das universidades no credenciamento e recredenciamento de cursos. Em relação ao uso da tecnologia para promoção da saúde na escola, foi feita uma busca em repositórios de recursos educacionais digitais disponíveis na web. Os resultados mostram que há necessidade de investir na formação inicial relacionada à educação e saúde, pois os professores também precisam conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas para os aspectos saudáveis das crianças do ensino fundamental. O uso de tecnologias que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem sobre saúde na escola, também foi debatido. O estudo mostrou que os recursos existem, mas precisam ser estudados e analisados pelos professores. Por fim, a autoeducação é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para o uso de tecnologias voltadas à mediação didática neste campo de estudo. Portanto, há necessidade de proporcionar momentos de formação coletiva para formação inicial e contínua. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682 10.25053/redufor.v2.e17 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682 |
identifier_str_mv |
10.25053/redufor.v2.e17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682/7092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Karla Angelica Silva do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Karla Angelica Silva do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; e8682 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; e8682 Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; e8682 Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; e8682 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329444527505408 |