A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129 |
Resumo: | O trabalho foi realizado através dos princípios básicos de uma abordagem qualitativa de pesquisa utilizando entrevistas semiestruturadas, com o intuito de investigar como os estudantes concluintes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia compreendem o papel da educação ambiental na sociedade. Foram realizadas entrevistas com os discentes concluintes do curso e, a partir dos resultados obtidos, foi possível a criação de categorias para as principais concepções dos licenciandos sobre o tema e avaliação das possíveis interferências dessas em uma prática da educação ambiental crítica. Diante das avaliações, é possível inferir que parte dos graduandos ainda não apresenta uma visão crítica acerca do papel da Educação Ambiental na sociedade, sendo necessária uma reflexão acerca da relevância da Educação Ambiental Transformadora na formação inicial de professores. |
id |
UECE-1_7542174df620406c0bf78e3bafacb403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/129 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBAEducação ambiental críticaFormação de professoresEnsino de QuímicaeducaçãoO trabalho foi realizado através dos princípios básicos de uma abordagem qualitativa de pesquisa utilizando entrevistas semiestruturadas, com o intuito de investigar como os estudantes concluintes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia compreendem o papel da educação ambiental na sociedade. Foram realizadas entrevistas com os discentes concluintes do curso e, a partir dos resultados obtidos, foi possível a criação de categorias para as principais concepções dos licenciandos sobre o tema e avaliação das possíveis interferências dessas em uma prática da educação ambiental crítica. Diante das avaliações, é possível inferir que parte dos graduandos ainda não apresenta uma visão crítica acerca do papel da Educação Ambiental na sociedade, sendo necessária uma reflexão acerca da relevância da Educação Ambiental Transformadora na formação inicial de professores.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12910.25053/edufor.v2i4.1912Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 181-203Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 181-2032448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129/114Copyright (c) 2017 Bárbara Carine Soares Pinheiro, Camila Lima Santos, Magno da Conceição Peneluchttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Bárbara Carine SoaresSantos, Camila LimaPeneluc, Magno da Conceição2023-06-29T12:03:59Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/129Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:03:59Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA |
title |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA |
spellingShingle |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA Pinheiro, Bárbara Carine Soares Educação ambiental crítica Formação de professores Ensino de Química educação |
title_short |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA |
title_full |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA |
title_fullStr |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA |
title_sort |
A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA |
author |
Pinheiro, Bárbara Carine Soares |
author_facet |
Pinheiro, Bárbara Carine Soares Santos, Camila Lima Peneluc, Magno da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Camila Lima Peneluc, Magno da Conceição |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Bárbara Carine Soares Santos, Camila Lima Peneluc, Magno da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental crítica Formação de professores Ensino de Química educação |
topic |
Educação ambiental crítica Formação de professores Ensino de Química educação |
description |
O trabalho foi realizado através dos princípios básicos de uma abordagem qualitativa de pesquisa utilizando entrevistas semiestruturadas, com o intuito de investigar como os estudantes concluintes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia compreendem o papel da educação ambiental na sociedade. Foram realizadas entrevistas com os discentes concluintes do curso e, a partir dos resultados obtidos, foi possível a criação de categorias para as principais concepções dos licenciandos sobre o tema e avaliação das possíveis interferências dessas em uma prática da educação ambiental crítica. Diante das avaliações, é possível inferir que parte dos graduandos ainda não apresenta uma visão crítica acerca do papel da Educação Ambiental na sociedade, sendo necessária uma reflexão acerca da relevância da Educação Ambiental Transformadora na formação inicial de professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129 10.25053/edufor.v2i4.1912 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i4.1912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129/114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Bárbara Carine Soares Pinheiro, Camila Lima Santos, Magno da Conceição Peneluc http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Bárbara Carine Soares Pinheiro, Camila Lima Santos, Magno da Conceição Peneluc http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203 Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 181-203 Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442991341568 |