A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Bárbara Carine Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Camila Lima, Peneluc, Magno da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129
Resumo: O trabalho foi realizado através dos princípios básicos de uma abordagem qualitativa de pesquisa utilizando entrevistas semiestruturadas, com o intuito de investigar como os estudantes concluintes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia compreendem o papel da educação ambiental na sociedade. Foram realizadas entrevistas com os discentes concluintes do curso e, a partir dos resultados obtidos, foi possível a criação de categorias para as principais concepções dos licenciandos sobre o tema e avaliação das possíveis interferências dessas em uma prática da educação ambiental crítica. Diante das avaliações, é possível inferir que parte dos graduandos ainda não apresenta uma visão crítica acerca do papel da Educação Ambiental na sociedade, sendo necessária uma reflexão acerca da relevância da Educação Ambiental Transformadora na formação inicial de professores.
id UECE-1_7542174df620406c0bf78e3bafacb403
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/129
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling A educação ambiental na formação de professores de química da UFBAEducação ambiental críticaFormação de professoresEnsino de QuímicaeducaçãoO trabalho foi realizado através dos princípios básicos de uma abordagem qualitativa de pesquisa utilizando entrevistas semiestruturadas, com o intuito de investigar como os estudantes concluintes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia compreendem o papel da educação ambiental na sociedade. Foram realizadas entrevistas com os discentes concluintes do curso e, a partir dos resultados obtidos, foi possível a criação de categorias para as principais concepções dos licenciandos sobre o tema e avaliação das possíveis interferências dessas em uma prática da educação ambiental crítica. Diante das avaliações, é possível inferir que parte dos graduandos ainda não apresenta uma visão crítica acerca do papel da Educação Ambiental na sociedade, sendo necessária uma reflexão acerca da relevância da Educação Ambiental Transformadora na formação inicial de professores.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12910.25053/edufor.v2i4.1912Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 181-203Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 181-2032448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129/114Copyright (c) 2017 Bárbara Carine Soares Pinheiro, Camila Lima Santos, Magno da Conceição Peneluchttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Bárbara Carine SoaresSantos, Camila LimaPeneluc, Magno da Conceição2023-06-29T12:03:59Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/129Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:03:59Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
title A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
spellingShingle A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
Pinheiro, Bárbara Carine Soares
Educação ambiental crítica
Formação de professores
Ensino de Química
educação
title_short A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
title_full A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
title_fullStr A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
title_full_unstemmed A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
title_sort A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA
author Pinheiro, Bárbara Carine Soares
author_facet Pinheiro, Bárbara Carine Soares
Santos, Camila Lima
Peneluc, Magno da Conceição
author_role author
author2 Santos, Camila Lima
Peneluc, Magno da Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Bárbara Carine Soares
Santos, Camila Lima
Peneluc, Magno da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental crítica
Formação de professores
Ensino de Química
educação
topic Educação ambiental crítica
Formação de professores
Ensino de Química
educação
description O trabalho foi realizado através dos princípios básicos de uma abordagem qualitativa de pesquisa utilizando entrevistas semiestruturadas, com o intuito de investigar como os estudantes concluintes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia compreendem o papel da educação ambiental na sociedade. Foram realizadas entrevistas com os discentes concluintes do curso e, a partir dos resultados obtidos, foi possível a criação de categorias para as principais concepções dos licenciandos sobre o tema e avaliação das possíveis interferências dessas em uma prática da educação ambiental crítica. Diante das avaliações, é possível inferir que parte dos graduandos ainda não apresenta uma visão crítica acerca do papel da Educação Ambiental na sociedade, sendo necessária uma reflexão acerca da relevância da Educação Ambiental Transformadora na formação inicial de professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129
10.25053/edufor.v2i4.1912
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i4.1912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129/114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Bárbara Carine Soares Pinheiro, Camila Lima Santos, Magno da Conceição Peneluc
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Bárbara Carine Soares Pinheiro, Camila Lima Santos, Magno da Conceição Peneluc
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203
Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 181-203
Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 181-203
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442991341568