A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo desvelar a percepção dos sujeitos sobre uma escola pantaneira. Para tanto, a pesquisa valeu-se, como metodologia, da produção de narrativas (auto)biográficas de três sujeitos, dois alunos e uma mãe de aluno de uma escola localizada na área rural do município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, analisadas a partir dos pressupostos da abordagem (auto)biográfica e da psicologia humanista, que propõe a educação centrada no aluno. Como resultados, constatou-se a falta de especificidade do ensino proposto na escola pantaneira, não diferenciado do que é proporcionado nas escolas urbanas, assim como a presença de um ideário que confere à educação escolar a possibilidade de mobilidade social, associada aos esforços pessoais dos sujeitos, em uma visão meritocrática. Conclui-se que, no contexto investigado, não se efetiva a educação centrada no aluno, o que poderia contribuir para uma educação significativa, emancipatória e transformadora. |
id |
UECE-1_7bbef2cc380ecb2b8ba451be14650320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/125 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no alunoEducação no meio ruralContextualização do conteúdoEnsino centrado no alunoeducaçãoO presente artigo tem como objetivo desvelar a percepção dos sujeitos sobre uma escola pantaneira. Para tanto, a pesquisa valeu-se, como metodologia, da produção de narrativas (auto)biográficas de três sujeitos, dois alunos e uma mãe de aluno de uma escola localizada na área rural do município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, analisadas a partir dos pressupostos da abordagem (auto)biográfica e da psicologia humanista, que propõe a educação centrada no aluno. Como resultados, constatou-se a falta de especificidade do ensino proposto na escola pantaneira, não diferenciado do que é proporcionado nas escolas urbanas, assim como a presença de um ideário que confere à educação escolar a possibilidade de mobilidade social, associada aos esforços pessoais dos sujeitos, em uma visão meritocrática. Conclui-se que, no contexto investigado, não se efetiva a educação centrada no aluno, o que poderia contribuir para uma educação significativa, emancipatória e transformadora.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12510.25053/edufor.v2i4.1922Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 87-103Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 87-1032448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125/108Copyright (c) 2017 Young Shim Gonçalves, Eliane Greice Davanço Nogueirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Young ShimNogueira, Eliane Greice Davanço2023-06-29T12:04:10Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/125Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:10Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno |
title |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno |
spellingShingle |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno Gonçalves, Young Shim Educação no meio rural Contextualização do conteúdo Ensino centrado no aluno educação |
title_short |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno |
title_full |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno |
title_fullStr |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno |
title_full_unstemmed |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno |
title_sort |
A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno |
author |
Gonçalves, Young Shim |
author_facet |
Gonçalves, Young Shim Nogueira, Eliane Greice Davanço |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Eliane Greice Davanço |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Young Shim Nogueira, Eliane Greice Davanço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação no meio rural Contextualização do conteúdo Ensino centrado no aluno educação |
topic |
Educação no meio rural Contextualização do conteúdo Ensino centrado no aluno educação |
description |
O presente artigo tem como objetivo desvelar a percepção dos sujeitos sobre uma escola pantaneira. Para tanto, a pesquisa valeu-se, como metodologia, da produção de narrativas (auto)biográficas de três sujeitos, dois alunos e uma mãe de aluno de uma escola localizada na área rural do município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, analisadas a partir dos pressupostos da abordagem (auto)biográfica e da psicologia humanista, que propõe a educação centrada no aluno. Como resultados, constatou-se a falta de especificidade do ensino proposto na escola pantaneira, não diferenciado do que é proporcionado nas escolas urbanas, assim como a presença de um ideário que confere à educação escolar a possibilidade de mobilidade social, associada aos esforços pessoais dos sujeitos, em uma visão meritocrática. Conclui-se que, no contexto investigado, não se efetiva a educação centrada no aluno, o que poderia contribuir para uma educação significativa, emancipatória e transformadora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125 10.25053/edufor.v2i4.1922 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i4.1922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125/108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Young Shim Gonçalves, Eliane Greice Davanço Nogueira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Young Shim Gonçalves, Eliane Greice Davanço Nogueira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103 Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 87-103 Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442985050112 |