A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Young Shim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nogueira, Eliane Greice Davanço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125
Resumo: O presente artigo tem como objetivo desvelar a percepção dos sujeitos sobre uma escola pantaneira. Para tanto, a pesquisa valeu-se, como metodologia, da produção de narrativas (auto)biográficas de três sujeitos, dois alunos e uma mãe de aluno de uma escola localizada na área rural do município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, analisadas a partir dos pressupostos da abordagem (auto)biográfica e da psicologia humanista, que propõe a educação centrada no aluno. Como resultados, constatou-se a falta de especificidade do ensino proposto na escola pantaneira, não diferenciado do que é proporcionado nas escolas urbanas, assim como a presença de um ideário que confere à educação escolar a possibilidade de mobilidade social, associada aos esforços pessoais dos sujeitos, em uma visão meritocrática. Conclui-se que, no contexto investigado, não se efetiva a educação centrada no aluno, o que poderia contribuir para uma educação significativa, emancipatória e transformadora.
id UECE-1_7bbef2cc380ecb2b8ba451be14650320
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/125
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no alunoEducação no meio ruralContextualização do conteúdoEnsino centrado no alunoeducaçãoO presente artigo tem como objetivo desvelar a percepção dos sujeitos sobre uma escola pantaneira. Para tanto, a pesquisa valeu-se, como metodologia, da produção de narrativas (auto)biográficas de três sujeitos, dois alunos e uma mãe de aluno de uma escola localizada na área rural do município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, analisadas a partir dos pressupostos da abordagem (auto)biográfica e da psicologia humanista, que propõe a educação centrada no aluno. Como resultados, constatou-se a falta de especificidade do ensino proposto na escola pantaneira, não diferenciado do que é proporcionado nas escolas urbanas, assim como a presença de um ideário que confere à educação escolar a possibilidade de mobilidade social, associada aos esforços pessoais dos sujeitos, em uma visão meritocrática. Conclui-se que, no contexto investigado, não se efetiva a educação centrada no aluno, o que poderia contribuir para uma educação significativa, emancipatória e transformadora.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12510.25053/edufor.v2i4.1922Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 87-103Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 87-1032448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125/108Copyright (c) 2017 Young Shim Gonçalves, Eliane Greice Davanço Nogueirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Young ShimNogueira, Eliane Greice Davanço2023-06-29T12:04:10Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/125Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:10Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
title A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
spellingShingle A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
Gonçalves, Young Shim
Educação no meio rural
Contextualização do conteúdo
Ensino centrado no aluno
educação
title_short A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
title_full A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
title_fullStr A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
title_full_unstemmed A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
title_sort A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno
author Gonçalves, Young Shim
author_facet Gonçalves, Young Shim
Nogueira, Eliane Greice Davanço
author_role author
author2 Nogueira, Eliane Greice Davanço
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Young Shim
Nogueira, Eliane Greice Davanço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação no meio rural
Contextualização do conteúdo
Ensino centrado no aluno
educação
topic Educação no meio rural
Contextualização do conteúdo
Ensino centrado no aluno
educação
description O presente artigo tem como objetivo desvelar a percepção dos sujeitos sobre uma escola pantaneira. Para tanto, a pesquisa valeu-se, como metodologia, da produção de narrativas (auto)biográficas de três sujeitos, dois alunos e uma mãe de aluno de uma escola localizada na área rural do município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, analisadas a partir dos pressupostos da abordagem (auto)biográfica e da psicologia humanista, que propõe a educação centrada no aluno. Como resultados, constatou-se a falta de especificidade do ensino proposto na escola pantaneira, não diferenciado do que é proporcionado nas escolas urbanas, assim como a presença de um ideário que confere à educação escolar a possibilidade de mobilidade social, associada aos esforços pessoais dos sujeitos, em uma visão meritocrática. Conclui-se que, no contexto investigado, não se efetiva a educação centrada no aluno, o que poderia contribuir para uma educação significativa, emancipatória e transformadora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125
10.25053/edufor.v2i4.1922
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i4.1922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125/108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Young Shim Gonçalves, Eliane Greice Davanço Nogueira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Young Shim Gonçalves, Eliane Greice Davanço Nogueira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103
Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 87-103
Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 87-103
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442985050112