Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas. |
id |
UECE-1_86d73d3cff894b44ec5f0d68caab18ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/851 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusionProducción del conocimiento en la universidad: reflexiones e incumbencias en torno del trabajo de conclusión de cursoProdução do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de cursoAtividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico..Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas. EdUECE2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/85110.25053/redufor.v4i10.851Educ. Form.; Vol. 4 No. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147Educ. Form.; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147Éducation et formation; Vol. 4 No 10 (2019): Educação & Formação; 131-147Educ. Form.; v. 4 n. 10 (2019): Educação & Formação; 131-1472448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086Gevehr, Daniel LucianoFetter, Shirlei AlexandraKarpinski, Raquel Lemesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-29T12:07:57Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/851Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:07:57Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion Producción del conocimiento en la universidad: reflexiones e incumbencias en torno del trabajo de conclusión de curso Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso |
title |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion |
spellingShingle |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion Gevehr, Daniel Luciano Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico. . |
title_short |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion |
title_full |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion |
title_fullStr |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion |
title_full_unstemmed |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion |
title_sort |
Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion |
author |
Gevehr, Daniel Luciano |
author_facet |
Gevehr, Daniel Luciano Fetter, Shirlei Alexandra Karpinski, Raquel Lemes |
author_role |
author |
author2 |
Fetter, Shirlei Alexandra Karpinski, Raquel Lemes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gevehr, Daniel Luciano Fetter, Shirlei Alexandra Karpinski, Raquel Lemes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico. . |
topic |
Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico. . |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851 10.25053/redufor.v4i10.851 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851 |
identifier_str_mv |
10.25053/redufor.v4i10.851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 4 No. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147 Educ. Form.; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147 Éducation et formation; Vol. 4 No 10 (2019): Educação & Formação; 131-147 Educ. Form.; v. 4 n. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443616292864 |