A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Anderson de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Carme Sandra de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar o fracasso escolar e sua interface com os “problemas de aprendizagem” a partir da análise das falas de professores e de pais de alunos. Para esse propósito, utilizou o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base no qual foram analisados os jogos de sentido (interpretação) presentes nas falas desses pais e professores acerca de alunos com “problemas de aprendizagem”. A obtenção dos dados (corpus) se deu pela realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes da região Sudoeste da Bahia (Brasil). Pela análise das entrevistas, organizada em zonas de sentido (recortes discursivos), foi possível indicar a impregnação de sentidos evidentes sobre a culpabilidade individual e familiar e o predomínio do paradigma médico da normatividade.
id UECE-1_878981f482927c45edf6031d35813831
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/138
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discursoAnálise do DiscursoPsicologia da educaçãoProblemas de aprendizagemEducaçãoEste estudo teve como objetivo investigar o fracasso escolar e sua interface com os “problemas de aprendizagem” a partir da análise das falas de professores e de pais de alunos. Para esse propósito, utilizou o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base no qual foram analisados os jogos de sentido (interpretação) presentes nas falas desses pais e professores acerca de alunos com “problemas de aprendizagem”. A obtenção dos dados (corpus) se deu pela realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes da região Sudoeste da Bahia (Brasil). Pela análise das entrevistas, organizada em zonas de sentido (recortes discursivos), foi possível indicar a impregnação de sentidos evidentes sobre a culpabilidade individual e familiar e o predomínio do paradigma médico da normatividade.EdUECE2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13810.25053/edufor.v2i5.1959Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 95-110Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 95-1102448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138/121Copyright (c) 2017 Anderson de Carvalho Pereira, Carme Sandra de Jesus Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Anderson de CarvalhoRibeiro, Carme Sandra de Jesus2023-06-29T11:39:43Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/138Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:43Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
title A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
spellingShingle A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
Pereira, Anderson de Carvalho
Análise do Discurso
Psicologia da educação
Problemas de aprendizagem
Educação
title_short A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
title_full A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
title_fullStr A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
title_full_unstemmed A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
title_sort A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
author Pereira, Anderson de Carvalho
author_facet Pereira, Anderson de Carvalho
Ribeiro, Carme Sandra de Jesus
author_role author
author2 Ribeiro, Carme Sandra de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Anderson de Carvalho
Ribeiro, Carme Sandra de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Psicologia da educação
Problemas de aprendizagem
Educação
topic Análise do Discurso
Psicologia da educação
Problemas de aprendizagem
Educação
description Este estudo teve como objetivo investigar o fracasso escolar e sua interface com os “problemas de aprendizagem” a partir da análise das falas de professores e de pais de alunos. Para esse propósito, utilizou o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base no qual foram analisados os jogos de sentido (interpretação) presentes nas falas desses pais e professores acerca de alunos com “problemas de aprendizagem”. A obtenção dos dados (corpus) se deu pela realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes da região Sudoeste da Bahia (Brasil). Pela análise das entrevistas, organizada em zonas de sentido (recortes discursivos), foi possível indicar a impregnação de sentidos evidentes sobre a culpabilidade individual e familiar e o predomínio do paradigma médico da normatividade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138
10.25053/edufor.v2i5.1959
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i5.1959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138/121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Anderson de Carvalho Pereira, Carme Sandra de Jesus Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Anderson de Carvalho Pereira, Carme Sandra de Jesus Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110
Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 95-110
Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443001827328