A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar o fracasso escolar e sua interface com os “problemas de aprendizagem” a partir da análise das falas de professores e de pais de alunos. Para esse propósito, utilizou o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base no qual foram analisados os jogos de sentido (interpretação) presentes nas falas desses pais e professores acerca de alunos com “problemas de aprendizagem”. A obtenção dos dados (corpus) se deu pela realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes da região Sudoeste da Bahia (Brasil). Pela análise das entrevistas, organizada em zonas de sentido (recortes discursivos), foi possível indicar a impregnação de sentidos evidentes sobre a culpabilidade individual e familiar e o predomínio do paradigma médico da normatividade. |
id |
UECE-1_878981f482927c45edf6031d35813831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/138 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discursoAnálise do DiscursoPsicologia da educaçãoProblemas de aprendizagemEducaçãoEste estudo teve como objetivo investigar o fracasso escolar e sua interface com os “problemas de aprendizagem” a partir da análise das falas de professores e de pais de alunos. Para esse propósito, utilizou o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base no qual foram analisados os jogos de sentido (interpretação) presentes nas falas desses pais e professores acerca de alunos com “problemas de aprendizagem”. A obtenção dos dados (corpus) se deu pela realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes da região Sudoeste da Bahia (Brasil). Pela análise das entrevistas, organizada em zonas de sentido (recortes discursivos), foi possível indicar a impregnação de sentidos evidentes sobre a culpabilidade individual e familiar e o predomínio do paradigma médico da normatividade.EdUECE2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13810.25053/edufor.v2i5.1959Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 95-110Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 95-1102448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138/121Copyright (c) 2017 Anderson de Carvalho Pereira, Carme Sandra de Jesus Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Anderson de CarvalhoRibeiro, Carme Sandra de Jesus2023-06-29T11:39:43Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/138Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:43Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso |
title |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso |
spellingShingle |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso Pereira, Anderson de Carvalho Análise do Discurso Psicologia da educação Problemas de aprendizagem Educação |
title_short |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso |
title_full |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso |
title_fullStr |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso |
title_full_unstemmed |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso |
title_sort |
A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso |
author |
Pereira, Anderson de Carvalho |
author_facet |
Pereira, Anderson de Carvalho Ribeiro, Carme Sandra de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Carme Sandra de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Anderson de Carvalho Ribeiro, Carme Sandra de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Psicologia da educação Problemas de aprendizagem Educação |
topic |
Análise do Discurso Psicologia da educação Problemas de aprendizagem Educação |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar o fracasso escolar e sua interface com os “problemas de aprendizagem” a partir da análise das falas de professores e de pais de alunos. Para esse propósito, utilizou o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base no qual foram analisados os jogos de sentido (interpretação) presentes nas falas desses pais e professores acerca de alunos com “problemas de aprendizagem”. A obtenção dos dados (corpus) se deu pela realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes da região Sudoeste da Bahia (Brasil). Pela análise das entrevistas, organizada em zonas de sentido (recortes discursivos), foi possível indicar a impregnação de sentidos evidentes sobre a culpabilidade individual e familiar e o predomínio do paradigma médico da normatividade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 10.25053/edufor.v2i5.1959 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i5.1959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Anderson de Carvalho Pereira, Carme Sandra de Jesus Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Anderson de Carvalho Pereira, Carme Sandra de Jesus Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110 Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 95-110 Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 95-110 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443001827328 |