O fracasso escolar: a quem atribuir?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosalina Carvalho da
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46466
Resumo: Este estudo analisa a questão da psicologização do fracasso escolar. Para isto foram analisados os motivos para 131 solicitações de atendimentos psicológicos à crianças e adolescentes, em um serviço público de saúde do município de Ribeirão Preto, São Paulo. O maior número de solicitações ocorreu em relação ao sexo masculino, e faixa etária de maior concentrção foi a de 7 a 12 anos,com 71,4 por cento de queixas de aprendizagem, todas ligadas a problemas de desajustes escolares. A principal fonte de encaminhamentos para esses atendimentos psicológicos foi a Escola. Com base nos dados obtidos neste e em outros estudos semelhantes discute-se o modo limitado como alguns educadores "a priori" interpretam os problemas escolares de crianças e adolescentes como psicológicos: questão da "psicologização" do fracaso escolar nos serviços básicos de saúde¹.
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