Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Samara Moura Barreto de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nóbrega-Therrien, Sílvia Maria, Silva, Silvina Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143
Resumo: Este estudo objetiva compreender as narrativas autobiográficas como dispositivos na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação. Seis discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Canindé, foram os sujeitos da investigação. Ante os dilemas formativos apresentados, os sujeitos conviveram entre si, empoderados dos conhecimentos epistemológicos, técnicos, afetivos e dialogais, desvelados na relação da “ensinagem” para a pesquisa mediante as narrativas autobiográficas. Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonistas, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens.
id UECE-1_90c24f87a9e31dd5792913f5f9d687a2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/143
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação físicaFormação para a pesquisaEducação FísicaNarrativasAutobiografiaEducaçãoEste estudo objetiva compreender as narrativas autobiográficas como dispositivos na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação. Seis discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Canindé, foram os sujeitos da investigação. Ante os dilemas formativos apresentados, os sujeitos conviveram entre si, empoderados dos conhecimentos epistemológicos, técnicos, afetivos e dialogais, desvelados na relação da “ensinagem” para a pesquisa mediante as narrativas autobiográficas. Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonistas, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens.EdUECE2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14310.25053/edufor.v2i5.2287Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 183-194Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 183-1942448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143/126Copyright (c) 2017 Samara Moura Barreto de Abreu, Sílvia Maria Nóbrega-Therrien, Silvina Pimentel Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Samara Moura Barreto deNóbrega-Therrien, Sílvia MariaSilva, Silvina Pimentel2023-06-29T11:39:29Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/143Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:29Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
title Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
spellingShingle Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
Abreu, Samara Moura Barreto de
Formação para a pesquisa
Educação Física
Narrativas
Autobiografia
Educação
title_short Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
title_full Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
title_fullStr Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
title_full_unstemmed Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
title_sort Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
author Abreu, Samara Moura Barreto de
author_facet Abreu, Samara Moura Barreto de
Nóbrega-Therrien, Sílvia Maria
Silva, Silvina Pimentel
author_role author
author2 Nóbrega-Therrien, Sílvia Maria
Silva, Silvina Pimentel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Samara Moura Barreto de
Nóbrega-Therrien, Sílvia Maria
Silva, Silvina Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação para a pesquisa
Educação Física
Narrativas
Autobiografia
Educação
topic Formação para a pesquisa
Educação Física
Narrativas
Autobiografia
Educação
description Este estudo objetiva compreender as narrativas autobiográficas como dispositivos na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação. Seis discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Canindé, foram os sujeitos da investigação. Ante os dilemas formativos apresentados, os sujeitos conviveram entre si, empoderados dos conhecimentos epistemológicos, técnicos, afetivos e dialogais, desvelados na relação da “ensinagem” para a pesquisa mediante as narrativas autobiográficas. Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonistas, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143
10.25053/edufor.v2i5.2287
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i5.2287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143/126
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194
Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 183-194
Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443009167360