Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143 |
Resumo: | Este estudo objetiva compreender as narrativas autobiográficas como dispositivos na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação. Seis discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Canindé, foram os sujeitos da investigação. Ante os dilemas formativos apresentados, os sujeitos conviveram entre si, empoderados dos conhecimentos epistemológicos, técnicos, afetivos e dialogais, desvelados na relação da “ensinagem” para a pesquisa mediante as narrativas autobiográficas. Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonistas, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens. |
id |
UECE-1_90c24f87a9e31dd5792913f5f9d687a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/143 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação físicaFormação para a pesquisaEducação FísicaNarrativasAutobiografiaEducaçãoEste estudo objetiva compreender as narrativas autobiográficas como dispositivos na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação. Seis discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Canindé, foram os sujeitos da investigação. Ante os dilemas formativos apresentados, os sujeitos conviveram entre si, empoderados dos conhecimentos epistemológicos, técnicos, afetivos e dialogais, desvelados na relação da “ensinagem” para a pesquisa mediante as narrativas autobiográficas. Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonistas, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens.EdUECE2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14310.25053/edufor.v2i5.2287Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 183-194Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 183-1942448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143/126Copyright (c) 2017 Samara Moura Barreto de Abreu, Sílvia Maria Nóbrega-Therrien, Silvina Pimentel Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Samara Moura Barreto deNóbrega-Therrien, Sílvia MariaSilva, Silvina Pimentel2023-06-29T11:39:29Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/143Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:29Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física |
title |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física |
spellingShingle |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física Abreu, Samara Moura Barreto de Formação para a pesquisa Educação Física Narrativas Autobiografia Educação |
title_short |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física |
title_full |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física |
title_fullStr |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física |
title_full_unstemmed |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física |
title_sort |
Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física |
author |
Abreu, Samara Moura Barreto de |
author_facet |
Abreu, Samara Moura Barreto de Nóbrega-Therrien, Sílvia Maria Silva, Silvina Pimentel |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega-Therrien, Sílvia Maria Silva, Silvina Pimentel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Samara Moura Barreto de Nóbrega-Therrien, Sílvia Maria Silva, Silvina Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação para a pesquisa Educação Física Narrativas Autobiografia Educação |
topic |
Formação para a pesquisa Educação Física Narrativas Autobiografia Educação |
description |
Este estudo objetiva compreender as narrativas autobiográficas como dispositivos na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação. Seis discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Canindé, foram os sujeitos da investigação. Ante os dilemas formativos apresentados, os sujeitos conviveram entre si, empoderados dos conhecimentos epistemológicos, técnicos, afetivos e dialogais, desvelados na relação da “ensinagem” para a pesquisa mediante as narrativas autobiográficas. Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonistas, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143 10.25053/edufor.v2i5.2287 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i5.2287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143/126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194 Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 183-194 Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 183-194 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443009167360 |