The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
DOI: | 10.25053/redufor.v3i9.852 |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é problematizar os discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal” no filme Ela (Her). A produçãoapresenta o drama vivido por Theodore, um homem cuja rotina se divide entre trabalho, lembranças de seu casamento, incursões na internet e encontros com seus poucos amigos. Theodore adquire em seus computadores um Sistema Operacional de Inteligência Artificial, que é capaz de interagir com o usuário por meio da fala e da compreensãode sentimentos diversos. Assim, ele conhece Samantha, ou seja, uma voz feminina capaz de interagir com o usuário. Partindo disto, no texto é problematizada a produção e reprodução de discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal”, tomando como pressupostos teóricos os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista e suas ressonâncias no campo da Educação.Para a problematização dos discursos a respeito da mulher ideal representado apresentada na figura de Samantha, foram utilizadas as ferramentas foucaultianas de análise discursiva. Destaca-se que, apesar de o filme nos mostrar promessas relacionadas ao uso da tecnologia, como forma de contornar a solidão é na significação de uma postura de mulher atenciosa e compreensiva que a trama educasobre a “melhor” maneira de ser mulher. A relevância do tema centra-se na necessidade de colocar em discussão as características fixas, inferiorizantes e excludentes que delineiam a feminilidade ideal, sobretudo em um contexto social e político no qual estas discussões correm o risco de serem silenciadas. |
id |
UECE-1_937cfee5c9103689e57bd83187026e98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/852 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
spelling |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinemaLa producción de la mujer ideal en la película Ela: Cuestiones sobre género y performatividad en el cineA produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinemaGêneroMulherEducação.O objetivo do presente estudo é problematizar os discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal” no filme Ela (Her). A produçãoapresenta o drama vivido por Theodore, um homem cuja rotina se divide entre trabalho, lembranças de seu casamento, incursões na internet e encontros com seus poucos amigos. Theodore adquire em seus computadores um Sistema Operacional de Inteligência Artificial, que é capaz de interagir com o usuário por meio da fala e da compreensãode sentimentos diversos. Assim, ele conhece Samantha, ou seja, uma voz feminina capaz de interagir com o usuário. Partindo disto, no texto é problematizada a produção e reprodução de discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal”, tomando como pressupostos teóricos os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista e suas ressonâncias no campo da Educação.Para a problematização dos discursos a respeito da mulher ideal representado apresentada na figura de Samantha, foram utilizadas as ferramentas foucaultianas de análise discursiva. Destaca-se que, apesar de o filme nos mostrar promessas relacionadas ao uso da tecnologia, como forma de contornar a solidão é na significação de uma postura de mulher atenciosa e compreensiva que a trama educasobre a “melhor” maneira de ser mulher. A relevância do tema centra-se na necessidade de colocar em discussão as características fixas, inferiorizantes e excludentes que delineiam a feminilidade ideal, sobretudo em um contexto social e político no qual estas discussões correm o risco de serem silenciadas.EdUECE2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/85210.25053/redufor.v3i9.852Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 189-203Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 189-2032448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766Copyright (c) 2018 Camilo Darsie, Betina Hillesheim, Douglas Luís Weber, Rita de Cássia Quadros da Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarsie, CamiloHillesheim, BetinaWeber, Douglas LuísRosa, Rita de Cássia Quadros da2023-06-29T12:08:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/852Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:08:45Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema La producción de la mujer ideal en la película Ela: Cuestiones sobre género y performatividad en el cine A produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema |
title |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema |
spellingShingle |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema Darsie, Camilo Gênero Mulher Educação . Darsie, Camilo Gênero Mulher Educação . |
title_short |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema |
title_full |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema |
title_fullStr |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema |
title_full_unstemmed |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema |
title_sort |
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema |
author |
Darsie, Camilo |
author_facet |
Darsie, Camilo Darsie, Camilo Hillesheim, Betina Weber, Douglas Luís Rosa, Rita de Cássia Quadros da Hillesheim, Betina Weber, Douglas Luís Rosa, Rita de Cássia Quadros da |
author_role |
author |
author2 |
Hillesheim, Betina Weber, Douglas Luís Rosa, Rita de Cássia Quadros da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darsie, Camilo Hillesheim, Betina Weber, Douglas Luís Rosa, Rita de Cássia Quadros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Mulher Educação . |
topic |
Gênero Mulher Educação . |
description |
O objetivo do presente estudo é problematizar os discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal” no filme Ela (Her). A produçãoapresenta o drama vivido por Theodore, um homem cuja rotina se divide entre trabalho, lembranças de seu casamento, incursões na internet e encontros com seus poucos amigos. Theodore adquire em seus computadores um Sistema Operacional de Inteligência Artificial, que é capaz de interagir com o usuário por meio da fala e da compreensãode sentimentos diversos. Assim, ele conhece Samantha, ou seja, uma voz feminina capaz de interagir com o usuário. Partindo disto, no texto é problematizada a produção e reprodução de discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal”, tomando como pressupostos teóricos os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista e suas ressonâncias no campo da Educação.Para a problematização dos discursos a respeito da mulher ideal representado apresentada na figura de Samantha, foram utilizadas as ferramentas foucaultianas de análise discursiva. Destaca-se que, apesar de o filme nos mostrar promessas relacionadas ao uso da tecnologia, como forma de contornar a solidão é na significação de uma postura de mulher atenciosa e compreensiva que a trama educasobre a “melhor” maneira de ser mulher. A relevância do tema centra-se na necessidade de colocar em discussão as características fixas, inferiorizantes e excludentes que delineiam a feminilidade ideal, sobretudo em um contexto social e político no qual estas discussões correm o risco de serem silenciadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852 10.25053/redufor.v3i9.852 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852 |
identifier_str_mv |
10.25053/redufor.v3i9.852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203 Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203 Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 189-203 Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1822181124078567424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25053/redufor.v3i9.852 |