The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darsie, Camilo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Hillesheim, Betina, Weber, Douglas Luís, Rosa, Rita de Cássia Quadros da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
DOI: 10.25053/redufor.v3i9.852
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852
Resumo: O objetivo do presente estudo é problematizar os discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal” no filme Ela (Her). A produçãoapresenta o drama vivido por Theodore, um homem cuja rotina se divide entre trabalho, lembranças de seu casamento, incursões na internet e encontros com seus poucos amigos. Theodore adquire em seus computadores um Sistema Operacional de Inteligência Artificial, que é capaz de interagir com o usuário por meio da fala e da compreensãode sentimentos diversos. Assim, ele conhece Samantha, ou seja, uma voz feminina capaz de interagir com o usuário. Partindo disto, no texto é problematizada a produção e reprodução de discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal”,  tomando como pressupostos teóricos os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista e suas ressonâncias no campo da Educação.Para a problematização dos discursos a respeito da mulher ideal representado apresentada na figura de Samantha, foram utilizadas as ferramentas foucaultianas de análise discursiva. Destaca-se que, apesar de o filme nos mostrar promessas relacionadas ao uso da tecnologia, como forma de contornar a solidão é na significação de uma postura de mulher atenciosa e compreensiva que a trama educasobre a “melhor” maneira de ser mulher. A relevância do tema centra-se na necessidade de colocar em discussão as características fixas, inferiorizantes e excludentes que delineiam a feminilidade ideal, sobretudo em um contexto social e político no qual estas discussões correm o risco de serem silenciadas.
id UECE-1_937cfee5c9103689e57bd83187026e98
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/852
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
spelling The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinemaLa producción de la mujer ideal en la película Ela: Cuestiones sobre género y performatividad en el cineA produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinemaGêneroMulherEducação.O objetivo do presente estudo é problematizar os discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal” no filme Ela (Her). A produçãoapresenta o drama vivido por Theodore, um homem cuja rotina se divide entre trabalho, lembranças de seu casamento, incursões na internet e encontros com seus poucos amigos. Theodore adquire em seus computadores um Sistema Operacional de Inteligência Artificial, que é capaz de interagir com o usuário por meio da fala e da compreensãode sentimentos diversos. Assim, ele conhece Samantha, ou seja, uma voz feminina capaz de interagir com o usuário. Partindo disto, no texto é problematizada a produção e reprodução de discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal”,  tomando como pressupostos teóricos os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista e suas ressonâncias no campo da Educação.Para a problematização dos discursos a respeito da mulher ideal representado apresentada na figura de Samantha, foram utilizadas as ferramentas foucaultianas de análise discursiva. Destaca-se que, apesar de o filme nos mostrar promessas relacionadas ao uso da tecnologia, como forma de contornar a solidão é na significação de uma postura de mulher atenciosa e compreensiva que a trama educasobre a “melhor” maneira de ser mulher. A relevância do tema centra-se na necessidade de colocar em discussão as características fixas, inferiorizantes e excludentes que delineiam a feminilidade ideal, sobretudo em um contexto social e político no qual estas discussões correm o risco de serem silenciadas.EdUECE2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/85210.25053/redufor.v3i9.852Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 189-203Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 189-2032448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766Copyright (c) 2018 Camilo Darsie, Betina Hillesheim, Douglas Luís Weber, Rita de Cássia Quadros da Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarsie, CamiloHillesheim, BetinaWeber, Douglas LuísRosa, Rita de Cássia Quadros da2023-06-29T12:08:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/852Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:08:45Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
La producción de la mujer ideal en la película Ela: Cuestiones sobre género y performatividad en el cine
A produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema
title The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
spellingShingle The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
Darsie, Camilo
Gênero
Mulher
Educação
.
Darsie, Camilo
Gênero
Mulher
Educação
.
title_short The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
title_full The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
title_fullStr The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
title_full_unstemmed The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
title_sort The production of the good woman in the movie Her: Issues about gender and performativity in the cinema
author Darsie, Camilo
author_facet Darsie, Camilo
Darsie, Camilo
Hillesheim, Betina
Weber, Douglas Luís
Rosa, Rita de Cássia Quadros da
Hillesheim, Betina
Weber, Douglas Luís
Rosa, Rita de Cássia Quadros da
author_role author
author2 Hillesheim, Betina
Weber, Douglas Luís
Rosa, Rita de Cássia Quadros da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darsie, Camilo
Hillesheim, Betina
Weber, Douglas Luís
Rosa, Rita de Cássia Quadros da
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Mulher
Educação
.
topic Gênero
Mulher
Educação
.
description O objetivo do presente estudo é problematizar os discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal” no filme Ela (Her). A produçãoapresenta o drama vivido por Theodore, um homem cuja rotina se divide entre trabalho, lembranças de seu casamento, incursões na internet e encontros com seus poucos amigos. Theodore adquire em seus computadores um Sistema Operacional de Inteligência Artificial, que é capaz de interagir com o usuário por meio da fala e da compreensãode sentimentos diversos. Assim, ele conhece Samantha, ou seja, uma voz feminina capaz de interagir com o usuário. Partindo disto, no texto é problematizada a produção e reprodução de discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal”,  tomando como pressupostos teóricos os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista e suas ressonâncias no campo da Educação.Para a problematização dos discursos a respeito da mulher ideal representado apresentada na figura de Samantha, foram utilizadas as ferramentas foucaultianas de análise discursiva. Destaca-se que, apesar de o filme nos mostrar promessas relacionadas ao uso da tecnologia, como forma de contornar a solidão é na significação de uma postura de mulher atenciosa e compreensiva que a trama educasobre a “melhor” maneira de ser mulher. A relevância do tema centra-se na necessidade de colocar em discussão as características fixas, inferiorizantes e excludentes que delineiam a feminilidade ideal, sobretudo em um contexto social e político no qual estas discussões correm o risco de serem silenciadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852
10.25053/redufor.v3i9.852
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852
identifier_str_mv 10.25053/redufor.v3i9.852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203
Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203
Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 189-203
Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 189-203
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1822181124078567424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.25053/redufor.v3i9.852