Religious intolerance, education and dialogue: school Geography and daily dilemmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcos da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/179
Resumo: É sabendo como a intolerância religiosa consiste em uma problemática pulsante na sociedade atual e tendo conhecimento também do papel da escola frente a resolução de conflitos que o presente trabalho visa pontuar os resultados da discussão sobre a intolerância religiosa em uma escola de ensino médio. Para isso, dialogamos com textos clássicos sobre tolerância como a Carta sobre Tolerância, de Locke (2010), a Declaração de Princípios sobre a Tolerância, da Unesco (1995) e o trabalho acerca da Teologia da Tolerância, de Debiasi (2011). Além disso, partimos também da noção de que o aluno é indivíduo religioso (ou não religioso) e vive em um bairro onde também irão existir casos de intolerância religiosa. A metodologia proposta se baseia na triangulação dos dados obtidos com questionários aplicados com os estudantes, a leitura do Projeto Político--Pedagógico da Escola e os resultados de uma atividade mediada sobre o tema.
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