A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar o tema Ensino Médio Integrado (2011-2014) no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Foram localizadas dez teses que discorrem a respeito dessa problemática. Para fundamentar a pesquisa, recorreu-se aos estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Kuenzer (2009) e Moura (2014), o que configurou esta pesquisa como bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os trabalhos consultados se bifurcam em três categorias: currículo integrado, políticas de avaliação de implementação e situações do cotidiano do processo de ensino e aprendizagem. Essas categorias abordam elementos teóricos e empíricos sobre o Ensino Médio Integrado no Brasil. Sinaliza-se a necessidade de mais pesquisas de doutoramento voltadas para discussões referentes ao Ensino Médio Integrado, uma vez que na última década esse esteve no cerne das principais políticas da expansão da educação profissional nesse país. |
id |
UECE-1_acf15a26e010943a06c101f4995381eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/94 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramentoEnsino médio integradoProdução do conhecimentoTesesCapeseducaçãoEste artigo objetiva analisar o tema Ensino Médio Integrado (2011-2014) no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Foram localizadas dez teses que discorrem a respeito dessa problemática. Para fundamentar a pesquisa, recorreu-se aos estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Kuenzer (2009) e Moura (2014), o que configurou esta pesquisa como bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os trabalhos consultados se bifurcam em três categorias: currículo integrado, políticas de avaliação de implementação e situações do cotidiano do processo de ensino e aprendizagem. Essas categorias abordam elementos teóricos e empíricos sobre o Ensino Médio Integrado no Brasil. Sinaliza-se a necessidade de mais pesquisas de doutoramento voltadas para discussões referentes ao Ensino Médio Integrado, uma vez que na última década esse esteve no cerne das principais políticas da expansão da educação profissional nesse país.EdUECE2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9410.25053/edufor.v1i1.1448Educ. Form.; Vol. 1 No. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123Éducation et formation; Vol. 1 No 1 (2016): Educação & Formação; 110-123Educ. Form.; v. 1 n. 1 (2016): Educação & Formação; 110-1232448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94/75Copyright (c) 2016 João Kaio Cavalcante de Morais, Ana Lúcia Sarmento Henrique, Lenina Lopes Soares Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, João Kaio Cavalcante deHenrique, Ana Lúcia SarmentoSilva, Lenina Lopes Soares2023-06-27T14:10:39Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/94Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:10:39Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento |
title |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento |
spellingShingle |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento Morais, João Kaio Cavalcante de Ensino médio integrado Produção do conhecimento Teses Capes educação |
title_short |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento |
title_full |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento |
title_fullStr |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento |
title_sort |
A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento |
author |
Morais, João Kaio Cavalcante de |
author_facet |
Morais, João Kaio Cavalcante de Henrique, Ana Lúcia Sarmento Silva, Lenina Lopes Soares |
author_role |
author |
author2 |
Henrique, Ana Lúcia Sarmento Silva, Lenina Lopes Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, João Kaio Cavalcante de Henrique, Ana Lúcia Sarmento Silva, Lenina Lopes Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio integrado Produção do conhecimento Teses Capes educação |
topic |
Ensino médio integrado Produção do conhecimento Teses Capes educação |
description |
Este artigo objetiva analisar o tema Ensino Médio Integrado (2011-2014) no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Foram localizadas dez teses que discorrem a respeito dessa problemática. Para fundamentar a pesquisa, recorreu-se aos estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Kuenzer (2009) e Moura (2014), o que configurou esta pesquisa como bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os trabalhos consultados se bifurcam em três categorias: currículo integrado, políticas de avaliação de implementação e situações do cotidiano do processo de ensino e aprendizagem. Essas categorias abordam elementos teóricos e empíricos sobre o Ensino Médio Integrado no Brasil. Sinaliza-se a necessidade de mais pesquisas de doutoramento voltadas para discussões referentes ao Ensino Médio Integrado, uma vez que na última década esse esteve no cerne das principais políticas da expansão da educação profissional nesse país. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94 10.25053/edufor.v1i1.1448 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v1i1.1448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94/75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 1 No. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123 Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123 Éducation et formation; Vol. 1 No 1 (2016): Educação & Formação; 110-123 Educ. Form.; v. 1 n. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442939961344 |