A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, João Kaio Cavalcante de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Henrique, Ana Lúcia Sarmento, Silva, Lenina Lopes Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94
Resumo: Este artigo objetiva analisar o tema Ensino Médio Integrado (2011-2014) no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Foram localizadas dez teses que discorrem a respeito dessa problemática. Para fundamentar a pesquisa, recorreu-se aos estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Kuenzer (2009) e Moura (2014), o que configurou esta pesquisa como bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os trabalhos consultados se bifurcam em três categorias: currículo integrado, políticas de avaliação de implementação e situações do cotidiano do processo de ensino e aprendizagem. Essas categorias abordam elementos teóricos e empíricos sobre o Ensino Médio Integrado no Brasil. Sinaliza-se a necessidade de mais pesquisas de doutoramento voltadas para discussões referentes ao Ensino Médio Integrado, uma vez que na última década esse esteve no cerne das principais políticas da expansão da educação profissional nesse país.
id UECE-1_acf15a26e010943a06c101f4995381eb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/94
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramentoEnsino médio integradoProdução do conhecimentoTesesCapeseducaçãoEste artigo objetiva analisar o tema Ensino Médio Integrado (2011-2014) no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Foram localizadas dez teses que discorrem a respeito dessa problemática. Para fundamentar a pesquisa, recorreu-se aos estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Kuenzer (2009) e Moura (2014), o que configurou esta pesquisa como bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os trabalhos consultados se bifurcam em três categorias: currículo integrado, políticas de avaliação de implementação e situações do cotidiano do processo de ensino e aprendizagem. Essas categorias abordam elementos teóricos e empíricos sobre o Ensino Médio Integrado no Brasil. Sinaliza-se a necessidade de mais pesquisas de doutoramento voltadas para discussões referentes ao Ensino Médio Integrado, uma vez que na última década esse esteve no cerne das principais políticas da expansão da educação profissional nesse país.EdUECE2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9410.25053/edufor.v1i1.1448Educ. Form.; Vol. 1 No. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123Éducation et formation; Vol. 1 No 1 (2016): Educação & Formação; 110-123Educ. Form.; v. 1 n. 1 (2016): Educação & Formação; 110-1232448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94/75Copyright (c) 2016 João Kaio Cavalcante de Morais, Ana Lúcia Sarmento Henrique, Lenina Lopes Soares Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, João Kaio Cavalcante deHenrique, Ana Lúcia SarmentoSilva, Lenina Lopes Soares2023-06-27T14:10:39Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/94Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:10:39Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
title A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
spellingShingle A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
Morais, João Kaio Cavalcante de
Ensino médio integrado
Produção do conhecimento
Teses
Capes
educação
title_short A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
title_full A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
title_fullStr A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
title_full_unstemmed A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
title_sort A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
author Morais, João Kaio Cavalcante de
author_facet Morais, João Kaio Cavalcante de
Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Silva, Lenina Lopes Soares
author_role author
author2 Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Silva, Lenina Lopes Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, João Kaio Cavalcante de
Henrique, Ana Lúcia Sarmento
Silva, Lenina Lopes Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio integrado
Produção do conhecimento
Teses
Capes
educação
topic Ensino médio integrado
Produção do conhecimento
Teses
Capes
educação
description Este artigo objetiva analisar o tema Ensino Médio Integrado (2011-2014) no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Foram localizadas dez teses que discorrem a respeito dessa problemática. Para fundamentar a pesquisa, recorreu-se aos estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Kuenzer (2009) e Moura (2014), o que configurou esta pesquisa como bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os trabalhos consultados se bifurcam em três categorias: currículo integrado, políticas de avaliação de implementação e situações do cotidiano do processo de ensino e aprendizagem. Essas categorias abordam elementos teóricos e empíricos sobre o Ensino Médio Integrado no Brasil. Sinaliza-se a necessidade de mais pesquisas de doutoramento voltadas para discussões referentes ao Ensino Médio Integrado, uma vez que na última década esse esteve no cerne das principais políticas da expansão da educação profissional nesse país.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94
10.25053/edufor.v1i1.1448
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i1.1448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94/75
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123
Éducation et formation; Vol. 1 No 1 (2016): Educação & Formação; 110-123
Educ. Form.; v. 1 n. 1 (2016): Educação & Formação; 110-123
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442939961344