Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611 |
Resumo: | Nesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI). O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado. |
id |
IFRN-3_634e8252fb56b4c23823386a9c1574a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/7611 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integradopráticas integradorasensino médio integradointegração curricularNesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI). O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/761110.15628/holos.2018.7611HOLOS; v. 6 (2018); 185-1991807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fábio Alexandre AraújoSantos, Joseane DuarteProfessor, Vagner PereiraSilva, Angislene Ribeiro2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7611Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado |
title |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado |
spellingShingle |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado Santos, Fábio Alexandre Araújo práticas integradoras ensino médio integrado integração curricular |
title_short |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado |
title_full |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado |
title_fullStr |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado |
title_full_unstemmed |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado |
title_sort |
Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado |
author |
Santos, Fábio Alexandre Araújo |
author_facet |
Santos, Fábio Alexandre Araújo Santos, Joseane Duarte Professor, Vagner Pereira Silva, Angislene Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Joseane Duarte Professor, Vagner Pereira Silva, Angislene Ribeiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fábio Alexandre Araújo Santos, Joseane Duarte Professor, Vagner Pereira Silva, Angislene Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas integradoras ensino médio integrado integração curricular |
topic |
práticas integradoras ensino médio integrado integração curricular |
description |
Nesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI). O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611 10.15628/holos.2018.7611 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.7611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2018); 185-199 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624556675072 |