Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fábio Alexandre Araújo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Joseane Duarte, Professor, Vagner Pereira, Silva, Angislene Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611
Resumo: Nesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI).  O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado.   
id IFRN-3_634e8252fb56b4c23823386a9c1574a7
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/7611
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integradopráticas integradorasensino médio integradointegração curricularNesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI).  O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado.   Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/761110.15628/holos.2018.7611HOLOS; v. 6 (2018); 185-1991807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fábio Alexandre AraújoSantos, Joseane DuarteProfessor, Vagner PereiraSilva, Angislene Ribeiro2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7611Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
title Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
spellingShingle Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
Santos, Fábio Alexandre Araújo
práticas integradoras
ensino médio integrado
integração curricular
title_short Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
title_full Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
title_fullStr Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
title_full_unstemmed Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
title_sort Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
author Santos, Fábio Alexandre Araújo
author_facet Santos, Fábio Alexandre Araújo
Santos, Joseane Duarte
Professor, Vagner Pereira
Silva, Angislene Ribeiro
author_role author
author2 Santos, Joseane Duarte
Professor, Vagner Pereira
Silva, Angislene Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fábio Alexandre Araújo
Santos, Joseane Duarte
Professor, Vagner Pereira
Silva, Angislene Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv práticas integradoras
ensino médio integrado
integração curricular
topic práticas integradoras
ensino médio integrado
integração curricular
description Nesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI).  O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611
10.15628/holos.2018.7611
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.7611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2018); 185-199
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624556675072