Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Helen Arantes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carneiro, Kleber Tüxen, Assis, Eliasaf Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163
Resumo: O presente artigo busca perceber, em uma perspectiva histórica, como o movimento migratório ocorrido no período de 1960 a 1980, na região de Vilhena, Rondônia, lidou com os conflitos de ocupar uma terra já ocupada. Faz uma abordagem inicial das demandas educacionais que se punham. Para compreender esse espaço histórico-social, retratam-se momentos que permitiram compreender as relações sociais, nômades e econômicas do período. Essas relações reverberaram na educação, na formação dos alunos, na cultura e na identidade local. A pesquisa delimita-se como um estudo bibliográfico, apoiada pela visão da conscientização freireana da relação ser humano/mundo, e conta com alguns autores regionais que abordam a temática da colonização de Vilhena.
id UECE-1_cbf8947e7155ce2639cda508db432d05
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/163
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenenseColonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO.EducaçãoO presente artigo busca perceber, em uma perspectiva histórica, como o movimento migratório ocorrido no período de 1960 a 1980, na região de Vilhena, Rondônia, lidou com os conflitos de ocupar uma terra já ocupada. Faz uma abordagem inicial das demandas educacionais que se punham. Para compreender esse espaço histórico-social, retratam-se momentos que permitiram compreender as relações sociais, nômades e econômicas do período. Essas relações reverberaram na educação, na formação dos alunos, na cultura e na identidade local. A pesquisa delimita-se como um estudo bibliográfico, apoiada pela visão da conscientização freireana da relação ser humano/mundo, e conta com alguns autores regionais que abordam a temática da colonização de Vilhena.EdUECE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16310.25053/edufor.v2i6.2058Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 123-138Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 123-1382448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163/145Copyright (c) 2017 Helen Arantes Martins, Kleber Tüxen Carneiro, Eliasaf Rodrigues de Assishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Helen ArantesCarneiro, Kleber TüxenAssis, Eliasaf Rodrigues de2023-06-29T11:39:01Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/163Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:01Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
title Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
spellingShingle Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
Martins, Helen Arantes
Colonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO.
Educação
title_short Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
title_full Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
title_fullStr Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
title_full_unstemmed Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
title_sort Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
author Martins, Helen Arantes
author_facet Martins, Helen Arantes
Carneiro, Kleber Tüxen
Assis, Eliasaf Rodrigues de
author_role author
author2 Carneiro, Kleber Tüxen
Assis, Eliasaf Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Helen Arantes
Carneiro, Kleber Tüxen
Assis, Eliasaf Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Colonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO.
Educação
topic Colonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO.
Educação
description O presente artigo busca perceber, em uma perspectiva histórica, como o movimento migratório ocorrido no período de 1960 a 1980, na região de Vilhena, Rondônia, lidou com os conflitos de ocupar uma terra já ocupada. Faz uma abordagem inicial das demandas educacionais que se punham. Para compreender esse espaço histórico-social, retratam-se momentos que permitiram compreender as relações sociais, nômades e econômicas do período. Essas relações reverberaram na educação, na formação dos alunos, na cultura e na identidade local. A pesquisa delimita-se como um estudo bibliográfico, apoiada pela visão da conscientização freireana da relação ser humano/mundo, e conta com alguns autores regionais que abordam a temática da colonização de Vilhena.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163
10.25053/edufor.v2i6.2058
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i6.2058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163/145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Helen Arantes Martins, Kleber Tüxen Carneiro, Eliasaf Rodrigues de Assis
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Helen Arantes Martins, Kleber Tüxen Carneiro, Eliasaf Rodrigues de Assis
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138
Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 123-138
Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443025944576