Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163 |
Resumo: | O presente artigo busca perceber, em uma perspectiva histórica, como o movimento migratório ocorrido no período de 1960 a 1980, na região de Vilhena, Rondônia, lidou com os conflitos de ocupar uma terra já ocupada. Faz uma abordagem inicial das demandas educacionais que se punham. Para compreender esse espaço histórico-social, retratam-se momentos que permitiram compreender as relações sociais, nômades e econômicas do período. Essas relações reverberaram na educação, na formação dos alunos, na cultura e na identidade local. A pesquisa delimita-se como um estudo bibliográfico, apoiada pela visão da conscientização freireana da relação ser humano/mundo, e conta com alguns autores regionais que abordam a temática da colonização de Vilhena. |
id |
UECE-1_cbf8947e7155ce2639cda508db432d05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/163 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenenseColonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO.EducaçãoO presente artigo busca perceber, em uma perspectiva histórica, como o movimento migratório ocorrido no período de 1960 a 1980, na região de Vilhena, Rondônia, lidou com os conflitos de ocupar uma terra já ocupada. Faz uma abordagem inicial das demandas educacionais que se punham. Para compreender esse espaço histórico-social, retratam-se momentos que permitiram compreender as relações sociais, nômades e econômicas do período. Essas relações reverberaram na educação, na formação dos alunos, na cultura e na identidade local. A pesquisa delimita-se como um estudo bibliográfico, apoiada pela visão da conscientização freireana da relação ser humano/mundo, e conta com alguns autores regionais que abordam a temática da colonização de Vilhena.EdUECE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16310.25053/edufor.v2i6.2058Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 123-138Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 123-1382448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163/145Copyright (c) 2017 Helen Arantes Martins, Kleber Tüxen Carneiro, Eliasaf Rodrigues de Assishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Helen ArantesCarneiro, Kleber TüxenAssis, Eliasaf Rodrigues de2023-06-29T11:39:01Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/163Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:01Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense |
title |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense |
spellingShingle |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense Martins, Helen Arantes Colonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO. Educação |
title_short |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense |
title_full |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense |
title_fullStr |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense |
title_full_unstemmed |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense |
title_sort |
Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense |
author |
Martins, Helen Arantes |
author_facet |
Martins, Helen Arantes Carneiro, Kleber Tüxen Assis, Eliasaf Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Kleber Tüxen Assis, Eliasaf Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Helen Arantes Carneiro, Kleber Tüxen Assis, Eliasaf Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO. Educação |
topic |
Colonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO. Educação |
description |
O presente artigo busca perceber, em uma perspectiva histórica, como o movimento migratório ocorrido no período de 1960 a 1980, na região de Vilhena, Rondônia, lidou com os conflitos de ocupar uma terra já ocupada. Faz uma abordagem inicial das demandas educacionais que se punham. Para compreender esse espaço histórico-social, retratam-se momentos que permitiram compreender as relações sociais, nômades e econômicas do período. Essas relações reverberaram na educação, na formação dos alunos, na cultura e na identidade local. A pesquisa delimita-se como um estudo bibliográfico, apoiada pela visão da conscientização freireana da relação ser humano/mundo, e conta com alguns autores regionais que abordam a temática da colonização de Vilhena. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163 10.25053/edufor.v2i6.2058 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i6.2058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163/145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Helen Arantes Martins, Kleber Tüxen Carneiro, Eliasaf Rodrigues de Assis http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Helen Arantes Martins, Kleber Tüxen Carneiro, Eliasaf Rodrigues de Assis http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138 Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 123-138 Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 123-138 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443025944576 |