Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohden, Josiane Brolo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Helen Arantes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1191
Resumo:    Este trabalho elege como objeto de pesquisa a implantação da educação de Vilhena, Rondônia, no momento acentuado de migração/colonização da localidade. Delimitou-se como período de estudo historiográfico os anos de 1960 a 1980 momento este, em que ocorreu no município um acelerado movimento de migração. Neste sentido, este artigo, direciona seu olhar para o estudo da primeira Instituição Escolar “Wilson Camargo”. A metodologia do trabalho parte da perspectiva da História Oral, assim como análise de fontes historiográficas. Espera-se com esta investigação, contribuir para com a História da Educação regional e nacional, inserida num contexto macro da História da Educação Brasileira no que se refere às questões dos processos educacionais ocorridos concomitantemente aos movimentos migratórios de colonização dos chamados “espaços vazios” do território nacional, qual objetivava integrar a Amazônia à economia Nacional.
id UNIR-3_f66e771c5d5a34af6208c66de6f2f8d9
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1191
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)História da Educação. Instituição Escolar. Colonização. Vilhena-RO.Educação   Este trabalho elege como objeto de pesquisa a implantação da educação de Vilhena, Rondônia, no momento acentuado de migração/colonização da localidade. Delimitou-se como período de estudo historiográfico os anos de 1960 a 1980 momento este, em que ocorreu no município um acelerado movimento de migração. Neste sentido, este artigo, direciona seu olhar para o estudo da primeira Instituição Escolar “Wilson Camargo”. A metodologia do trabalho parte da perspectiva da História Oral, assim como análise de fontes historiográficas. Espera-se com esta investigação, contribuir para com a História da Educação regional e nacional, inserida num contexto macro da História da Educação Brasileira no que se refere às questões dos processos educacionais ocorridos concomitantemente aos movimentos migratórios de colonização dos chamados “espaços vazios” do território nacional, qual objetivava integrar a Amazônia à economia Nacional.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/119110.26568/2359-2087.2014.1191EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 52-692359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1191/1272Rohden, Josiane BroloMartins, Helen Arantesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1191Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
title Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
spellingShingle Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
Rohden, Josiane Brolo
História da Educação. Instituição Escolar. Colonização. Vilhena-RO.
Educação
title_short Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
title_full Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
title_fullStr Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
title_full_unstemmed Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
title_sort Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
author Rohden, Josiane Brolo
author_facet Rohden, Josiane Brolo
Martins, Helen Arantes
author_role author
author2 Martins, Helen Arantes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohden, Josiane Brolo
Martins, Helen Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação. Instituição Escolar. Colonização. Vilhena-RO.
Educação
topic História da Educação. Instituição Escolar. Colonização. Vilhena-RO.
Educação
description    Este trabalho elege como objeto de pesquisa a implantação da educação de Vilhena, Rondônia, no momento acentuado de migração/colonização da localidade. Delimitou-se como período de estudo historiográfico os anos de 1960 a 1980 momento este, em que ocorreu no município um acelerado movimento de migração. Neste sentido, este artigo, direciona seu olhar para o estudo da primeira Instituição Escolar “Wilson Camargo”. A metodologia do trabalho parte da perspectiva da História Oral, assim como análise de fontes historiográficas. Espera-se com esta investigação, contribuir para com a História da Educação regional e nacional, inserida num contexto macro da História da Educação Brasileira no que se refere às questões dos processos educacionais ocorridos concomitantemente aos movimentos migratórios de colonização dos chamados “espaços vazios” do território nacional, qual objetivava integrar a Amazônia à economia Nacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1191
10.26568/2359-2087.2014.1191
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1191
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2014.1191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1191/1272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 52-69
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v1i2
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541542227968