Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Carolina Simões
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113
Resumo: Este artigo, de caráter teórico, tem como foco a formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais no contexto do estágio supervisionado. Inicia-se com a apresentação de alguns modelos de estágio docente relatados na literatura da área. Em seguida, apresenta-se uma discussão sobre as experiências de estágio e o papel do professor orientador na formação tecnológica do futuro docente. Por fim, com base em uma pesquisa realizada anteriormente por esta autora, com alunos do curso de licenciatura em Letras Português-Inglês de uma universidade federal durante o período do estágio supervisionado, propõe-se uma abordagem de formação inicial docente para o uso das tecnologias digitais, chamada PRO-Tecnologia. Essa abordagem tem como ponto central as ações do professor orientador, entendido como figura fundamental no processo de formação dos estagiários. Acredita-se que essa abordagem possa contribuir para os programas de formação docente que se preocupem com a atual necessidade de integração da tecnologia nos cursos de licenciatura.
id UECE-1_cd72b17e9e39f18ba0a7b70bd801ab9e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/113
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitaisFormação de professoresEstágio supervisionadoTecnologiaEducaçãoEste artigo, de caráter teórico, tem como foco a formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais no contexto do estágio supervisionado. Inicia-se com a apresentação de alguns modelos de estágio docente relatados na literatura da área. Em seguida, apresenta-se uma discussão sobre as experiências de estágio e o papel do professor orientador na formação tecnológica do futuro docente. Por fim, com base em uma pesquisa realizada anteriormente por esta autora, com alunos do curso de licenciatura em Letras Português-Inglês de uma universidade federal durante o período do estágio supervisionado, propõe-se uma abordagem de formação inicial docente para o uso das tecnologias digitais, chamada PRO-Tecnologia. Essa abordagem tem como ponto central as ações do professor orientador, entendido como figura fundamental no processo de formação dos estagiários. Acredita-se que essa abordagem possa contribuir para os programas de formação docente que se preocupem com a atual necessidade de integração da tecnologia nos cursos de licenciatura.EdUECE2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11310.25053/edufor.v1i3.1890Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 50-70Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 50-70Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 50-70Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 50-702448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113/96Copyright (c) 2016 Ana Carolina Simões Cardosohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Ana Carolina Simões2023-06-29T12:04:44Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/113Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:44Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
title Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
spellingShingle Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
Cardoso, Ana Carolina Simões
Formação de professores
Estágio supervisionado
Tecnologia
Educação
title_short Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
title_full Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
title_fullStr Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
title_full_unstemmed Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
title_sort Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
author Cardoso, Ana Carolina Simões
author_facet Cardoso, Ana Carolina Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Carolina Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estágio supervisionado
Tecnologia
Educação
topic Formação de professores
Estágio supervisionado
Tecnologia
Educação
description Este artigo, de caráter teórico, tem como foco a formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais no contexto do estágio supervisionado. Inicia-se com a apresentação de alguns modelos de estágio docente relatados na literatura da área. Em seguida, apresenta-se uma discussão sobre as experiências de estágio e o papel do professor orientador na formação tecnológica do futuro docente. Por fim, com base em uma pesquisa realizada anteriormente por esta autora, com alunos do curso de licenciatura em Letras Português-Inglês de uma universidade federal durante o período do estágio supervisionado, propõe-se uma abordagem de formação inicial docente para o uso das tecnologias digitais, chamada PRO-Tecnologia. Essa abordagem tem como ponto central as ações do professor orientador, entendido como figura fundamental no processo de formação dos estagiários. Acredita-se que essa abordagem possa contribuir para os programas de formação docente que se preocupem com a atual necessidade de integração da tecnologia nos cursos de licenciatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113
10.25053/edufor.v1i3.1890
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i3.1890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113/96
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ana Carolina Simões Cardoso
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ana Carolina Simões Cardoso
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 50-70
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 50-70
Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 50-70
Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 50-70
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442967224320